Gentileza gera Gentileza

Por Isaias Costa

Feliz 2013! Estamos iniciando mais um ano! Eu quero ser uma pessoa muito melhor do que fui em 2012! Meu desejo é que 2013 seja um ano inesquecível, não só para mim, mas também para os leitores do meu blog! Eu o iniciei em setembro de 2012 e quero continuar indefinidamente. Então o que eu pensei para iniciar este ano com carga total? Falar sobre a GENTILEZA! Um dos meus objetivos com este blog é ser gentil. Levar palavras de conforto e fazer os leitores refletirem sobre as suas vidas. Transmitir um pouco do que aprendi na minha vida com tantas pessoas que foram gentis e me ensinaram a ser uma pessoa melhor. Transmitir um pouco das sabedorias que adquiri com muitas leituras, vídeos, filmes etc.

gentileza

O que me inspirou a escrever este post foi um programa que assisti no fim do ano. O programa “AÇÃO”, da rede globo, transmitido no dia 29/12/12. Vou deixar o link para que você assista ao vídeo. Quer ter o ano de 2013 com um brilho todo especial? Assista a esse vídeo! Compartilhe no facebook! Salve nos favoritos! Mande o link para o email pessoal! Baixe em formato FLV ou mp4! O que for. Esse vídeo é maravilhoso e conta a história de uma pessoa maravilhosa, chamada José Datrino, um homem muito sábio e que ficou conhecido como “o profeta gentileza”. Eu não conhecia a sua história de vida, mas fiquei muito emocionado ao conhecê-la.  Aqui vai o link com o vídeo.

Globo Ciência – Gentileza

Eu poderia me estender bastante para falar do profeta gentileza, mas vou focar apenas no que acho mais relevante. A primeira coisa é sobre a SABEDORIA. Ele era um homem tachado de “louco”. Será que ele era louco? Ou não somos nós que somos loucos de não ver a sabedoria de um homem tão grande como ele? Tem uma frase que eu acho brilhante e que questiona essa ideia, uma frase de Edgar Allan Poe que diz: Muitas pessoas já me caracterizaram como louco. Resta saber se a loucura não representa, talvez, a mais elevada inteligência”. A sabedoria é algo que está muito além de títulos acadêmicos ou a conta bancária. Eu conheço muitas pessoas que são doutoras ou até mesmo PhD, ganham rios de dinheiro, mas que de sábias não tem nada, são vazias interiormente, não tem muito a oferecer para os outros. Sabem oferecer muitos artigos e papers! Mais são incapazes de oferecer um simples “Bom dia! Tudo bem?”, ou um sorriso, ou dois minutos de conversa. A sabedoria é algo que a vida ensina. Como diria o próprio profeta gentileza: “o mundo é uma escola!”. A nossa própria vida é que ensina e nos torna sábios, e não os títulos e mais títulos.

10_MVG_cult_gentileza02VALEmat

Outra coisa fundamental é sobre a SIMPLICIDADE. Observei com muita atenção o rapaz da lanchonete. Perceba a alegria e a simplicidade deste homem! Ele não ganha 15 mil reais por mês, mas eu posso garantir que a sua felicidade supera em muito a de muitos milionários, que vivem com medo, achando que vão perder o seu dinheiro ou o seu patrimônio. Outra coisa fantástica que observo nele é a sua ENERGIA POSITIVA, que contagia a todos, e faz melhorar o astral e o dia de todos. Tem até um senhor que diz: “Tem dias que eu estou triste e é só vir aqui que o meu dia melhora!”. Meu Deus! Não tem nada mais bonito de se ouvir do que isso. O nome disso é RELEVÂNCIA. Um homem muito simples, mas de uma relevância extraordinária. Sem ele, com certeza a lanchonete seria COMPLETAMENTE diferente. Ele conhece os clientes pelo nome, sabe um pouquinho da história de cada um. Eles vão para o trabalho já com aquela vontade de voltar no dia seguinte. Pense em você? Você adoraria ser chamado pelo nome ao entrar em uma lanchonete não é mesmo? Já pensou? Chegar lá e ser recebido assim: “Bom dia João, Antônio, Cristina, Alexandre… Temos panqueca, torradas, um chocolate quente no capricho, pão de queijo. O que a vossa excelência deseja?”. Pois é amigos! Isso é gentileza, pequenos gestos que fazem toda a diferença na vida.

O que achei muito bonito também foi a inspiração da Marisa Monte para compor a partir das suas ideias. Ela também teve um enorme ato de gentileza, que será lembrado para sempre. Não só a sua belíssima música, mas também a manifestação para revitalizar os escritos do profeta gentileza. Quando ela falou eu consegui me transportar para a sua realidade. Aquelas pinturas nas pilastras do Rio de Janeiro tinham marcado a sua vida e tudo que restou foram paredes pintadas de cinza, já parou para pensar nisso? Até a cor utilizada, CINZA, uma cor que representa morte! Ela deve ter ficado arrasada. Foi por isso que ela escreveu: “merecemos ler as letras e as palavras de gentileza”. A sua atitude de gentileza fez 56 pilastras se transformarem em um patrimônio histórico do Rio de Janeiro. Uma atitude que mudou a cidade e principalmente, os pensamentos e perspectivas das pessoas. Vou deixar o link com a música “gentileza”, de Marisa Monte. Quem sabe essa motivação lhe faça ser melhor como está fazendo a mim? Esta é uma das suas músicas mais bonitas.

Enfim amigos. A principal mensagem que quero deixar para todos nesse início de ano é essa. Vamos buscar a SABEDORIA, a verdadeira sabedoria, como a deste grande homem, o profeta gentileza. Vou concluir com uma das frases ditas por ele que me deixa arrepiado de tão sábia que é. Nos seus escritos das pilastras tem a seguinte palavra: “conheser”. As pessoas chegavam para ele dizendo: “Olha o louco! Não sabe nem escrever! Escreve conhecer com “s”. Aí ele respondia: “Sou eu que não sei escrever ou você que não sabe ler? Conhecer com “s” é conhecer o ser, conhecer a si mesmo”. Está vendo? É isso que eu chamo de sabedoria…

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Gentileza gera Gentileza

  1. Osvaldo

    Ótimo texto e bela história, um verdadeiro profeta urbano que pregava contra a medíocridade, esperando o teu texto contra esse câncer da sociedade!

Deixe um comentário

