Carneirinhos e palavras mordazes

Por Isaias Costa

Todos nós já estamos cansados de tanto ouvir que temos dois ouvidos e uma boca para poder ouvir mais e falar menos. Mas é uma pena que muitas pessoas, mesmo sabendo disso, teimam em falar pelos cotovelos. Falar demais pode ser muitas vezes algo perigoso, porque pode lhe levar a falar algo que não queria realmente.

O ser humano tem dentro de si o lado amoroso e doce, mas também tem o lado rude e feroz. Uns desenvolvem mais um lado do que outro, mas ninguém está totalmente isento de mostrar o seu lado não comum. Sabendo disso, devemos nos policiar ao máximo para não falar palavras que venham a ferir as pessoas. Uma palavra dita sem pensar pode trazer grandes prejuízos e arrependimentos. Coisa que o silêncio não faz. O silêncio pode no máximo causar uma inquietação na pessoa que está falando com você.

Já conheci pessoas que ficaram totalmente desestruturadas emocionalmente porque foram alvo de pessoas duras. Que disseram palavras mordazes e as abalaram profundamente o psicológico. Algumas dessas pessoas entraram em quadros graves de depressão e passaram a tomar remédios antidepressivos pelo resto da vida para poderem ter uma vida com um pouco de “paz”.

Se essas pessoas não tivessem sido mutiladas com essas palavras mordazes, provavelmente estariam dando o melhor de si em seus empregos, estariam muito mais felizes e ajudariam muito mais as pessoas e a sociedade como um todo. São raríssimas as pessoas que têm um bom suporte emocional para ouvirem injúrias e não se abalarem. Eu mesmo. Enquanto cursava Física, quase entrei em depressão por conta de um professor que queria “arrancar o meu couro”, como diriam alguns. Eu tive que buscar muito suporte emocional, principalmente na família, para não “pirar” com tudo o que aconteceu. Foi muito difícil, mas consegui ser um sobrevivente e não guardar sequelas desta época.

Nunca faça ninguém ficar nessa situação por causa de uma palavra sua…

Dei esse exemplo para elucidar o quanto as palavras podem ser perigosas se ditas de forma ríspida. Portanto amigos. Existem muitas formas de evitar dizer palavras mordazes, a mais eficaz é ficar em silêncio. Mas existem outras maneiras. Gosto de brincar com a ideia de “contar carneirinhos”. Eu me perguntava quando era criança, “Por que contar carneirinhos?”. Hoje em dia eu entendo que contar carneirinhos é uma forma de desviar os pensamentos da zona de conflitos e levá-lo para algo totalmente diferente, sem nenhuma ligação direta com o conflito. Essa é uma boa tática. É por isso que ela é utilizada para ajudar as pessoas a dormirem, porque faz com que elas desviem totalmente o foco do pensamento naquilo que está dificultando o sono. As maiores causas de insônia acontecem porque o cérebro continua trabalhando feito um louco, deixando o corpo tenso e os batimentos cardíacos altos (mas enfim, isso é outra história…). Só quero dizer que você pode fazer isso. Contar carneirinhos para relaxar em um momento que você sabe que vai falar algo que não deveria.

É bem simples. Se você perceber que a discussão ficou feia e que você está prestes a explodir de raiva. Respire fundo e fique em silêncio. Pare bastante para pensar a respeito e diga no máximo. “Me dê um pouco de tempo, eu preciso pensar um pouco”, ou então “Por favor, eu preciso ficar um pouco sozinho agora”. Fazendo isso você terá tempo para pensar e deixar a poeira baixar, e consequentemente, não vai se precipitar com as palavras, vai falar palavras amadurecidas e bem pensadas, e não palavras duras e impulsivas. Esse simples ato pode fazer a outra pessoa nunca precisar de psicoterapia nem de remédios controlados pelo resto da vida para sobreviver a algo dito por você. Pense a respeito…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Carneirinhos e palavras mordazes

  1. Geni

    Excelente texto, nunca tinha pensado nisso ( contar carneirinhos). lembro-me das sábias palavras de meu pai “tenha ouvidos grande para ouvir e boca pequena para falar

  2. elvira bastos

    Maravilhoso texto,fácil para praticar no nosso dia a dia. Grata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s