Líderes e Mestres espirituais

Por Isaias Costa

Recentemente escrevi um texto falando sobre a volta às origens da igreja católica. Falei sobre a igreja fundada por Jesus e sobre vários preceitos e mudanças institucionalizadas pelos homens. Aos que não leram segue o link.

A volta às origens da igreja: Parte 1

A volta às origens da igreja: Parte 2

Esse assunto da igreja é extremamente vasto e complexo. Há muito que falar sobre ele, mas hoje vou me focar em outra coisa, nas lideranças espirituais, a partir de um questionamento que me faço desde que era garoto: “Será mesmo necessário que exista um líder na igreja que seja o representante de Deus na terra? Que tenha um título de santo padre? E que esteja no topo da hierarquia da igreja?”. Eu acredito que não. Não sei se você já parou para pensar nisso, mas essa história de ter um papa para representar a liderança da igreja leva a grandes intrigas, brigas de poder, rixas, invejas, maus tratos, principalmente verbais, dentre uma série de outros fatores.

papa_bento_xvi

Enfim, aquilo que deveria ser conduzido para levar a paz ao mundo e à igreja está sendo distorcido numa guerra interna, na qual ninguém fica sabendo dos pormenores. Na realidade, muitos do que estão lá dentro do Vaticano sonham com os privilégios e a fama que só um papa pode ter. Eu acho um grande engano pensar assim, e o que acho pior é que isso não tem nenhuma relação com a verdadeira missão de Jesus. Ele dizia: “o maior entre os homens é aquele que serve...”. Mas, o que vemos dentro do Vaticano são muitos homens que querem ostentar riquezas e ser servidos. O total oposto da missão de Jesus. A igreja de Jesus é uma igreja de servidores e de pessoas que pegam a sua cruz e o seguem. Acho que você lembra da passagem que Jesus fala com o homem rico e diz a ele: “para você alcançar o reino dos céus só te falta uma coisa. Vende tudo o que tem e dá aos pobres…”. Será que os grandes líderes da igreja estão vivendo esse preceito ensinado por Jesus? Pense sobre isso…

Agora vou falar a principal ideia. Eu acho que o nosso mundo está carecendo de verdadeiros mestres espirituais. Pessoas que causem um impacto profundo nos sentimentos e nos corações das pessoas. Quero falar de um homem que está ajudando a mudar toda a minha vida e as minhas perspectivas de mundo. Eu espero que você leia isso e tenha pelo menos um pouquinho de curiosidade de saber de quem estou tratando. Eu acredito que este homem que vou falar agora é um dos maiores mestres espirituais da atualidade. Seu nome é Eckhart Tolle. Meu Deus! A sua serenidade e paz de espírito é algo totalmente fora de qualquer padrão que si possa imaginar. O seu nível de consciência é estratosférico e eu tenho a mais profunda admiração por sua pessoa e sua integridade. Ele é autor de um grande Best-seller e inclusive quero deixar como sugestão de leitura, o livro “O poder do agora”. Um livro em que ele fala sobre a dimensão de viver o momento presente em toda sua plenitude. Ele também tem vídeos na internet e livros para download em pdf. Pois é amigos. O mundo precisa de mais pessoas como ele. Cabe a cada um de nós buscarmos conhecer um pouco desses grandes mestres e nos inspirarmos neles. Eu sempre terei o Eckhart Tolle como um grande exemplo de homem e de mestre espiritual. Eu estou aprendendo a viver a vida de forma muito mais intensa e feliz com os seus ensinamentos. Com ele estou aprendendo cada vez mais a viver o hoje, que é a maior maravilha que existe.

Um dos maiores mestres espirituais do nosso mundo...

Um dos maiores mestres espirituais do nosso mundo…

Por fim. Como eu sei que o que estou falando aqui pertence ainda ao mundo da fantasia, o que resta é esperar que o próximo papa veja os grandes problemas do mundo com olhos de amor, com os olhos de Jesus, com olhos de perdão, de humildade, de servidão, de misericórdia, de paz. Um papa realmente santo pode fazer grandes coisas pela humanidade, como foi o papa João Paulo II, o papa dos jovens. Ele foi o papa que mais arrastou jovens para a igreja até hoje. Espero que o próximo papa siga um pouco dos passos deste homem santo que foi o papa João Paulo II…

Que o próximo papa seja um pouquinho parecido com este santo homem...

Que o próximo papa seja um pouquinho parecido com este santo homem…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

