A assimilação de novas ideias

Por Isaias Costa

Todos nós queremos ter uma ótima memória, queremos aprender novos conteúdos de uma forma que não se apague da nossa mente. Mas como fazer isso de forma eficaz? Existem muitas formas, muitos caminhos, mas vou dizer a você um pouco do que tento fazer no meu aprendizado.

O nosso cérebro tem uma espécie de decodificador de novas informações, ou seja, para que uma nova informação seja fixada na memória, o cérebro precisa de um tempo. Aqui esta a grande chave para um bom aprendizado.

Todos nós temos alguma atividade que fazemos com frequência para desopilar, pode ser jogar vídeo-game, correr, dançar, ouvir música, tocar algum instrumento musical, conversar no facebook (algo quase unânime nos dias de hoje), etc. Todas são atividades que podem ser feitas para dar um “sossego” ao cérebro. O que é bom se fazer para ter uma boa assimilação de novos conteúdos é estudar por determinado tempo, sugiro algo em torno de uma hora. Depois disso, fazer uma pequena pausa para depois voltar a estudar (é interessante lembrar que essa pausa não deve ser muito grande, porque o objetivo do estudo pode ser colocado de lado). Nessa pausa é interessante fazer alguma dessas atividades que citei acima ou outra, não importa. Enquanto fazemos uma pequena pausa nos estudos o nosso cérebro continua trabalhando para assimilar o novo conteúdo.

Um dos grandes vilões da baixa produtividade no aprendizado está no sono. Dormir demais ou dormir de menos são duas coisas muito perigosas. Se você dormir demais, seu cérebro ficará na maior parte do tempo “inerte”. O nosso organismo tem hormônios que harmonizam o funcionamento do corpo como um todo, e o sono é fundamental para uma boa eficiência desses hormônios. Já quando dormimos de menos, o cérebro fica sobrecarregado com tanta informação, e os hormônios do estresse começam a trabalhar “a mil por hora”. Isso pode ser muito perigoso, porque eles atuam no sangue, o sangue transporta o oxigênio, e o oxigênio atua diretamente no cérebro para que funcione bem. Porque será que quando estamos estudando por horas a fio sentimos dor de cabeça? Ela aparece por causa dessa sobrecarga, os hormônios do estresse começam a dizer pra você, “está na hora de parar”. Quando você está assim e continua estudando, esse assunto que está sendo estudado vai ser muito mais difícil de ser assimilado, porque o cérebro está estressado.

A melhor forma de não deixar o cérebro estressado é fazer alguma atividade totalmente diferente do estudo. Correr ou fazer outros exercícios é uma das melhores opções, porque reduz os hormônios do estresse e aumenta os hormônios do prazer e da alegria. Com estes em alta, o funcionamento do cérebro é muito melhor, a sua eficácia para assimilar novos conteúdos se torna cada vez melhor. Sem contar que com atividades físicas você estará melhorando sua saúde, moldando o seu corpo, melhorando sua imunidade a doenças, melhorando a capacidade cardíaca, entre muitas outras vantagens.

Portanto, vamos evitar estudar por horas a fio, ou virar a noite estudando. A noite foi feita para o descanso, para o cérebro harmonizar todas as informações captadas durante o dia inteiro. Uma boa noite de sono pode lhe render um belo dez naquela temida prova de Matemática ou Física, pode ajudar a memorizar aquelas milhares de leis do direito (para aqueles que vão fazer concurso público), pode ajudar a memorizar aquelas palavras de língua estrangeira que você está estudando. Enfim, nós aprendemos dormindo, pois o sono se encarrega de organizar as informações estudadas.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “A assimilação de novas ideias

  1. ju

    Concordo plenamente com você Isaías, já vive coisas assim de ter que passar quase que a noite toda estudando e no dia posterior, parecer que tinha uma tonelada na minha cabeça, o conselho realmente é relaxar e realmente dormir, muitos dizem que isso é um privilégio, mas na verdade é uma necessidade.Beijo…..

  2. muito bom Isaias, vou seguir à risca essa dica tenho lido pouco e dormido demais, (tomo anti-depressivos), Mas agora vou seguir a dica acima e tentar produzir mais. Um abraço e que Deus continue sendo o Ser mais importante da sua, nossa existência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s