O caminho para o sucesso

Por Isaias Costa

Todas as pessoas querem crescer na vida, têm sonhos, têm planos, têm desejos. Mas muitas não se dão conta de uma coisa muito sutil, que pode atrapalhar todo o processo, as PALAVRAS.

Para se ter sucesso em alguma coisa. Primeiro se deve pensar, depois dizer, e por fim fazer. Gosto da frase do Gabriel, o Pensador, que diz exatamente isso. “Pensa, o pensamento tem poder, mas não adianta só pensar. Você também tem que dizer. Diz, porque as palavras tem poder, mas não adianta só falar, você também tem que fazer. Faz, porque você só vai saber. Se o final é ser feliz, depois que tudo acontecer. E depois a gente pensa, e depois a gente diz, e depois a gente faz. O que tiver que fazer. O que tiver que fazer.”

Pensar, dizer, e fazer. Essa é a sequência. Não tem como ser diferente disso. Qualquer tentativa de fazer diferente só vai resultar em uma coisa. Fracasso. E sei que não é isso que eu quero, nem o que você quer.

Já escutei pessoas falando coisas que me doem o coração, e me fazem entender porque elas não crescem na vida. Uma das coisas que já ouvi e detestei foi “qualquer coisa serve”. Como assim qualquer coisa serve? Nada disso. Se você quer ser grande, não pode pensar nem dizer algo tão pequeno e superficial. Se você diz uma coisa dessas, como pode esperar ter aquele mega emprego? Ganhando rios de dinheiro e tendo um escritório só seu, com luxo, com pompas, com boas pessoas ao seu lado? É simplesmente impossível.

Para você ser grande, tem que ser mais objetivo. Tem que criar um plano, arquitetar tudo, organizar, para por em prática. Por exemplo. Você quer entrar para a Petrobrás. Sabe que, assim como você, existem milhares de outras pessoas com o mesmo desejo. Se você quer realmente essa vaga, primeiro você tem que se imaginar lá dentro, já trabalhando, fazendo cursos de aprimoramento, etc. Se você não colocar isso na cabeça, pode estudar feito um condenado, mas não vai passar. Outra coisa importante é por uma data para esse objetivo. A prova será no fim do ano, você está em fevereiro, em pleno carnaval, curtindo, dançando, pulando, mas sabe dessa prova. Uma pessoa sem planos e metas diria. “Eu quero mais é curtir. Tenho muito tempo até a prova. Se ficar estudando desde agora eu vou é esquecer o que estou estudando hoje e não vai ter valido de nada essas horas de estudo...”.

Já o cara que tem planos e metas diz. “Vou curtir sim, mas sem exageros. Sei que a prova está chegando. Tenho muito que estudar. Sei que essa vaga é minha, mas não tem como eu entrar lá sem ter conhecimento. Ele não vai cair do céu e me dar as respostas. Eu tenho que buscar essa respostas, e só vou encontrá-las com muito estudo…”.

Outra coisa que faz o vencedor ser vencedor é a capacidade de fazer renúncias. Essa é uma atitude nobre. Você renunciar certos prazeres em função de um sonho futuro de sucesso faz toda diferença. Porque a alegria e a satisfação que virão depois vão superar em muito todo aquele suposto “tempo perdido”, que na realidade não é tempo perdido, mas “tempo ganho”. Porque você ganhou conhecimento, e conhecimento é algo que ninguém tira de você.

As pessoas fazem mil e uma músicas falando sobre o tempo, as conversas de família às vezes se voltam para o tempo, os economistas repetem e repetem a máxima “tempo é dinheiro”, os físicos falam que o tempo é relativo, etc. Mas esse amigo tempo é fundamental para o sucesso. Se você tem um sonho, coloque esse sonho no papel, escreva, estipule um tempo para ele se tornar realidade, que assim, esse sonho vai se transformar numa meta, e a meta vai se transformar em realidade.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

