Quanto vale a vida?

Por Isaias Costa

Uma jovem tão linda que morreu por causa de alguém completamente desequilibrado...

Uma jovem tão linda que morreu por causa de alguém completamente desequilibrado…

Ontem eu assisti a uma pequena notícia que me deixou absolutamente perplexo e a partir dela fiquei me perguntando: “Quanto vale a vida?”. Uma pergunta bastante difícil e complexa. Antes de iniciar minha reflexão a respeito vou deixar o link com a notícia para você assistir…

http://mais.uol.com.br/view/jinmcnm98vmk/aluno-mata-professora-por-amor-nao-correspondido-em-sp-0402CD9C3570C4994326?types=A&

É muito difícil concluir com exatidão o que levou esse jovem a cometer um crime tão bárbaro, mas acredito que a principal causa está no EGO. Ele teve seu ego profundamente ferido. O que observo nestes casos e em pessoas na sociedade é que o ego tem uma relação muito forte com a ACEITAÇÃO e com aquela forte tendência que existe dentro de todo ser humano de SER APROVADO. O ego NECESSITA de aprovação dos outros. Se essa aprovação não acontece parece que nós “entramos em parafuso”. Acho que se entrasse no mérito da questão escreveria páginas e páginas. A questão da aprovação vai muito mais além do que relacionamentos. Sabe um exemplo simples que acontece todos os dias que tem tudo a ver com essa história de aprovação? Mensagens de celular, de facebook ou telefonemas. Eu fico impressionado como as pessoas DEPENDEM de uma resposta de mensagem, de um “curtir” de facebook ou de telefonemas para dizer que está tudo bem ou que não esqueceu a pessoa. Eu acho tudo isso tão simples! Mas admito que não consigo entender porque a maioria das pessoas depende tanto dessas coisas. Se você manda uma mensagem e a pessoa não responde é como se houvesse um cataclismo. Se você manda uma mensagem no facebook e ninguém curte vem sempre aquela ideia: “Ninguém curtiu o que eu coloquei! Ninguém olha o que eu posto! Blablabla”.  Se você deixa de ligar um dia para o namorado ou namorada a pessoa fica pensando que você está deprimido, ou que esqueceu dele(a), ou que o relacionamento está esfriando, e mais infinitos outros pensamentos que só refletem uma coisa, NECESSIDADE DE APROVAÇÃO. Ahh! Quero deixar claro que não me excluo do que estou falando aqui. Eu mesmo penso muito das coisas que estou escrevendo e também não consigo entender o porquê…

https://paralemdoagora.wordpress.com/2012/11/03/ser-de-todos-e-de-ninguem/

Percebe como essa questão da aceitação e aprovação é ampla? Pois é. Eu acredito que aconteceu isso com esse rapaz que matou a moça, porém os seus desequilíbrios pessoais também contribuíram bastante neste ocorrido. Ele com certeza tinha muita coisa mal resolvida, principalmente do que se trata de AUTOESTIMA. Eu sinto dizer, mas seu caso é digno de PENA. Não sou mulher, mas eu tenho certeza absoluta que as mulheres que veem uma matéria dessas pensam: “Meu Deus! Que cara fraco! Idiota! Insignificante...”, entre outros adjetivos torpes. As mulheres pensam isso por um motivo muito simples, elas esperam atitudes de SEGURANÇA em um homem. Se isso não acontece o caminho natural é a REPULSA e FALTA DE ORGULHO. Esse rapaz deveria ser extremamente inseguro e logicamente não conseguia sucesso com as garotas. Mas o problema é das garotas? Obviamente não! O problema era dele, que não desenvolveu algo que todo e qualquer homem deve desenvolver: SEGURANÇA. O que aquela professora fez foi o qualquer outra garota faria, deu um fora bonito em um cara totalmente fraco e inseguro. Quero aproveitar para deixar essa dica aos homens que estão lendo esse post. Querem ter sucesso com as garotas? Sejam seguros! Ajam como homens! E não como um rapaz como esse do vídeo, que é digno de pena, e sei que as garotas concordam comigo. Ele agiu de forma completamente egoísta e doente matando a moça, e ele fez isso pra tentar aliviar uma dor que deste dia em diante vai se tornar ainda maior, porque ele está preso, com o nome sujo e principalmente, com o lado psicológico completamente destruído. O que deveria ser resolvido de uma forma honesta, que era a sua insegurança, foi esfacelado por causa do seu ego inflamado de ódio. É uma pena…

Na realidade, o caso deste rapaz é ainda mais complexo do escrevi até agora, porque seu perfil psicológico é típico de um psicopata, e tratar um psicopata é algo que nem os psiquiatras ainda sabem com perfeição. Na entrevista em que ele fala que faria o que fez em qualquer hipótese me leva a concluir que ele é psicopata, não sei o grau de psicopatia, mas com certeza ele é, e com essa informação ainda complica mais uma análise profunda desse caso.

Para concluir. Quanto vale a vida? Muitas pessoas estão matando seres humanos inocentes por causa deste desequilíbrio, que digo e repito, é interior. As pessoas querem resolver exteriormente problemas que devem ser resolvidos interiormente. O que acontece é que enquanto for assim o mundo continuará cheio de desequilíbrios. Mais uma vez vou repetir. Busque o AUTOCONHECIMENTO. Leia! Questione sobre a sua vida e seu universo interior! Destrua aos poucos as mazelas que estão guardadas no coração e muitas vezes já estão apodrecendo por falta de atitude! Não queira perfeição em ninguém, se você pensar assim vai acabar ficando paranoico, porque todo ser humano é cheio de defeitos e sempre vai lhe desapontar em alguma coisa! Se você foi rejeitado por alguém, não fique querendo matar essa pessoa, pergunte a si mesmo o que levou a outra pessoa a lhe rejeitar e mude esse comportamento! Seja HUMILDE. Tenha consciência que você é um ser em constante mudança e aperfeiçoamento, e que pode ser alguém muito melhor, basta correr atrás desse sonho.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/01/07/o-ego-do-ser-humano-parte-1/

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/01/09/o-ego-do-ser-humano-parte-2/

Tudo que falei aqui é bastante amplo e complexo. Com certeza ainda falarei de muitos outros pontos que tem relação com o EGO, com a SOLIDÃO, com as MUDANÇAS, com o AUTOCONHECIMENTO, mas são cenas para os próximos capítulos. Quero lhe deixar com uma bela música que trata de forma mais filosófica a questão da vida. Escute prestando muita atenção na letra, é uma letra riquíssima e cheia de interpretações…

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Quanto vale a vida?

  1. Cláudio

    ótima análise e reflexão é bem por aí mesmo , O Ego sempre em busca de aprovação e aceitação dos outros e quando não encontra quer se vingar.

  2. Carlos

    Mto bom arttigo, parabéns, o que está faltando é o ser humano se conhecer de verdade!.Um ótimo livro para autoconhecimanto é “Universo em Desencanto”: a origem da humanidade! Abs.

  3. Obrigado pela sugestão de leitura Carlos! Com certeza lerei este livro e quem sabe ele até me inspire a escrever muitos outros posts não é!!

Deixe uma resposta

