A culpa é do outro

Por Isaias Costa
download

Como já dizia o grande Raul Seixas em uma de suas canções, “É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro. Evita o aperto de mão de um possível aliado. Convence as paredes do quarto e dorme tranquilo. Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo”. Acho brilhante a colocação dele. O que ele diz nessa música é o que a grande parte das pessoas faz. Elas querem encontrar alguém pra empurrar a culpa por seus erros. Chegando ao ponto de colocar a culpa até nas paredes do quarto. Depois de colocada a culpa nas paredes do quarto, elas tentam ocultar sua grande farsa e só então conseguem dormir.

Essa é uma das maiores prisões que a maioria das pessoas se coloca. Sendo uma prisão horrível, pois se trata de uma prisão interior, uma prisão da consciência, e quando a consciência fica presa, os prejuízos na vida podem ser muito graves.

O maior e melhor remédio para “curar” o mal de colocar a culpa no outro é a SINCERIDADE. É você se mostrar como você realmente é, sem máscaras, sem fingimento, sem subterfúgios. Mas, para isso, também é necessária outra coisa, a determinação por seguir esse caminho. “É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro.” O caminho da determinação pela sinceridade e autenticidade não é o caminho mais fácil. Não é, por uma razão muito simples, ele nos afasta de muitas possibilidades que, aparentemente, podem ser boas e vantajosas. Sendo que, na verdade, as pessoas que seguem esse caminho estão criando uma nova estrada que não é visível pelos que já estão caminhando na estrada já feita. Gosto dessa metáfora, pois é bem clara e objetiva. As pessoas honestas estão em uma estrada que elas mesmas constroem, com muita dedicação e persistência. Diferente daqueles desonestos e preguiçosos que vão pela estrada que já está construída, que leva para um caminho cheio de pedras tortuosas e de espinhos, que, na maioria das vezes, leva ao arrependimento e ao sofrimento.

Se você errou, seja honesto com você mesmo e diga. “Eu errei. Tenho consciência dos meus atos, mas estou no firme propósito de não errar mais”. Esta atitude é honrosa. Ela faz de você um homem ou uma mulher TRANSPARENTE. Quanto mais pessoas aderirem a essa filosofia de vida, mais e mais o mundo vai se tornar um lugar melhor de se viver. Aonde as pessoas não vão mais levar a culpa pelos erros dos outros. Onde cada um vai assumir o seu erro e melhorar, levando outros a fazerem o mesmo.

Portanto amigos. “Coragem, coragem, se o que você quer, é aquilo que pensa e faz, coragem, coragem, eu sei que você pode mais”. Eu posso mais, você pode mais, o mundo inteiro pode mais…

Aqui está a canção do Raul Seixas que me inspirou a escrever esse post.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s