O valor da cultura

Por Isaias Costa

arvore

Cultura é uma das palavras mais abrangentes que existe na língua portuguesa. Essa palavra quando bem compreendida pode fazer uma mudança revolucionária no mundo. Afinal, o que é cultura? O que significa cultura?

A cultura é uma palavra que deriva do latim colere, que significa cultivar. E o que vem a ser cultivar? Cultivar é ter cuidado, atenção, dispor de energia, evoluir, etc. Uma das maiores aplicações dessa palavra está na agricultura. Cultivo de grãos, cultivo de trigo, cultivo de plantas… É uma palavra que se aplica muito bem, porque quem cultiva na agricultura tem cuidado, atenção, amor, vê o crescimento das plantas e dos grãos acontecendo passo a passo, sem pressa para ver os frutos das sementes plantadas em poucos dias. É uma prática honrosa, de pessoas que tem um coração muito pacífico, na maioria das vezes.

cultivo-plantas-medicinais

A cultura relacionada ao saber também é muito bem aplicada. É a evolução do pensamento de um indivíduo. Quanto mais cultura uma pessoa tem mais ela vai conseguir ter harmonia e saber driblar todas as adversidades que aparecem no caminho. O conhecimento aguça o princípio de justiça e retidão. É algo natural, se você aprende como a sociedade evoluiu desde a antiguidade até hoje, acompanha a mudança de postura das pessoas, a forma de governar o povo, as mudanças administrativas, o crescimento populacional, a devastação da natureza, a criação dos direitos e deveres do cidadão, etc. Analisar tudo isso de forma crítica e organizada, vai fazer de você um grande cidadão. Infelizmente no nosso mundo atual muitas pessoas não desenvolvem esse senso crítico, porque estão alienadas, não buscam a cultura, não buscam o aperfeiçoamento, não buscam o autoconhecimento.

mar.de.livros

Gosto de associar a cultura e o conhecimento às gotas. Gotas são as menores expressões assumidas pela água. Muitas gotas podem encher um copo com água, muitos copos com água enchem uma bacia, muitas bacias enchem uma caixa d’água, muitas caixas d’água enchem uma represa e muitas represas enchem os rios, mares e oceanos. Com o conhecimento é a mesma coisa. Ele vem através de gotas, que vão se aglutinando até formarem grandes mares. Quero fazer então um questionamento. Por que tantas pessoas não buscam o conhecimento? Porque são IMEDIATISTAS. O conhecimento não é algo que se adquire de um dia para o outro, é preciso paciência e dedicação. Muitas pessoas estão ficando preguiçosas e estão querendo tudo com o menor esforço possível. Grande engano! Essas pessoas estão remando contra a maré da vida. A vida exige paciência, determinação, sacrifício e esforço. São os ingredientes para se conquistar grandes coisas.

gotas_de_agua

Portanto, vamos aprender a cultivar a nossa vida. Vamos aprender a ser filósofos, ou seja, amigos do conhecimento. Este conhecimento passado adiante vai contribuir para a melhoria do mundo inteiro. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s