Empreendedorismo e Acomodação

Por Isaias Costa

Hoje quero falar sobre um tema que está virando moda nos tempos atuais, o EMPREENDEDORISMO. O que é o empreendedorismo? É a prática de alguma atividade utilizando formas não convencionais. Utiliza-se de muita criatividade e, principalmente, ousadia. São os pré-requisitos para ser um bom empreendedor. Essa palavra é muito ampla, diferente do que muitos pensam. Ser empreendedor não é ser uma pessoa da área administrativa, que lida só com o dinheiro ou com firmas, vai muito mais além.

As pessoas que se tornam empreendedoras começam com sonhos. Elas pensam em independência e em se tornarem ricas. A última coisa que querem é ter um patrão. Elas querem ser seus próprios patrões. Não há nada de errado nisso. É uma atitude louvável. Elas colocam uma ideia na cabeça, ficam amadurecendo esta ideia, e tomam uma atitude radical, como por exemplo, sair do atual emprego e começar tudo do zero, montando uma firma ou uma microempresa.

É aqui que vem o grande risco. Empreender traz na sua própria origem o risco, a possibilidade. Quando se inicia algo diferente, inovador, não dá pra saber se vai obter sucesso ou não. É preciso muita ousadia e criatividade. É por essa e outras razões que não existem tantos empreendedores no mundo, porque a maior parte das pessoas não quer correr esse risco. Elas conseguem um emprego e quando veem que estão estabilizadas não procuram algo totalmente novo ou diferente, elas meio que se “acomodam”. Vale ressaltar que esse acomodar é no sentido da estabilidade. Se você está estabilizado em um emprego, gosta dele, tem um bom salário, boa equipe ao redor, etc, não é ruim que você se acomode. Diferente da acomodação de não tentar ter sucesso. Esse tipo de acomodação é deletéria, pode trazer grandes prejuízos pessoais e financeiros. Acomodação, no sentido mais amplo da palavra esta ligado ao processo de adaptação e de equilíbrio, o que acho muito saudável.

Eu sempre gosto de ver as coisas de um modo mais equilibrado. Não existe bom ou ruim, existe o que você faz. Quero dizer que tanto o empreendedorismo quanto a acomodação são coisas boas, desde que não estejam em excesso. É bom que você procure crescer na vida, ter um bom emprego, uma boa casa e carro, poder viajar pelo menos uma vez por ano, ter uma agenda relativamente tranquila, etc. O empreendedorismo ajuda em tudo isso, mas se este for o alicerce da sua vida, você vai pouco a pouco perdendo o brilho pela vida, pelas coisas simples, vai estar sempre pensando no que fazer para crescer mais e ganhar mais dinheiro. Isso pode afastar as pessoas que lhe amam de verdade e fazer aproximar muitas pessoas interesseiras, o que pode trazer muita decepção e frustração. O que é melhor? Ter poucas pessoas que lhe amam de verdade e lhe apoiam em tudo ou muitas pessoas que só querem lhe sugar? Pense um pouco sobre isso…

Da mesma forma que não é bom se contentar com migalhas, é o caso da acomodação doentia que falei anteriormente. É importante não se contentar com pouca coisa. Se isso acontecer, você também vai afastar as pessoas que mais lhe amam, porque elas não vão lhe respeitar. É óbvio! Como pode as outras pessoas lhe respeitarem se você mesmo não se respeita? Não se acha digno de ter um ótimo emprego, com ótimo salário, companheiros, chefe, local de trabalho, etc? A ousadia é muito importante na hora de buscar um bom emprego. É você acreditar no seu potencial e provar isso aos outros.

Portanto. Quero deixar esta reflexão. É muito bom crescer financeiramente, ter estabilidade, mas também é muito importante cultivar as relações pessoais mais próximas, algo que pode ser comprometido pela sede por poder. O que deve haver é um equilíbrio entre essas duas realidades. Dessa forma você será muito bem sucedido tanto no lado financeiro como no lado das relações interpessoais.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s