Maturidade e adequação

Por Isaias Costa

Envelhecer é um tema que cada vez mais está sendo posto em debate no mundo. O aumento da expectativa de vida tem levado muitas pessoas a pensarem com um pouco mais de carinho e atenção sobre esse assunto. Eu também estou levando a ideia de envelhecer a sério e quero falar um pouco sobre isso hoje.

Envelhecer é um processo natural que, a meu ver, deve estar diretamente relacionado com a maturidade e com a adequação. À medida que nos tornamos mais velhos devemos deixar alguns hábitos para trás e assimilar novos hábitos. Se não fizermos isso haverá o que chamo de incongruência. As pessoas vão olhar para você com uma enorme interrogação na cara! Vão lhe chamar de “doido”, “ridículo”, “sem noção”, etc. Isso é a maturidade andando de mãos dadas com a adequação.

Por exemplo, você quer ser sempre “garotão” ou “mocinha”. Gosta de ir para festas no estilo adolescente e se vestir como um adolescente. O tempo vai passando, as rugas vão começando a aparecer e você quer continuar como se nada tivesse mudado. Não! Não é assim. Você tem que se adequar a nova realidade. Você não é mais um adolescente que quer “curtir a vida adoidado”. Você já é um adulto, deve ser maduro o suficiente para ter a noção de que não pode mais ir para esse tipo de festa.

Outra coisa que vejo muito acontecer. Muitos homens que são verdadeiros meninos quando se trata de conquistar garotas. Alguns já com seus quase 30 anos ou já na casa dos 30 anos. Vão para as baladas, conquistam umas garotas com um leque de cantadas pré-programadas. Saem com elas uma vez, ficam forçando a barra para fazer sexo e depois que conseguem não veem a hora de sair correndo. Medrosos. Parece que a palavra “compromisso” não faz parte do dicionário deles. São “meninos grandinhos”. O nome disso é inadequação. Isso é coisa de menino de 16, 17 ou 18 anos. Garotos que ainda estão em processo de formação da personalidade.

Para muitos homens, Barney Stinson é um exemplo a ser seguido. Será que isso vale a pena?

Esses são apenas alguns exemplos para mostrar a importância da maturidade e da adequação quando se trata de envelhecer. Ainda vou falar mais sobre esse assunto. Mas no próximo post vou dar um enfoque no processo do envelhecimento saudável.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s