Ver para crer ou crer para ver?

Por Isaias Costa São Tomé foi um grande apóstolo de Jesus Cristo. Um imenso homem, um coração bondoso, uma determinação de deixar todos de queixo caído, uma vontade de seguir Jesus em todos os momentos e circunstâncias, não tinha medo de pregar, não tinha medo de abandonar irmãos e família para seguir Jesus. Enfim, um homem extraordinário. Porém, ele tinha um defeito que todos conhecem bem, a falta de fé. Ele dizia, “eu preciso ver para crer”. Mas será que é realmente assim que devemos pensar e agir? Será que não existe uma maneira mais eficaz de pensar a respeito da vida, do futuro, dos sonhos, das perspectivas, etc? É claro que existe sim. Basta inverter essa famosa frase de São Tomé.

Eu preciso crer para ver”. Vamos analisar bem essa frase. O que essa frase quer dizer? “Eu preciso crer para ver”, aqui existe o grande segredo de tudo nessa vida. Tudo (quando digo tudo é TUDO mesmo) na nossa vida começa em nível de pensamento. Antes de fazer qualquer coisa, primeiro pensamos um pouco. Falar, andar, correr, tomar banho, comer, dormir. Para tudo, existem mecanismos no nosso cérebro que levam as atitudes que fazemos. Mas tudo é tão normal e tão banal que a grande maioria das pessoas nem pensa nisso. É impressionante como a eficácia das nossas conquistas aumenta exponencialmente quando colocamos essa lógica na vida.

Por exemplo, eu estou estudando para o vestibular ou para um concurso. Muito, muito antes de você passar nesse concurso, você deve se imaginar passando no concurso. Se você não colocar na sua cabeça que aquela vaga é sua, bye bye meu amigo. Você pode ser o cara mais inteligente do mundo, pode ser um Einstein, mas você não vai passar. Nossa! Que visão pessimista, sai pra lá! Ave Maria três vezes!! Blá blá blá! Muita gente pensa isso, mas é verdade. Vejo pelo meu próprio exemplo, em tudo que fiz e consegui passar existia dentro de mim uma força muito grande, uma certeza de que a vaga era minha, e consequentemente eu passava.

Outro exemplo está no campo dos relacionamentos. Uma pessoa diz para si mesma. “Nunca vou conseguir ninguém na vida”, “As pessoas não são confiáveis”, “O mundo não presta”, “As pessoas são falsas”, etc, etc. Acho que não preciso nem dizer o que vai acontecer com uma pessoa que diz esse tipo de coisa não é mesmo? Pois é. Existe sim uma pessoa que dá certo com você. Mas muito antes de essa pessoa dar certo com você. Você tem que dar certo com você mesmo. Se você não dá certo consigo, como é que vai dar certo com outra pessoa? Não dá, é simplesmente IMPOSSÍVEL. Mais uma vez está aqui o crer para ver. Primeiro você crê que vai encontrar uma pessoa para dividir sua vida e depois vai ver isso acontecer. Não é tão fácil assim, eu sei, é um processo, que depende único e exclusivamente de você. Primeiro você muda o seu mundo, para que em seguida o mundo mude com você.

Lembrei da brilhante frase do Gabriel, o Pensador que diz. “Muda, que quando a gente muda, o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente, e quando a gente manda ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura, na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro”. É exatamente assim que acontece a nossa vida. Portanto amigos. Vamos inverter a frase de São Tomé e começar a ver o resultado disso na nossa vida…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Ver para crer ou crer para ver?

  1. Juliana

    Nossa amei esse texto ele parece muito comigo, e concordo com você é preciso inverter a frase de São Tomé, e eu preciso ainda aprender muito a fazer isso, tenho certeza que seus textos não ajudam somente a mim, mas a muitos outros.

  2. Claudia Michepud Rizzo

    Parabéns pelo texto, Isaias!! Excelente reflexão!
    Aloha

  3. Erika

    Esse texto e um grande aprendizado!!!

  4. Eloisa

    Legal!
    Gosto de você, Isaías! Seus textos são bem bacanas. Gracias!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s