Quando você crescer

Por Isaias Costa

Quando somos crianças nos cansamos de tanto ouvir as pessoas nos perguntarem, “O que você quer ser quando você crescer?”. E milhares de ideias surgem na nossa cabeça. Gosto de me lembrar do tempo que eu era criança e “viajava na maionese”, com milhares de pensamentos desconexos. Hoje não é muito diferente daquele tempo, mas consigo organizar melhor os meus pensamentos.

Quando eu era criança dizia para os meus pais e amigos, “Quando eu crescer vou me tornar um astronauta da NASA…”. Um sonho e tanto não? À medida que fui crescendo, fui mudando. Muitas ideias foram pipocando na minha cabeça, e esse sonho foi se transformando em outros sonhos. Passei a me questionar muito sobre o universo, sobre desvendar aquilo que está fora do planeta e não desvendar o que está dentro. Uma pergunta que assolou o meu cérebro e ainda assola até hoje é, “Por que eu vou vasculhar o universo distante, se não consigo vasculhar nem meu próprio universo? Se na Terra existem milhares de coisas a serem descobertas? Se até mesmo muito do que já foi descoberto está cheio de lacunas?”. Esses e outros questionamentos me fizeram mudar quase que totalmente esse desejo de ser cientista da NASA. Fiz algo muito diferente, mas pude conhecer um pouco sobre o universo, sobre a relatividade, li sobre algumas teorias complexas (sem entender quase nada), estudei mecânica avançada, um pouco de mecânica quântica, eletromagnetismo, entre outras coisas. Tudo valeu a pena. Nesse tempo expandi minha mente, principalmente para a lógica matemática. Hoje estou fazendo outras coisas, e filosofando mais também.

Meu sonho de infância…

Você que está lendo isso, tenho certeza que tem também grandes lembranças da infância. Pensamentos que foram totalmente mudados com o passar do tempo. Outra coisa que acho muito bom na vida é sabermos que tudo está em constante mudança, tudo muda o tempo todo, e você não será sempre o mesmo. Adoro a frase da Clarice Lispector que diz, “Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre”. Frase brilhante de uma escritora brilhante. É uma grande verdade. As pessoas mudam o tempo todo e não é possível afirmar com certeza o que você vai ser daqui a um ano, dois, três, dez, o que seja. Você pode ter uma noção apenas. Mas certeza, não tem.

Que tal você pensar um pouco hoje, tanto no seu passado, quanto no seu futuro! Lembrar-se dos muitos sonhos malucos da infância e ver o que realmente aconteceu. Pensar um pouco nos sonhos futuros e na possibilidade de suas realizações! E claro, sem esquecer-se da relação profunda que tudo isso tem com o presente, com o seu presente.

Para os que ainda não ouviram, e para os que já ouviram também. Vou deixar o link com uma bela canção do Raul Seixas que fala exatamente sobre os sonhos de futuro. A música “quando você crescer”.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

