Mesmo assim…

Por Isaias Costa

madre

Hoje eu vou deixar como reflexão um belo texto da Madre Teresa de Calcutá. Este foi um texto que li pela primeira vez na adolescência e marcou a minha vida para sempre. Quem sabe ele não marque a sua vida também?

Mesmo assim…

As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
Ame-as MESMO ASSIM.
Se você tem sucesso em suas realizações,
ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Tenha sucesso MESMO ASSIM.
O bem que você faz será esquecido amanhã.
Faça o bem MESMO ASSIM.
A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
Seja honesto MESMO ASSIM.
Aquilo que você levou anos para construir,
pode ser destruído de um dia para o outro.
Construa MESMO ASSIM.
Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
Ajude-os MESMO ASSIM.
Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

Este pequeno texto traz grandes ensinamentos, mas o principal ensinamento é sobre o AMOR. A madre Teresa foi uma verdadeira poetisa do amor. Vamos aprender um pouquinho com esta mulher tão santa! O mundo em que vivemos hoje carece tanto de amor, e esse texto dela vem nos relembrar essa necessidade. O que vejo demais todos os dias são pessoas dissimuladas, muitos que se vestem de uma falsa modéstia, que colocam muitas máscaras no rosto, para tentarem se passar de melhores do que as outras ou mais espertas. Chega disso! Eu quero fazer parte de um grupo diferente, o grupo das pessoas como a madre Teresa, que se mostra para as pessoas tal qual é, sem máscaras, sem subterfúgios. Inclusive eu vou deixar um post que escrevi falando sobre o valor da sinceridade, da transparência e como tudo isso tem a ver com a solidão do ser humano. Confira…

Entendendo a solidão

Outra grande mensagem deste texto é a frase: “O bem que você faz será esquecido amanhã. Faça o bem MESMO ASSIM”. Esta frase vem nos mostrar o quanto esta mulher parecia com Jesus Cristo. Esta mensagem que ela está dizendo é a mesma mensagem do mestre Jesus, dita com outras palavras. Jesus fazia o bem às pessoas por puro amor, não esperava ser exaltado ou congratulado, não. Muito pelo contrário, o que ele mais buscava era o anonimato, o que mostra sua extrema humildade. Nós, seres humanos, basta crescermos um pouquinho na vida e já nos tornamos prepotentes e arrogantes, querendo pisar em todo mundo. Vamos seguir o caminho de Jesus! Este é o caminho para a verdadeira felicidade. Vou deixar também um post em que falo sobre essa grande virtude de Jesus.

Voltar para agradecer

Reflita sobre esse texto! Mais uma vez vou deixar a dica. Escreva ou imprima esse texto para colocar em algum lugar de destaque, onde você possa lê-lo e relê-lo muitas vezes. Os ensinamentos destas poucas frases podem ser levados por toda a vida…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s