Ronaldinho Gaúcho e a Academia Brasileira de Letras

Por Isaias Costa

Eu realmente não sei o que está acontecendo com o nosso mundo. Não! Na realidade eu sei sim. O nosso mundo está ficando BURRO e repleto de pessoas alienadas e sem cultura. Eu assisti a um vídeo que me deixou “fumaçando” de raiva e só não utilizo palavras torpes neste post porque eu posso escrever como alguém que tem cultura e vocabulário. Trata-se de um vídeo do jornal do SBT falando sobre a conquista por Ronaldinho Gaúcho da medalha Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras. Eu assisti a esse vídeo e fiquei absolutamente perplexo. A minha reação foi como a dos personagens de animes quando ficam constrangidos, ficam com uma gotinha na testa e se perguntando, “What?”…

Não entendi!

Não entendi!

Aqui segue o link com o vídeo da notícia.

 

Eu tenho muita vontade de chegar até o Ronaldinho Gaúcho e perguntar quais foram os últimos cinco livros que ele leu e ver qual seria a sua reação. Acho que ele faria mais ou menos assim: “Ãhhn! Uhnn! Cara, tu assistiu aquela reportagem que passou no Fantástico semana passada? Foi muito boa, todos deveriam ter assistido...”, e tentaria se sair de mansinho.

Machado de Assis foi o fundador da Academia Brasileira de Letras e por lá estão registrados grandes nomes, como Rachel de Queiroz, Olavo Bilac, Aluísio Azevedo, Ruy Barbosa (estou falando Ruy Barbosa), Graça Aranha, Roberto Campos, Osvaldo Cruz, João Cabral de Melo Neto, entre muitos outros gênios da literatura. Você consegui entender o que é colocar Ronaldinho Gaúcho para dividir espaço com a nata do conhecimento? Isso é completamente inadmissível e inaceitável. Assistir a uma notícia como essa deve ser muito frustrante para os escritores brasileiros da atualidade. Eu fico querendo imaginar o que escritores como Rubem Alves, Augusto Cury, a querida Adélia Prado, o grande Paulo Coelho, o meu grande ídolo Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Leonardo Boff, Dr. Flávio Gikovate, Rubem Fonseca e muitos outros mestres da literatura ficam pensando ao verem uma palhaçada dessas. O que me deixa feliz e esperançoso é que esses grandes escritores não escrevem pensando em receber uma medalha. Não! Eles escrevem porque querem ver um Brasil menos alienado e com um pouco mais de CULTURA…

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/01/14/o-valor-da-cultura/

Para terminar vou deixar uma sugestão de um filme que assisti recentemente e que faz uma sátira ao “emburrecimento” da população. Mostra a população do futuro em um mundo governado por pessoas idiotas. Trata-se do filme americano “Idiocracia”. Esse filme é muito bom amigos. Eu realmente estou começando a achar que esse filme tem um grande fundo de verdade, porque as baixarias que estão sendo disseminadas todos os dias está me fazendo ter esses pensamentos. Você quer viver em um mundo de idiotas? No filme os personagens falam que ter cultura é coisa de “viado”. Você quer contribuir para espalhar esse tipo de alienação? Vamos acordar! E procurar realmente a CULTURA. Eu quero fazer parte de um país e de um mundo que tenha senso crítico, mas parece que quanto mais o tempo passa mais esse meu desejo se torna utópico. Mas vou continuar tendo esperança, isso é algo que tenho de sobra e terei sempre. Vou sempre procurar fazer a minha parte, só resta a você fazer a sua… Assista a esse filme e comece a se questionar sobre o mundo em que vive. É esse o mundo em que você quer viver? Vou deixar o link do youtube com o filme completo e dublado. Vale a pena reservar 1 hora e 20 minutos do seu dia com esse filme, ele mostra de forma cômica a necessidade de se aprofundar nos estudos e no aperfeiçoamento pessoal…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

