Uma definição do amor

Por Isaias Costa

amor-profundo

Li em um livro chamado “Arrancar máscaras! Abandonar papéis!”, do escritor John Powell, o que talvez seja uma das mais precisas definições do amor e hoje compartilho com você.

“Uma boa definição funcional do amor entre as pessoas é a do psiquiatra Harry Stack Sullivan: ‘Quando a satisfação, a felicidade e a segurança de outrem são tão reais para você quanto as suas próprias, você ama verdadeiramente essa pessoa’. Este desejo de vê-lo satisfeito, feliz e seguro não é apenas um sentimento. Os sentimentos são instantâneos, passageiros e ambivalentes. O amor é antes uma decisão (vou amá-lo) e um compromisso (direi, farei e serei tudo o que você precisa para sua satisfação, felicidade e segurança). Em outras palavras, decido que vou amá-lo como amo a mim mesmo. Eu vou proporcionar-lhe, da melhor maneira possível, seja o que for que lhe traga a verdadeira felicidade.”

Eu realmente acredito no amor dessa forma. O amor antes de ser um sentimento é uma decisão, e pensar dessa forma exige maturidade. Hoje eu consigo entender melhor porque tantos casais não conseguem ter um relacionamento duradouro. O principal motivo é a FALTA DE SINCERIDADE. Para que um relacionamento seja duradouro você não pode se mostrar à pessoa com uma máscara, você deve se mostrar tal qual é, e isso não é um exercício fácil, muitos querem se esquivar para não mostrar a sua nudez pessoal, essa nudez da alma, que está muito além da nudez do corpo. E o segundo motivo é o EGO. Ele nos leva a querer tudo do nosso jeito sempre, e em um relacionamento as coisas não acontecem assim. Sempre haverá situações em que ambos devem ceder para a alegria do outro. Se você ficar achando que nunca haverá situações de choques de ideias, vá procurar o país das maravilhas da Alice, porque no planeta Terra você não vai encontrar. Então eu digo que lidar bem com a questão do EGO é fundamental, pouquíssimas são as pessoas que se mostram humildes para lidar com as diferenças, é algo que requer muito exercício. Vou deixar um post que escrevi falando sobre o ego. Confira…

O ego do ser humano- Parte 1

O ego do ser humano- Parte 2

Outra coisa maravilhosa que tem nessa passagem é sobre o maior ensinamento de Jesus, que é AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. Mais uma vez eu afirmo o porquê de haver tantos relacionamentos desequilibrados. Acontece muitas vezes porque a pessoa não consegue amar nem a si mesmo, aí se torna quase impossível se amar outra pessoa. As outras pessoas devem sentir a alegria que brota do nosso interior, e não do nosso exterior, como muitos ainda insistem em fazer. A verdadeira felicidade é algo que vem de dentro e deve ser compartilhada e não sugada. Sem contar que se trata de uma busca incessante, a felicidade é algo completamente instável. É impossível você dizer: “Hoje eu sou feliz e serei assim para sempre, do jeito que sou agora”. Não! Isso não existe. A felicidade se busca. E para uma vida de casal é dessa forma também. É uma busca mútua. Os dois buscam juntos a felicidade que tanto querem.

A instável felicidade

Vou concluir falando sobre uma coisa que já escrevi no blog. As atitudes “meio tudo”. O amor dificilmente encontra lugar no coração das pessoas “meio tudo”. Por quê? Muito simples. Elas não permitem que esse amor tome conta delas. Simples assim! Elas vão levando a vida como se fosse um mero passar de dias, e se deixam dominar pelo medo e a desconfiança, sentimentos que só levam a mais infelicidade. Esse tema é muito interessante e escrevi um post falando dele com mais detalhes. Confira…

Ou sim ou não

Enfim amigos! Vamos aprender a amar verdadeiramente! A satisfação pessoal, alegria e felicidade de um amor verdadeiro não há dinheiro nenhum no mundo que pague…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Uma definição do amor

  1. osvaldo

    Muito bom, Esse livro do Powell também é sensacional.

Deixe um comentário