Por Isaias Costa
Hoje eu vou fazer uma breve reflexão a partir de uma frase profunda de um filósofo alemão que admiro muito, Arthur Schopenhauer. A frase diz o seguinte: “Aquele que mantém a calma diante de todas as adversidades da vida mostra simplesmente ter conhecimento de quão imensos e múltiplos são os seus possíveis males, motivo pelo qual ele considera o mal presente uma parte muito pequena daquilo que poderia advir: e, inversamente, quem sabe desse fato e reflete sobre ele nunca perderá a calma”.
Esta frase traz um grande segredo sabia disso? Eu agora vou lhe revelar. Schopenhauer está falando sobre o equilíbrio e a sua relação com as doenças do corpo. A maior parte das doenças que assolam o corpo é fruto de desequilíbrios da mente, ele entendia isso e colocou de forma bastante sutil nessa frase. Leia-a de novo! Consegue perceber o que estou falando aqui? A principal ideia que leva a concluir isso é quando ele fala sobre os possíveis males, que são imensos e múltiplos. Esses males são as doenças físicas, e as palavras “imensos” e “múltiplos” definem algo muito importante tanto na medicina quanto na psicologia, que são as doenças SOMÁTICAS e PSICOSSOMÁTICAS. Isto talvez seja novidade para você que me lê agora, mas é fácil de ser compreendido. As doenças somáticas são aquelas que iniciam com um sintoma típico de uma doença e como num efeito cascata vão surgindo sintomas de outras doenças, e quando menos se espera a pessoa já está com várias doenças diferentes pelo corpo. E as doenças psicossomáticas são ainda mais graves, porque são de ordem psíquica, as doenças de ordem psíquica levam muito mais tempo para serem diagnosticadas e curadas, e o que é pior, levam às doenças somáticas também. Preste muita atenção nestas palavras. Esse é um assunto bastante complexo e que ainda requer profundos estudos de especialistas. Mas o que eu posso dizer é que a calma é muito importante para se manter no equilíbrio. A mente e o corpo podem trabalhar de forma muito melhor quando você está calmo. Eu tomo por mim. Quando estou calmo consigo fazer grandes coisas, mas quando estou ansioso ou agitado, parece que o meu dia foi “sem sentido”. Tento fazer minhas atividades, mas perece que falta aquela inspiração. Fica a dica para todos. Querem ter resultados muito melhores no trabalho? Permaneçam calmos e serenos.
Acho bem interessante que ele fala das duas vias com relação à calma e às doenças. Quando você está calmo consegue trabalhar muito melhor e as doenças não vêm até você. Você não precisa ter esse conhecimento para que isso aconteça. Porém, quando você tem esse conhecimento, vai fazer de tudo para permanecer calmo, porque sabe das consequências para o corpo. É muito interessante isso, não acha? Uma coisa leva a outra.
Vou concluir falando de algo muito simples, mas que tem profunda relação com tudo que falei aqui. Se você fica agitado e preocupado demais com os seus problemas, o resultado disso é horrível, porque você estará sendo COMPLETAMENTE IMPRODUTIVO, primeiro, porque ficar preocupado não vai fazer o seu problema ser resolvido, segundo, você provavelmente vai ficar doente, terceiro, você vai perder muito tempo para se recuperar da doença, quarto, você vai gastar um dinheirão com remédios, quinto, você vai se dar conta da besteirada que fez e vai procurar ficar calmo, sexto, você estará preparado para resolver o seu problema. Está vendo como ficar preocupado é improdutivo? Por que ao invés de você passar por esses seis passos você não vai direto para o sexto passo? Sem ter que sofrer os cinco anteriores? Eu tenho procurado a um bom tempo ir direto para o sexto passo, e isso tem me ajudado bastante. Quero deixar essa reflexão a você. Busque a calma e a serenidade. A sua vida pode se tornar muito melhor e produtiva.
* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]