O poder do não

Por Isaias Costa

Muitas pessoas se perguntam constantemente por que estão tão infelizes, por que nada dá certo, por que as coisas ruins só acontecem com elas, por que não conseguem crescer na vida, etc. Hoje vou dizer em poucas palavras o principal motivo para tudo isso. A palavra central dessa história toda é o querido NÃO. Vou citar alguns exemplos para mostrar o enorme poder que essa palavra tem.

Você está estudando Física, se depara com alguns problemas que requerem bastante estudo, paciência, dedicação e força de vontade (eu sei que Física não é tão fácil assim, mas também não é um bicho de sete cabeças). Na primeira tentativa você já diz para si mesmo “Física é muito difícil. Não vou conseguir aprender. Vou tirar zero na prova. Vou ficar de recuperação…”. O que será que vai acontecer com este indivíduo? É lógico que ele vai “se ferrar” na prova de Física. Porque se condicionou, se autossabotou. Desistiu sem dar o melhor de si. Colocou o NÃO como impulsionador, e o que aconteceu foi apenas uma reação natural para o que ele já estava imaginando. Sua mente não pensava em tirar um dez, sua mente pensava em tirar um zero, e foi exatamente isso que aconteceu.

ab36035.jpg

Existe a clássica historinha do elefante rosa. Acho que muitos devem conhecer. Eu digo a você, “Não pense em um elefante rosa”. Em que você vai pensar? Obviamente no elefante rosa. Agora eu digo, “Pense em um elefante rosa”, novamente você vai pensar no elefante rosa. Ou seja, estou querendo dizer que o NÃO tem um poder muito grande sobre o pensamento. É impossível fazer o cérebro apagar o não, é impossível fazê-lo não processar uma imagem apenas com o nosso comando vocal ao dizer não.

foto-foto-de-elefante-elefante-rosa-nb19555

Uma frase clássica que todos conhecem. “Se beber não dirija”. É impressionante, todos conhecem, mas vá assistir na televisão ou ler nos jornais as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito por conta da combinação álcool e direção! Parece contraditório, mas é o poder do NÃO prevalecendo sem que ninguém se dê conta disso. Sabe qual a melhor forma de transmitir essa mesma mensagem? Dizendo assim, “Se beber, pegue um táxi”. Simples assim, eu posso garantir que se a frase fosse essa o número de acidentes no trânsito por causa de bebidas alcoólicas seria extremamente menor, porque o não seria substituído por algo positivo.

acidentes-de-transito-7

Uma das mais comuns. Você diz, “Não vou chegar atrasado”, o que vai acontecer? Você vai chegar atrasado. Quando você diz que não vai chegar atrasado está se condicionando e essa é a sua palavra central, o atraso. Uma palavra extremamente negativa e de uma carga muito pesada. Ao invés de dizer isso, o melhor a fazer é dizer “Eu vou chegar no horário”. Dessa forma você vai se organizar de um jeito que vai dar tudo certo e você vai chegar exatamente no horário programado.

atrasado

Outro exemplo clássico é o famoso “No war”, o movimento no war é uma das maiores contradições que eu já vi em toda minha vida. Por quê? Muito simples. Como é que você espera acabar com as guerras no mundo se você proclama o tempo todo: “Não as guerras”, “Eu não quero uma guerra”, “No mundo não deveria haver tantas guerras”, o resultado de tudo isso são mais e mais guerras, porque o que está sendo proclamado não é a paz, mas a ausência de guerras. Aparentemente paz e ausência de guerras podem ser a mesma coisa, mas são completamente diferentes. Existe uma brilhante mulher que sempre soube disso, o nome dela é Madre Teresa de Calcutá, certo dia ela disse essa frase: “Jamais comparecerei a um comício contra a guerra. Se você tiver um comício pela paz, pode me convidar”. Essa mulher era muito sábia. Eu a tenho como um grande exemplo de vida a ser seguido.

no-war

Quero concluir com um exemplo universal. Talvez muitos até venham a me dizer que o que estou fazendo é errado e contra a lei ou contra Deus, mas não é. Uma passagem na Bíblia Sagrada. Lá tem a seguinte frase. “O Senhor é meu pastor. Nada me faltará”. Essa frase é muito bonita, porém tem uma enorme carga negativa e uma expressão de miséria, de pouco, de básico. É como se nós não tivéssemos a condição real de ter muita coisa, de ter abundância. Uma palavra riquíssima. ABUNDÂNCIA. Essa palavra quer dizer que eu tenho tanto que chega a sobrar e posso até dividir com os outros. Diferente de “nada me faltará”. Essa frase passa a ideia de apenas o básico e mínimo. Tipo assim, eu preciso pagar a conta de água, luz e telefone e preciso comprar as comidas do mês. Rezando dessa forma você só vai ter exatamente isso. Nada a mais. Porque você só pediu o mínimo. Então eu sugiro a todos que mudem um pouco a oração e vejam os resultados disso na vida. Rezem assim “O SENHOR É MEU PASTOR. TENHO TUDO EM ABUNDÂNCIA”. Essa frase dita dessa forma não retira a mensagem que a Bíblia Sagrada quer passar. Ela aperfeiçoa a mensagem. Comece a rezar assim, e você vai se surpreender com os avanços que terá na vida. Principalmente no lado financeiro.

Enfim. As palavras têm um enorme poder sobre a nossa vida. Elas são como o gênio da lâmpada, você diz uma coisa e é como se o gênio chegasse a você lhe dizendo: “Seu pedido é uma ordem!”. Vamos dar ordem a esse gênio da lâmpada com palavras e ações positivas! Você deve retirar definitivamente da sua vida tudo aquilo que não quer.  Vou deixar também uma bela reflexão! Comece a partir de hoje a introjetar na sua mente tudo aquilo que você QUER e retire tudo que não quer. Faça essa pergunta todos os dias da sua vida: “O que eu quero?”. E responda com todos os detalhes, até escreva se desejar, diga “Eu quero isso, isso e aquilo outro…”, dessa forma, tudo de forma afirmativa, com certeza, com convicção. Esse é um exercício que pode mudar a sua vida para sempre…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

