Aqui e agora

Por Isaias Costa

Em um post anterior eu falei sobre a felicidade tomando como base o filme “Poder além da vida”. Aos que não leram segue o link.

A instável felicidade

Esse filme traz muitos ensinamentos, mas o seu principal ensinamento é o VIVER O MOMENTO, focar toda a sua vida no hoje, que é a única coisa que importa. Vou confessar a todos que esse filme eu já assisti três vezes e costumo assistir trechos dele constantemente. E vejo que já mudei bastante a minha perspectiva sobre a vida com ensinamentos desse filme.

Em minha opinião, o trecho mais importante do filme é esse aqui embaixo (sugiro que assista antes de continuar a ler o post).

Nesse trecho do filme é muito fácil perceber a agitação de Dan. Ele está muito ansioso. Só está pensando em treinar e treinar e treinar. Sua mente não estava no agora, estava no futuro, pensando em títulos de ginástica e em troféus. Foi então que Sócrates o surpreendeu. Deu-lhe uma grande lição de vida. Jogou-lhe da ponte e lhe deu um baita susto. Durante esse meio segundo, Dan ficou totalmente envolvido com a experiência da queda. Sócrates até tira sarro da cara dele, dizendo que o nome da experiência se chama “Ahhhh”. Muito legal isso! Mesmo em tom de ironia ou aparente gozação, Sócrates está ensinando a Dan algo precioso, o FOCO. No instante da queda Dan estava focado nesta experiência e toda a sua atenção voltada apenas para isso.

Em seguida ele abre os olhos de Dan para o PODER DA OBSERVAÇÃO. Sócrates fez Dan enxergar várias coisas simples que estavam acontecendo no momento e que ele nem estava dando conta de ver. Então ele fala, “Sempre há algo acontecendo. Retire o lixo, Dan. Seu lixo é aquilo que lhe afasta da única coisa que importa, este momento. Aqui. Agora. E quando você estiver no aqui e agora ficará maravilhado com o que pode fazer e como pode fazer bem”. Nesse momento Sócrates acaba de ensinar o segredo do sucesso. Viver o agora. Intensamente. Sem pensar no ontem, nem no amanhã. Só no agora.

Simplicidade

Outra coisa que percebo em Sócrates e que é resultado dessa dinâmica na sua vida é a sua SERENIDADE. Observe a sua serenidade em contrapartida a inquietação de Dan. Isso acontece porque Sócrates vive o agora e Dan não. Esse ensinamento de Sócrates mudou totalmente a perspectiva de Dan. Daquele momento em diante ele passou a exercitar a prática do agora. E aumentou exponencialmente sua performance nos treinos de ginástica. Além disso, passou a ser muito mais sereno e atencioso. A experiência da ponte da Universidade foi aparentemente simples e banal, mas mudou para sempre a vida do Dan Millman. Só a título de informação. Dan Millman é hoje um grande escritor e mudou a vida de milhares de pessoas no mundo todo, tudo porque ele aprendeu a dinâmica do hoje.

simplicidade (1)

Outra frase do vídeo que é importantíssima e passa batido por muita gente é quando Dan fala: “Você é maluco sabia?”. Aí Sócrates responde: “Leva-se uma vida inteira praticando! Também quero que fique louco Dan!” O que Sócrates está querendo dizer aqui? Ele está querendo dizer que viver o aqui e agora não é tão simples assim. Leva-se uma vida inteira praticando. Por que será que a maioria das pessoas não vive o agora? Exatamente por isso, porque não é o caminho mais fácil. É muito mais fácil viver de expectativas ou de recordações do que viver o hoje, o agora. O aqui e agora é “O caminho do guerreiro pacífico” (este é o nome original da obra de Dan Millman que foi utilizada para fazer o filme). As pessoas inquietas, imediatistas e hiperativas não tem ideia do que é viver o agora. Precisariam trabalhar muito para mudar isso.

Enfim. Esse é o caminho que tenho procurado buscar já tem um bom tempo. Sei que estou muito longe de alcançar a plenitude do agora. Mas, como diz Sócrates, é algo que se leva a vida inteira praticando. Eu quero praticar! E você? Também quer? Quer se tornar um guerreiro pacífico? Ou vai querer passar a vida inteira correndo atrás de superficialidades? Eu quero me tornar um guerreiro pacífico. Vamos fazer parte desse time?

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

7 Comentários

Arquivado em Uncategorized

7 Respostas para “Aqui e agora

  1. osvaldo

    Grande texto Isaias, que nos da uma importante lição “focar sua vida no hoje”, mas discordo com você quando diz não devemos pensar no ontem, nem no amanhã. Devemos pensar no ontem para não cometermos os mesmos erros do passado e adquirindo mais experiencia para fazermos as escolhas no hoje que nos tragam mais benefícios. E devemos tambem pensar no amanha no sentido de acreditar que as coisas vão dar certo e para estabelecer quais os nossos objetivos e sonhos afim de que no hoje possamos ter mais motivação e esperança. Enfim tanto em superar nossos recentimentos do passado e estabelecer nossas metas nos trazem felicidade, mostrando que a felicidade tambem esta no ontem e no amanhã embora so possa ser degustada, como tudo na vida, no hoje.

  2. Entendi o seu questionamento! Na realidade, é impossível não pensar no ontem nem no amanhã, mas a ideia que eu quis passar foi com relação ao FOCO. Focando as ações no hoje o sucesso é praticamente garantido. Com relação ao passado, ele é um resultado de alguma empreitada pessoal, e sempre aprendemos muito com eles, principalmente quando fracassamos. Eu escrevi um texto falando sobre isso e em breve vou postá-lo aqui. Quando você o ler vai entender ainda mehor sobre o pensar no ontem. Com relação ao futuro, da mesma forma, ele vem como um reflexo das decisões que tomamos no presente, é impossível não pensar no futuro, mas se eu me focar no hoje, esses pensamentos do futuro virão como resultados esperados de um presente bem vivido. É isso, muito bom o questionamento.

  3. Diego Pires

    Excelente texto, mais uma vez me surpreendendo com suas palavras =)
    Mas como focar no hoje, quando se tem uma vida tão corrida, horários complicados no trabalho, e pouco tempo para se voltar a mim mesmo? A maior angústia que sinto nesses últimos tempos, é ver a vida passar e não vivê-la…

    • Lembre-se sempre das palavras do Sócrates! “É algo que se leva uma vida inteira praticando”. Tendo essa frase introjetada na mente é a mola propulsora para viver o hoje. Por quê? Porque teremos sempre em mente que poderemos ser alguém melhor a cada dia! Nós somos e sempre seremos obras inacabadas e necessitadas de mudanças e evoluções, e viver o hoje é esse processo de sentir cada momento, cada experiência, cada conversa, cada vitória, cada derrota etc, com a certeza de que tudo tem um propósito e razão de ser…
      Quero lhe convidar a participar de uma excelente página do facebook de um grande jornalista que ensina a filosofia de viver o hoje de uma forma maravilhosa! Seu nome é Flávio Siqueira e abaixo está o link da página!
      https://www.facebook.com/flaviofsiqueira

      Muito sucesso! Você pode viver o agora em plenitude, tudo começa na mente…

  4. Mércia Carreira

    Há uma maneira : fazer uma análise do dia quando à noite estamos na cama, antes de dormir. É um “passado ” muito próximo.Realmente o passado só é útil como experiência, mas um presente bem vivido fará um futuro melhor.O passado como a palavra diz (já passou…) o futuro é incerto se nos preocuparmos com algo que não existe.Termos um plano a atingir mas o trabalho deve ser sempre no presente.

  5. muito bom, vou começar a viver essa experiencia agora nesse momento;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s