Como dizia o poeta

Por Isaias Costa

Hoje eu quero deixar uma reflexão sobre a vida a partir de uma belíssima música e poesia do grande poeta Vinicius de Moraes, a música “como dizia o poeta”.

“Quem já passou por essa vida e não viveu

Pode ser mais, mas sabe menos do que eu

Porque a vida só se dá pra quem se deu

Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu

Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não

Nao há mal pior do que a descrença

Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão

Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair

Pra que somar se a gente pode dividir

Eu francamente já não quero nem saber

De quem não vai porque tem medo de sofrer

Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão”

 

O que eu acho mais bonito nessa música é quando ele fala sobre o medo de sofrer. Eu acho impressionante. A maior parte das pessoas tem um medo terrível de sofrer. Elas ficam cheias de pensamentos negativos, achando que se fizerem tal coisa vão ser infelizes pra sempre, ou se arriscarem em algo podem se arrepender. Sim! Tudo bem. Você pode até fazer uma coisa e se arrepender lá na frente, mas como você vai saber se o que você vai fazer vai ser bom ou ruim? Aqui está incutido o conceito de OUSADIA. A vida exige de você ousadia. Se você não tem um pingo de ousadia nessa vida, o resultado dessa atitude é uma vida “mais ou menos”. Você quer ter uma vida “mais ou menos”? Eu não quero! Quero viver o que a vida pode me oferecer de melhor. E eu só posso viver o que a vida me oferece de melhor se também tomar atitudes mais ousadas.

Eu acho maravilhoso saber o quanto a vida pode ensinar a partir das nossas atitudes e iniciativas. No campo dos relacionamentos é assim! A paixão é algo que ensina muito. Essa paixão que o grande Vinicius fala em sua poesia é muito boa de ser vivida. Posso falar por mim mesmo! Eu já me apaixonei perdidamente por algumas garotas e cheguei a sofrer por várias delas. Eu me arrependo por isso? Nem um pouco! Muito pelo contrário. Eu aprendi com cada garota que me apaixonei, e pude viver esse sentimento intenso que o poeta tanto fala.

EB905

Portanto amigos! Vamos viver com intensidade a nossa vida. Ela foi feita para viver com intensidade. Para vasculhar um universo de possibilidades, metas e sonhos. E vamos também dividir a nossa vida e nossa alegria com as pessoas! Dividir é melhor do que somar. Sabe por quê? Porque quando você divide você recebe de volta. SEMPRE. Tudo aquilo que você divide o próprio universo se encarrega de devolver a você, e ele lhe devolve com um sentimento de satisfação que só as experiências podem descrever…

Vou deixar também a música para você ouvir. Espero que goste…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

