A instável felicidade

Por Isaias Costa

A felicidade é um tema tratado desde que o mundo é mundo. Esse é o desejo unânime entre as pessoas. Hoje vou falar um pouco sobre a instabilidade da felicidade e citar alguns exemplos.

É impressionante como muitas pessoas associam a felicidade com o futuro. Aquele famoso “quando”. Quando conseguir aquela casa eu vou ser feliz! Quando conseguir aquele emprego X eu vou ser feliz! Quando conquistar aquela menina eu vou ser feliz! Quando ganhar na loteria eu vou ser feliz! Vou ter que ser franco com todos os que pensam e falam assim! Você não vai ser feliz conseguindo essas coisas. Porque a felicidade é algo muito mais sutil do que conquistas. É uma busca incessante. A felicidade é uma busca diária, brota de dentro para fora, e não o contrário.

Um dos exemplos que acho fantástico está no filme americano “Poder além da vida”. Assista a esse filme! Ele é muito bom, cheio de grandes reflexões. Nesse filme, Dan Millman (protagonista da história), conhece um guia espiritual (Sócrates), um homem muito sábio, que lhe ensina grandes coisas. Em uma das cenas do filme, ele o convida para subir um morro bem alto. Ele usa uma tática infalível, a CURIOSIDADE. Ele diz o seguinte, “amanhã nós vamos caminhar. A caminhada é longa, mas acho que você está preparado para ver o que tenho para lhe mostrar...”. Em seguida ele olha para Dan com um olhar misterioso. Dan fica estupefato, sobe o morro junto com o guia por três horas. Sobe o morro como se fosse um menino, cheio de vontade de explorar e conhecer os arredores. Ele estava buscando a felicidade, estava vivendo um momento incrível e tudo que ele pensava era em chegar ao topo. Quando ele chega lá, Sócrates diz, “chegamos!”. Dan olha ao redor, vê a paisagem e diz, “para apreciar a paisagem?”, então Sócrates diz, “olhe perto do seu pé!”. Dan responde, “essa flor, viemos ver essa flor?”. O guia diz, “Não, a pedra!”. Dan logo fica furioso e responde, “caminhamos por três horas para ver uma pedra? Achou que eu estava preparado para ver uma pedra?”. Então Sócrates questiona, “até agora a pouco você estava super feliz, parecia uma criança esperando encontrar algo importante! De repente toda essa felicidade foi embora?”. Dan responde, “Subi porque achei que fosse ver uma coisa maravilhosa!”. Sócrates fala, “e você viu! Devia ter te contado antes de sairmos. Lamento ter estragado a sua felicidade!”. Depois começa a descer o morro. Dan pensa um pouco e conclui. “A jornada. A felicidade está na jornada, e não no destino!”. Ele queria deixar a mensagem de que a felicidade está no processo da descoberta, no caminho que foi trilhado, no desejo de alcançar o topo do morro, e não no fim da jornada. Essa é uma grande lição para todos nós. Se quiser assistir a essa cena, segui o link com ela.

Outro exemplo clássico são as pessoas que trocam de carro pelo menos duas vezes por ano. Elas colocam sua felicidade nas coisas, nos objetos, compram um carro, “brincam” bastante com ele, enjoam e trocam por outro. Ficam numa espécie de ciclo vicioso, sempre colocando a felicidade em algo que virá depois. Infelizmente eles não vivem a verdadeira felicidade.

Eu imagino a felicidade como uma busca diária, sempre focada no hoje. A felicidade não está no amanhã, muito menos no ontem, o ontem é história, acabou. A felicidade está no hoje. Está em uma bela caminhada pela praia, em um encontro com alguém especial, naquela piada que te faz “bolar” de rir, naquela atividade que você está desenvolvendo ou se aperfeiçoando, naquele beijo e abraço que você dá na pessoa amada. Tudo no presente, tudo sendo regado com cuidado e atenção.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “A instável felicidade

  1. Erika

    Muito interessante,e motivador seus textos.quando agente le sabe que esta adquirindo um conhecimento pra vida toda.

  2. Dione

    Adorei a mensagem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s