Buscar estar sempre bem

Por Isaias Costa

Hoje eu quero falar sobre uma coisa que estou tentando desenvolver em mim mesmo, a arte de procurar estar sempre bem, e mostrar alguns caminhos que se pode seguir para conseguir isto.

No mundo de hoje, com toda essa globalização, falta de tempo, muitos afazeres, estudos e cursos de aperfeiçoamento, estresse no trabalho, no trânsito, em casa, etc. Tudo isso têm influenciado profundamente o humor das pessoas. Muitas estão desenvolvendo uma espécie de humor triste, vou explicar um pouco melhor o que é esse humor triste.

O humor triste é aquele humor de alguém dizendo algo assim, “o dia foi bom, trabalhei bastante, fiz tudo o que tinha que fazer, agora preciso descansar e recuperar as energias”. Depois se cala no seu mundo e fica meio que “inerte” a tudo o que acontece a sua volta. Se existe um ambiente alegre, ela reage de um jeito. Se existe um ambiente triste, ela reage praticamente do mesmo jeito. Esses sintomas são diferentes dos sintomas de depressão. Eu diria que são sintomas causados por uma rotina enfadonha. Normalmente as pessoas que tem essas reações e comportamentos tem um trabalho fixo, estão relativamente estáveis e “cumprem o seu oficio” seguindo o mesmo ritual de sempre.

É aqui que quero dizer o que acho muito interessante para evitar que isso aconteça. Buscar novidades. As novidades dão um brilho especial a nossa vida e as nossas emoções. Não precisa buscar nada extravagante para experimentar algo novo. Só precisa de vontade e uma pitada de criatividade. Por exemplo. Você sempre só come aquele velho frango a semana inteira. Que tal sair um dia, ir a um restaurante japonês e comer um belo sushi usando um hashi (popularmente conhecido por “varetinhas” ou “pauzinhos”)? Se você só caminha pela mesma praça todos os dias, que tal procurar uma outra praça de vez em quando? Se você só chega em casa e vai direto para o facebook, que tal de vez em quando ler um bom livro, que lhe faça “viajar na maionese”, ou filosofar a respeito da sua vida? Se você usa sempre aquela mesma roupa, com o mesmo penteado. Que tal de vez em quando mudar um pouco? Vestir uma roupa diferente, só para ter a sensação de estar diferente? Enfim, existem muitas coisas simples que podem ser feitas e que podem melhorar bastante o nosso estado. Isso e outras atividades podem ajudar a manter o astral sempre em alta.

Que tal um dia fazer o que esse gatinho está fazendo?

O que muito me admira também é a capacidade de sorrir. Eu conheço muitas pessoas que teriam todos os motivos para estarem a maior parte do tempo carrancudas e fechadas em seus mundos, mas que vem até mim e os outros com um belo sorriso no rosto. Essas pessoas são verdadeiras guerreiras, porque conseguem driblar o sofrimento de uma forma muito elegante, de uma forma que somente as pessoas mais sensíveis conseguem perceber as suas realidades. Eu estou procurando me mirar nessas pessoas, porque é muito bom alguém chegar até você e logo melhorar o seu astral, porque esta pessoa está bem, e consegue passar essa energia boa. Acho incrível essa capacidade de irradiar uma energia positiva.

Para finalizar, outra coisa que eu estou buscando cada vez mais desenvolver é o dom da gratidão. Aquele momento diário de reflexão sobre a vida que lhe leva a relembrar tudo de bom que você tem e que é. Lembrar que tem ótima saúde, que tem uma boa família, que tem um lar aconchegante e limpo, que tem pais que se dedicam de corpo e alma para o seu bem e sucesso pessoal, que tem oportunidade de estudar e desenvolver-se cada vez mais, que tem bons amigos ao redor, e que pode sempre contar com eles, etc. A gratidão faz você olhar para você mesmo e para a vida com um olhar mais esperançoso, um olhar otimista e um desejo de melhorar.

Para se ficar sempre bem existem muitos outros caminhos. Mas acho que desenvolver os três que citei acima, pode ajudar bastante nessa conquista. Fazer coisas diferentes, sorrir e ser grato. Que todos nós possamos dar um brinde a alegria, essa amiga que se conquista todos os dias.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Buscar estar sempre bem

  1. Crasso

    Tem hora que fico tão estagnado que da vontade de fazer qualquer coisa diferente, dá vontade de sair correndo pra rua afora, pular de uma cachoeira, beijar uma mulher estranha na rua, qualquer coisa fora do óbvio, temos que sair dessa zona de conforto e viver a vida do jeito que tem que ser vivida, com novas experiências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s