Trabalhando a timidez

Por Isaias Costa

timidez1

Hoje vou falar sobre um tema muito interessante. Inclusive eu me surpreendo comigo por estar escrevendo sobre esse tema, a TIMIDEZ. Falo isso porque sou um cara relativamente tímido também, mas que passei e continuo passando por um contínuo processo de superação dos meus limites, para que a timidez não sobressaia sobre a minha pessoa e sobre os meus planos e metas.

Se existe uma coisa que os tímidos perdem demais se chama OPORTUNIDADE. As pessoas tímidas deixam escorrer pelas mãos inúmeras oportunidades incríveis, porque não se acham capazes, ou porque se escondem debaixo da mesa, ou porque ficam apenas na história do mocinho ou mocinha legal, etc. Existem alguns caminhos que podem ser seguidos para evitar que essas oportunidades sejam perdidas por causa da timidez. Vou falar os que eu acho mais importantes.

A AGRESSIVIDADE, ela tem um enorme poder de nos impulsionar para frente, da fazer sair da inércia eterna e tomar um rumo. Quero ressaltar que não estou falando da agressividade de sair por aí espancando todo mundo ou dizendo injúrias aos outros. Estou falando da agressividade positiva e comedida, que nos faz ir adiante. Eu escrevi um pequeno texto falando sobre o lado positivo da agressividade, aos que quiserem ler segue o link.

O lado positivo da agressividade

A OUSADIA, ela nos faz querer seguir um caminho diferente do já costumeiro ou nos impulsiona a fazer uma coisa que achamos dificílima ou quase impossível. Vou exemplificar com minha própria experiência. Durante a minha adolescência, eu era extremamente tímido quando o assunto era conquistar uma garota. Na minha cabeça era algo quase que impossível de acontecer. Quando eu via uma menina que me interessava, ficava vermelho igual um pimentão, às vezes chegava até a tremer de tanto medo, não passava um pensamento organizado na minha mente e ficava me martirizando por isso, fazia a clássica pergunta “O quê eu vou dizer para aquela menina?”, e isso me deixava ainda mais travado. O resultado dessa história toda é que eu levava toco em cima de toco das garotas. E não era para menos, eu não conseguia me dar bem nem comigo mesmo? Como é que eu poderia me dar bem com outra pessoa? É óbvio que eu levaria muitos tocos. Mas como eu sou um rapaz que gosta de filosofar e tentar melhorar como pessoa, o que eu fiz? Fiquei me perguntando o que os outros tinham que eu não tinha. Depois de um tempo eu cheguei à conclusão, me faltava OUSADIA e ATITUDE, dois pré-requisitos para se conquistar uma garota. Sem isso, ela pode até achar você um cara interessante, mas dificilmente vai ficar com você.

Ver para crer ou crer para ver?

Outra coisa que atrapalha demais os tímidos é o RISCO DE QUERER AGRADAR A TODOS. Esse erro é quase que unânime entre os tímidos. Eles têm medo de não serem bem aceitos pelos outros ou têm medo de ferir alguém, têm medo de ser uma presença chata, ou um fardo para os outros, etc. Tudo isso é fruto de AUTOESTIMA BAIXA, ou seja, a pessoa coloca um monte de “minhoca” na cabeça, que quase sempre não é verdade, não condiz com a pessoa em si. Normalmente os tímidos são pessoas agradáveis e de ótimo coração e conduta pessoal, mas que não acreditam nisso, não colocam fé nisso, não acreditam fielmente no seu potencial, resultando nessa pessoa travada diante de certas situações. Eu também escrevi um texto falando sobre isso, é um assunto um pouco complexo, aqui vai o link com ele.

O risco de querer agradar a todos

Quero concluir dizendo que a timidez em si não é algo ruim, ela é ruim a partir do momento que te faz perder as oportunidades que aparecem na vida ou no desenvolvimento das relações interpessoais. Mas eu sei que a timidez é um assunto complexo também, sei que tem muita carga genética envolvida nesse comportamento, e sei também que existem casos em que apenas o trabalho pessoal não é o suficiente para que a pessoa se harmonize. Nesses casos o que eu sugiro é a procura de um especialista, um psicólogo, para poder tratar a fundo o dilema da timidez.

Além disso, quero deixar também um programa muito interessante que assisti recentemente que fala desse tema. Assista! Vale a pena conferir…

P.S. O vídeo foi removido pelos direitos autorais da Rede Globo, percebi vários meses depois que publiquei este texto!

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Trabalhando a timidez

  1. Beatriz

    Olá Isaias, gostei muito da sua reportagem sobre a timidez! Enfim, ela nos bloqueia demais… Tipo estou um pouco nervoza pra postar este comentário, devido ao medo do que vc pode me responder e sei lá, cara… É muito vdd a timidez, vc trava e olha que só tenho 15 anos! Mas obrigado!

    • Fico muito feliz em receber comentários tão sinceros quanto o seu Beatriz. Você tem 15 anos e reconhece que a timidez pode atrapalhar e muito a vida. Isso é um sinal de que você já está trabalhando esse comportamento. Eu amadureci bastante desde que escrevi esse texto. Muita coisa mudou desde quando ele foi publicado no comecinho de 2013.
      Uma coisa que descobri e aprendi nos últimos tempos é que o AUTOCONHECIMENTO é fundamental para que consigamos acessar a nossa ESSÊNCIA, nosso EU MAIOR, o nosso lado mais profundo.
      Acessando esse lado essencial, toda a nossa timidez cai por terra. Ela não nos atrapalha mais em nada e conseguimos avançar firmes e fortes ao nosso destino.
      Sugiro que você leia um livro fabuloso que me ajudou bastante a enxergar meus potenciais e crescer, trata-se do livro “O sucesso é ser feliz”, do Roberto Shinyashiki. Ele é um cara incrível que alcançou grandes coisas na vida e hoje ensina muita gente a encontrar seus maiores potenciais!
      Tem também esse áudio muito bom dele, no qual ele fala algumas coisas presentes nesse livro. Vale a pena demais ouvir e reouvir!
      Grande abraço!

      • Beatriz

        Primeiramente, muito obrigadaaaaaaa pelas palavras ditas pra mim. Em seguida pelas recomendações.☺️☺️😇A minha timidez é um dos infernos da minha vida porque simplesmente vc deixa de fazer as coisas que AMA ou deveria fazer… Vc vai acarretando doenças dependendo do ponto de vista que vc tem da timidez…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s