Se justificar por tudo

Por Isaias Costa

Hoje vou tratar de um tema que tem uma profunda relação com a infantilidade, se justificar por tudo. Esse comportamento é típico de gente imatura, que não sabe assumir os próprios atos e dizer com sinceridade, Eu errei! Mas estou no firme propósito de não errar de novo!”. Essas palavras, a princípio, parecem muito simples de serem ditas, mas requerem muita maturidade da pessoa para serem proferidas. Eu tomo por mim, levei muito tempo para começar a me responsabilizar pelos meus atos, com firmeza, de cabeça erguida. Não é algo tão simples assim, requer muita determinação e vontade de ser melhor.

Sabe um exemplo de justificativa muito comum e que só mostra a infantilidade da pessoa? Está no campo dos relacionamentos amorosos. Aquele clássico término de namoro, o cara chega pra menina com um papo assim. “Meu amor. Você é um anjo! Uma das garotas mais lindas e encantadoras que eu já conheci! Mas sabe qual é o problema! É porque eu não sou o cara certo pra você. Eu não mereço alguém tão especial. Um dia você vai encontrar um cara que realmente mereça você! Blablabla!”. Uma garota quando escuta isso deve ficar pensando. “What?? Se eu sou tão encantadora, porque que ele não fica comigo então?”. Pois é! Quase sempre, quando um rapaz chega para uma garota com um papo desses, ela já está sendo traída a muito tempo e a sua consciência já está começando a doer por fazer um garota tão boa de trouxa. Essa estória acima é triste, mas muito real, acontece todos os dias, em todos os lugares do mundo. Gosto do termo “meninos grandinhos”, são o que esses caras são, não tem coragem de dizer a verdade de uma vez, olhando no olho da garota, e vêm com papo furado. É a questão de se justificar por tudo. Em um caso como esse não existe justificativa nenhuma. Uma atitude madura seria chegar até a garota e terminar o relacionamento dizendo, “Não quero mais ficar com você. Estou terminando o namoro”. Ponto final. Caso a garota pergunte o porquê, ser sincero e dizer a verdade, “conheci outra pessoa e quero ficar com ela agora”. Eu sei que isso é duro para uma garota, mas é melhor ela saber a verdade de uma vez do que ser enrolada achando que o cara é um príncipe encantado. É assim que eu penso. Se alguém quiser discordar de mim, fique à vontade…

Você está apaixonada e ele está pensando na próxima transa...

Você está apaixonada e ele está pensando na próxima transa…

Esse tema das justificativas é muito abrangente. Eu vou deixar um texto bem interessante que li e que me inspirou a escrever esse post. Nele, o autor (Fred Mattos), dá outros exemplos de justificativas. Leia! Você vai entender ainda melhor sobre o que estou falando aqui.

Pare de se justificar

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Se justificar por tudo

  1. Sempre falei para os meus filhos: parem de se justificar. Para os amigos não precisa, para os adversários não adianta, e os idiotas não entendem!
    Valeu pelo texto!!!

Deixe um comentário

