Sintonize com você mesmo

Por Isaias Costa

Uma palavra muito importante no período do carnaval e poucos se dão conta é a palavra SINTONIZAR. Você sabe o que ela significa? Esta é uma palavra muito rica! Sintonizar significa “Estar em um mesmo estado de frequência de dois sistemas, um emissor e um receptor”, ou seja, é uma relação de reciprocidade ou concomitância. Afinal de contas? O que eu estou querendo dizer? Estou querendo falar sobre a televisão.

alem-disso-4

Eu fico impressionado como existem tantas pessoas que literalmente “perdem” várias horas do seu dia na frente da TV. Não estou querendo dizer que a televisão é uma desgraça ou uma perda de tempo, entenda-me bem. Alguns poucos programas são bons, mas é preciso ser extremamente seletivo para assistir programas que realmente transmitam CULTURA. A maior parte dos programas da TV só ensinam você a ser BURRO e MANIPULADO. Os empresários usam de vários artifícios para prender a atenção. E nessa época do carnaval, nem se fala. A baixaria “come de esmola”, como diriam alguns.

O valor da cultura

Quero levar você a refletir sobre essa palavra que coloquei. Que tal você fazer o seguinte exercício? Em vez de sintonizar o dia inteiro com a TV, sintonizar consigo mesmo? Já pensou no quanto esse exercício pode ser rico e frutuoso? Com certeza nesses dias de carnaval você tem mais tempo livre e vai utilizá-lo da maneira que melhor lhe agrade. Será que custa muito você parar alguns minutos para olhar para dentro de si e deixar sua mente totalmente livre para pensar e lhe direcionar para coisas boas e novas? Faça isso hoje! Sintonize com você mesmo! Faça o exercício de perguntar para si. “Quem sou eu?”. Essa pergunta parece ser tão simples não é? Mas se trata de uma das perguntas mais difíceis de responder. Eu me faço essa pergunta e ainda hoje não consegui responder com perfeição. E sabe de uma coisa legal? É bom que seja assim. Eu quero me surpreender. Se eu disser “sou isso, sou aquilo”, estou restringindo as minhas possibilidades, porque posso ser muito mais do que falei. Está vendo como essa pergunta é muito mais filosófica do que se imagina? Quero lhe levar a fazer essa pergunta e muitas outras que vierem em sua mente.

Tem uma coisa que faço e que ainda não falei nesse blog. Eu praticamente não assisto televisão. Eu acho tão alienante a maior parte daqueles programas que simplesmente não perco meu precioso tempo com eles. Pense em você? Já pensou se todo esse tempo que você passa na frente da TV fosse utilizado para o aprimoramento pessoal? Para você estudar, ou desenvolver um projeto inovador, ou aprender um instrumento musical, ou uma língua estrangeira etc. A vida das pessoas no mundo inteiro seria bem diferente.

Quero concluir compartilhando um excelente texto da professora Regiana Miranda. É um texto bem curtinho, mas que pode levar a grandes reflexões. Sintonize consigo mesmo e deixe que apenas as pessoas que não querem se aperfeiçoar sintonizem o dia inteiro com os lixos da televisão brasileira. Desejo a você um excelente carnaval! Bom descanso, boas festas, boas curtições, e claro, boas leituras também!

****

Para as pessoas que não planejaram nada, simplesmente esqueceram o foco em si, ou em suas metas ganham também um presente dos feriados, o acaso. Na casa se estiver cheia ou não, sente perto da xícara de chá e se tiver gente converse, se não, use os próprios botões para pensar, claro, sem televisão por perto.

Aliás é sempre bom lembrar que ao desligarmos a televisão em dias comuns ganhamos no mínimo uma hora para sentirmos, assistirmos e estarmos mais próximos dos nossos parceiros de casa. Se fizermos isso todos os dias, conseguiremos conhecer melhor os outros, o que é mais divertido, conseguiremos conhecer um pouco mais de nós mesmos.

Hoje em dia se fala tanto de drogas mas não aprendemos a enfrentar a realidade 24 horas por dia, desde pequenos chegamos da escola e tem aquela tela pensando por nós, imaginando por nós, criando necessidades de produtos na nossa vida. Olhe, hoje foi frustrante na escola mas vamos pensar nos problemas da protagonista, ou vamos acreditar que se comprarmos o game IV todos os nossos problemas se solucionarão. O mundo fica pendente, as dores ficam pendentes, a vida fica pendente e vamos crescendo, daí, mais velhos já adolescentes o que podemos fazer ao levarmos o primeiro pé na bunda? Naquele mesmo mês em que as notas em matemâtica te empurram para a recuperação?

Se pensarmos assim com tanta oferta não é de se acreditar ser estranho imaginarmos que as pessoas procuram o que as tiram da realidade – mas pô cara porque você aceitou aquela droga, porque caiu nessa? Na verdade o cara não queria atrapalhar a novela de ninguém e não teve com quem chorar, se abrir e conversar, porque nem é natural que se faça isso, afinal depois do trabalho e da escola existe a realidade chamada televisão, ou para quem tem a possibilidade de estar longe da novela, estar sozinho no quarto com seu computador e sua dor.

Daí também dá para se afundar em comida, um pacotinho de biscoito, outro de salgadinho, duas latinhas de refri e tudo isso para nossa sociedade é tido como normal, nossa fuga é tanta, nossa falta de consciência e presença é tamanha que é completamente normal um cara comer mais de trocentas calorias no almoço, num restaurante fast food, não se pensa no daqui a pouco, minhas papilas querem e quem manda são elas, elas que me dão prazer na vida. Não é que não seja bom, que não podemos ter prazer, mas a vida não é feita só de prazeres, nem
só de dores ainda bem, mas existem esses polos e tudo que fica entre eles.

Mas o presente do tempo foi nos dado, agora o acaso, o poder pensar sobre a nossa própria existência o aprender a amar nosso corpo, nossos antigos amores, nossas dores de separação, amar a presença de quem a gente ama e está perto de nós e mais uma vez sentarmos para cantar perto do violão, sorrirmos quando erramos a música e agradecermos que todo dia a gente pode desligar o que está errado e sintonizar no que nos faz bem.

Site: Certezas do acaso

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Sintonize com você mesmo

  1. Valeu Isaias, foi um prazer ler seu blog também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s