Tudo tem três lados

Por Isaias Costa

3

Outro dia eu li um texto interessante de uma engenheira química que trabalha com radiestesia chamada Maria Isabel Carapinha. Neste texto ela falava sobre as histórias que são compartilhadas, em toda e qualquer história, sempre existem três lados. Um tempo depois de ler esse texto descobri que se tratava de um provérbio chinês que diz o seguinte: “Todos os fatos têm três versões: a sua, a minha e a verdadeira”.

Quais são esses três lados ou versões? Trata-se do lado da pessoa que conta a história, do seu lado e da verdade em si. Essa discussão dos três lados é bastante filosófica, porque a verdade é uma coisa muito individual e relativa. O que é verdade para mim pode não ser para a outra pessoa vice-versa e ainda pode haver a possibilidade de as duas pessoas terem verdades individuais equivocadas, sendo a grande verdade a de outra pessoa. Parece meio confuso e complicado, mas não é. Inclusive eu escrevi um post falando sobre as verdades. Confira…

A verdade absoluta e a verdade individual

Já falei inúmeras vezes do grande Raul Seixas nos meus textos e não me canso de falar, porque ele é uma grande fonte de inspiração e de questionamentos. Um detalhe muito importante por trás das verdades e dos lados se chama SILÊNCIO. Como assim o silêncio? Vou explicar. As pessoas que normalmente mais se aproximam da verdade no falar são as pessoas silenciosas. Estas pessoas vivem profundamente o ensinamento do grande Sócrates: “Só sei que nada sei”, ou seja, é a questão da humildade. Os que sabem mais devem se mostrar humildes e silenciosos, estes quase sempre se aproximam das grandes verdades da vida. O mestre Raul Seixas entendia bem isso e não cansava de transmitir em suas músicas: “Quem sabe não fala, não diz…”.

Quem sabe não fala, não diz

Lendo esse texto eu fiquei filosofando a respeito do número três. Você já se deu conta de que quase tudo que envolve mistérios, conflitos ou discussões filosóficas tem uma profunda relação com o número três? Vou citar alguns exemplos para que se certifique do que estou dizendo aqui. Jesus morreu e ressuscitou em três dias. A bíblia sagrada e a igreja católica ensinam sobre a santíssima trindade (pai, filho e espírito santo), muitos religiosos acreditam na existência de céu, inferno e purgatório, Pedro negou Cristo por três vezes na noite da sua condenação, três foram os reis magos que foram ao encontro do menino Jesus. No campo dos relacionamentos, quando se fala de triângulo amoroso, quase sempre essas histórias terminam em grandes discussões. Na política foram criados os três poderes (jurídico, executivo e legislativo). No cinema existem os três mosqueteiros. Nos desenhos os três porquinhos, os três sobrinhos do pato Donald. Em livros de suspense ou romances policiais sempre existem grandes mistérios envolvendo o número três, etc, etc. Com relação às histórias de vida não poderia ser diferente. Sempre existem três lados. E a verdade aparece a partir da discussão desses três lados.

600-os-tres-mosqueteiros1texto-infantil-Os- três- porquinhos- de- Joseph -Jacobs-fábulas-galeria-do-texto-infantil

Quero concluir essa viagem filosófica dizendo que a verdade é algo muito individual, e nós devemos ser o mais neutros possíveis com relação às verdades dos outros, porque isso que é a verdadeira liberdade, a grande liberdade de expressão. Cada um tem o direito de pensar como quiser, de viver como quiser e da maneira que quiser. Manter-se neutro com relação a tudo isso pode nos ajudar muito, porque teremos relações mais saudáveis com as pessoas. Eu gosto muito de cultivar o silêncio. Eu acredito que ele é o maior aliado para os bons relacionamentos com as pessoas. Através do silêncio e da observação nós aguçamos a forma de falar, para não ser invasivo nem intransigente. E desenvolvendo isso, existe uma maior possibilidade de que aquilo que estejamos falando seja algo bem próxima da verdade.

Portanto amigos. Vamos sempre nos lembrar de que em tudo existem três lados e que ter a consciência deles pode fazer a nossa vida ter muito mais harmonia.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Tudo tem três lados

  1. Suh Costa

    Olá, boa noite! Sei que estou atrasada no comentário, afinal, esse post é de 2013, e lendo alguns artigos no seu blog, me deparei com esse texto muito interessante e verdadeiro que me fez lembrar, (já que você citou a relação de alguns fatos com o número três) de uma frase que li não me lembro onde, de que “toda história tem três lados, o nosso, o do outro e o fato”. Um abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s