Adorar a Deus em espírito e verdade

Por Isaias Costa

Hoje vou refletir um pouco sobre uma das passagens mais bonitas que existe na bíblia sagrada e a partir dela refletir também sobre a oração na vida do ser humano. A passagem é a de Jesus falando com a samaritana.

 “Senhor – disse a mulher – vejo que és um profeta. Nossos pais adoravam a Deus neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar”. Jesus lhe disse: “Mulher, acredita em mim, vem a hora em que nem neste monte e nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade; estes são os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e quem o adora deve adorá-lo em espírito e verdade”.

2695209163_821fd6d2e6

Esta passagem, apesar de pequena é de uma profundidade extrema. O que Jesus está querendo dizer para a samaritana é sobre a oração e como ser um verdadeiro adorador de Deus. Ele fala que Deus é espírito, e deve ser adorado em espírito e verdade. Ou seja, ele está dizendo claramente que Deus não está preso em um lugar fixo, não. Ele é onipresente. E sua presença se sente no coração, e não em um lugar.

É triste dizer isso, mas tem muita gente que pensa que para orar verdadeiramente é preciso estar em uma igreja ou em um grupo de oração. Não é bem assim. Não estou querendo dizer que não são importantes. A igreja e os grupos são muito importantes sim, porém, lá é apenas uma forma de se orar, onde se segue um ritual e tem um ambiente bem organizado. Não é pretensão minha, mas os que pensam que só se pode orar se estiver dentro de uma igreja, estes nunca se tornarão verdadeiros adoradores de Deus. Ainda digo mais, se essa fosse a verdade eu poderia garantir que nunca soube o que significa oração…

Essa é a grande questão que Jesus queria explicar, mas poucas são as pessoas que entendem isso. Adorar em espírito e verdade quer dizer adorar de coração aberto, sem mentiras e sem falsidades, e fazendo uma conexão forte com Deus através do espírito. O espírito é como uma ponte que liga o nosso coração ao coração de Deus. Isso é adorar em espírito e verdade.

Agora eu vou concluir a minha reflexão com o que acho mais importante. O lugar onde se ora é o menos importante. A nossa vida como um todo pode ser uma oração, desde que a gente permita isso. O que estou querendo dizer é muito simples, mas muito profundo. Vou citar alguns exemplos do que é oração: acordar de manhã feliz e saber que haverá um belo dia pela frente, abraçar e beijar o pai e a mãe desejando um bom dia, sair para o trabalho e cumprimentar os vizinhos e transeuntes desejando um bom dia, trabalhar sem ficar resmungando nem falando mal dos companheiros, procurando fazer bem a sua parte, ligar para um amigo e conversar sobre a vida, falar das alegrias e tristezas para essa pessoa, voltar de um dia cansativo e estressante de trabalho e mesmo assim ouvir com atenção aquele amigo seu que liga para desabafar alguma coisa, viajar para um lugar bonito e ficar apreciando a paisagem, vendo o quanto ela é bonita e encantadora, marcar um dia para sair para um restaurante ou uma praia com os amigos e ficar “jogando conversa fora” e compartilhando as experiências de vida, ajudar uma pessoa que precisa de você e está pedindo a sua ajuda, passar um tempo na companhia dos avós que estão se sentindo sozinhos e carentes de atenção, doar roupas e calçados que não lhe servem mais, etc, etc. Meus amigos, tudo isso que falei aqui em cima é oração, oração em espírito e verdade.

Portanto. Vamos aprender cada vez mais com o mestre Jesus Cristo, um homem tão sábio e ao mesmo tempo tão simples e cativante. Vamos aprender com ele a sermos verdadeiros adoradores…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Adorar a Deus em espírito e verdade

  1. Muito Isaías. Parabéns pelo texto.
    Penso também que adorar em verdade é conhecer a Verdade que é revelada pelas leis de Deus. Ou seja este tipo de adoração é o conhecimento também, pois conhecereis a Verdade e ela vos libertará.
    A conclusão também é que se Deus é espírito, e somos criados à sua imagem e semelhança, significa que somos espíritos.
    Somos portanto seres espirituais em uma experiência na matéria.
    Grande abraço.
    Elder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s