A invisibilidade social- Parte 2

Por Isaias Costa

No post anterior eu falei sobre a invisibilidade social, expliquei o que é, falei do meu exemplo e também citei vários famosos que têm grande relevância social. Hoje eu vou falar sobre algumas atitudes que se pode tomar para não ser mais visto como um fantasma ou um “Zé ninguém”.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/02/18/a-invisibilidade-social-parte-1/

Um dos principais fatores para evitar a invisibilidade social é melhorar a comunicação. Vou falar da minha própria experiência. Eu era muito tímido e reservado. Até as famosas “palavras mágicas” eu não falava: “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, “se cuida”, “como é que vai?”, etc. Isso é o mínimo do mínimo que deve ser feito para não ser invisível. É você chegar ao local de trabalho e cumprimentar a todos, mesmo que a outra pessoa não responda, não importa, você fez a sua parte. Isso pode ser banal, mas faz toda diferença. Cumprimentar as pessoas é como se fosse a “arrancada” no processo de relevância social. Sabe um exercício interessante que pode ser feito para melhorar nisso? Cumprimentar pessoas totalmente desconhecidas. Eu já me fiz esse exercício e adorei. É você chegar em um supermercado, por exemplo, e dizer para a moça do caixa. “Hoje o dia está tão bonito você não acha?”, ou passar pela catraca do ônibus e dizer ao trocador, “Como é que foi o seu dia amigo? Você viu aquilo que passou no jornal nacional ontem?…”. Esses simples atos vão fazer você melhorar muito as relações sociais.

Casper_the_friendly_ghost_4604f42d4e883

Outra coisa importante é não dizer o que as pessoas não querem ouvir. Isso não é falsidade nem nada parecido, é a boa comunicação. Por exemplo. Você chega ao trabalho e um dos colegas está muito cansado e abatido, deve estar passando por algum problema pessoal, aí você chega para ele e diz assim “O quê que tá acontecendo contigo mah! Levou um chifre da namorada foi? Qual é mermão? Sai dessa!”. Me diga! Qual é a vontade que dá quando se ouve uma coisa dessas? Acho que nem preciso responder… Percebe o que estou querendo dizer? Estou falando para não ser chato e intransigente. Ninguém gosta de gente assim por perto. São como uma escória para a sociedade. E quase sempre essas pessoas se tornam invisíveis sociais. Porque todos a excluem, e não é para menos. É péssimo ser um intransigente. Portanto, o que digo é, muito cuidado com as palavras, elas podem ser destruidoras…

invisivel

Outro ponto importante é se aperfeiçoar nos seus talentos e explorá-los ao máximo. Você tem talento para a pintura, por exemplo, se ficar trancafiado dentro de casa como um zumbi e não mostrar seus quadros para ninguém e não fazer o que os comerciantes dizem: “vender o seu peixe”, de nada vai adiantar o seu talento. Você vai estar perdendo o seu tempo, gastando dinheiro, ficando mais pobre, escondendo o ouro e o pior de tudo, vai ser invisível socialmente, as pessoas vão lhe ver como um “Zé ninguém” que não faz nada. Outro exemplo, você é cantor, tem uma linda voz, mas passa todas as noites cantando em um único barzinho de esquina, ganhando uma merreca, só para não passar fome. O que vai acontecer com você? Também será invisível socialmente, as pessoas nem vão se dar conta da sua existência. O que deve ser feito nesse caso é tentar formar uma banda e gravar em estúdios, participar de shows de novos talentos, enfim, tentar se lançar em algo grande, ousar. Não ficar esperando que tudo caia do céu, porque não vai cair.

Você pode ser muito mais do que um cantor de barzinho de esquina...

Você pode ser muito mais do que um cantor de barzinho de esquina…

Vou concluir falando do básico. Para ter relevância social, você não pode ficar trancafiado dentro de casa. Como você vai melhorar seu círculo de amigos e a comunicação ficando dentro de casa o dia todo? Você tem que explorar o mundo, sair, conhecer lugares bonitos, fazer coisas diferentes, ir para shows, cinema, teatro, show de humor, dançar em um clube, surfar, andar de skate, patinar, subir uma serra, etc. Tudo isso vai fazer de você alguém mais sociável.

Ainda há muito mais a ser falado sobre esse tema. Mas vou deixar para a imaginação de todos. Faça essa pergunta a si! “O que eu posso fazer hoje para ser mais sociável, para me tornar menos invisível?…”. Um excelente exercício…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “A invisibilidade social- Parte 2

  1. Crasso

    Otimos Textos amigo, parabéns, está me ajudando muito.

  2. Vinicius

    Muito obrigado por este texto, realmente suas palavras me ajudarão muito na minha vida. Obrigado!

Deixe um comentário

