O controle das emoções

Por Isaias Costa

 O mundo em que vivemos hoje está ficando cada vez mais triste e solitário. Nunca a doença chamada depressão foi tão estudada e discutida em jornais, revistas, programas de TV, escolas, universidades etc. Mas sabe de uma coisa que está por trás dessa doença e que não é muito discutida e comentada? A fisiologia do corpo humano. O que é a fisiologia do corpo humano? Vou explicar de uma forma bem breve.

A palavra fisiologia significa “estudo da natureza”, e fisiologia humana significa “estudo da natureza humana”. Não estou querendo dar uma aula de Biologia, nada disso. Estou querendo dizer que a fisiologia humana vai muito mais além da digestão, respiração, excreção, circulação… Ela tem a ver também com o comportamento e as emoções. A natureza humana é física e psicológica, portanto, a fisiologia das emoções é também algo que se estuda e inclusive existem muitos estudos nessa área, com graus de complexidade muito variados.

Se você parar para observar a natureza, ou seja, a fisiologia de uma pessoa deprimida, o que você encontra? Olhos baixos, humor triste, ombros caídos, voz baixa e sem entusiasmo, respiração e movimentos lentos etc. E se você observar a natureza de uma pessoa realizada e feliz, o que você encontra? O total oposto. Olhos para o alto, ótimo humor, ombros elevados e voltados para trás, coluna ereta, voz firme e segura, movimentos ágeis etc. Eu quero propor e até desafiar as pessoas que são deprimidas com essa pergunta! Experimente incorporar a fisiologia de uma pessoa feliz? Ficar em um estado deprimido dessa forma é praticamente impossível, porque a fisiologia de uma pessoa feliz dá todos os recursos para deixar o corpo equilibrado. Chega a ser até incoerente! Você já viu uma pessoa realizada de ombros caídos e olhar cabisbaixo o tempo todo? Garanto que não. Da mesma forma que você não vê uma pessoa deprimida com ombros elevados e olhar para cima o tempo todo. Então é isso que eu sugiro. Mude a sua fisiologia que você mudará o seu comportamento.

tumblr_lps9xjI9cL1qgdykbo1_500

Outra coisa que faz os deprimidos serem deprimidos é o poder dos pensamentos e das palavras. Eu já falei disso diversas vezes no blog, mas não me canso de repetir. TUDO na nossa vida começa em nível de pensamento. E a nossa vida como um todo é um reflexo dos nossos pensamentos. Se na minha mente vem aquele pensamento, “Estou cansado”, aí desse pensamento vem as palavras “estou cansado”. O que vai acontecer? É lógico que você vai ficar cansado com qualquer coisa que fizer. Vai estudar por meia hora e vai ficar com os olhos caindo de sono. Vai fazer exercício e achar que está tendo um ataque cardíaco depois de percorridos apenas 200 metros. Vai fazer algum relatório ou trabalho e vai achar que o tempo parou etc. Tudo isso pode acontecer porque você permitiu que isso acontecesse, entende? Para você trabalhar sempre bem e com afinco é preciso dizer o tempo todo para si mesmo, “Estou ótimo. Estou 100% disposto. Vou trabalhar super bem. Vou conseguir estudar e assimilar todos os conteúdos…” Essa é a fisiologia do sucesso. É outra coisa que posso afirmar sem medo. Não tem como a depressão se instalar em uma pessoa que está o tempo todo repetindo e vivendo através de palavras e ações positivas. Lembre-se. Primeiro vem o pensar, depois o dizer e depois o fazer. Escrevi sobre isso em outro texto, se quiser ler deixo o link abaixo.

O caminho para o sucesso

Quero concluir falando sobre o equilíbrio e o controle das emoções. Nós temos o poder de controlar as emoções e todos os nossos sentimentos e comportamentos. Basta saber como fazer isso. Neste post eu dei algumas dicas preciosas para ajudar a controlar as emoções e incorporar a fisiologia da alegria e do sucesso.

Vale ressaltar que o melhor remédio para a depressão não está nas drogas, que só fazem deixar o usuário dependente e resistente às mudanças e melhoras. O melhor remédio para a depressão é cuidar da mente, ou seja, elevar os pensamentos. Ter sempre o pensamento voltado para a alegria, o sucesso, o bem estar, a saúde, o conforto, o desapego, a partilha, a generosidade, a gratidão, a família e os amigos etc. Tendo o pensamento elevado, não há como a depressão se instalar. Pense sobre isso…

Rir é o melhor remédio

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s