A palavra coragem

Por Isaias Costa

29840922

Eu admiro muito o místico oriental Osho. Gosto de ler pequenos textos dele e acho extremamente inspiradores. Vou compartilhar um texto em que ele fala sobre a coragem e o medo.

“A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa “coração”. Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta. O coração nunca calcula nada”.

Eu me identifiquei muito com esse texto, por vários motivos. Gosto das MUDANÇAS, porque são elas que nos fazem amadurecer e crescer como ser humano. A OUSADIA nos faz viver a vida com intensidade e buscar novos desafios cada vez maiores e melhores. CORRER RISCOS nos faz viver com um brilho todo especial e faz também despertar o que há de mais criativo no ser. ENFRENTAR O DESCONHECIDO também desperta a nossa criatividade, ousadia, reduz os medos, aumenta o nosso repertório de histórias de vida, etc. SEGUIR TRILHAS PERIGOSAS faz muitas vezes com que tomemos as melhores atitudes e façamos as melhores escolhas, ou como diria o grande poeta Robert Frost: “Duas estradas bifurcavam numa árvore, eu trilhei a menos percorrida, e isto fez toda a diferença”. Entre outros motivos.

Conta comigo
A estrada menos trilhada

Estes motivos são todos interessantíssimos, mas o que acho mais relevante é quando ele fala sobre viver com o coração. Cada vez mais eu me convenço que viver com o coração é o caminho para a alegria completa e a realização como pessoa. Eu costumo escrever os posts contando experiências minhas, e acho interessante constatar que vivi e continuo vivendo o que o grande Osho vem dizer nesse pequeno texto. Ter coragem de arriscar, de seguir novas trilhas e caminhos, sempre seguindo o coração. Eu passei por momentos muito difíceis na época que cursava Física, não conseguia me adaptar ao ambiente e as pessoas de lá, mas posso garantir que foi um tempo muito frutuoso, porque me fez refletir muito sobre o que Deus realmente queria para a minha vida. Durante o curso fui concluindo que minha vocação não era com pesquisas em Física, mas com o ensino e com as pessoas. Cheguei a essa conclusão ouvindo o meu coração. Acreditem amigos! A voz do coração é a voz mais forte que existe, basta que saibamos ouvi-la. Vou deixar dois links falando sobre algumas experiências que vivi na época que cursava Física, confira…

Pessoas e lugares kriptonitas
A voz do coração e voz dos outros

Para concluir. Nada melhor do que uma frase do grande Raul Seixas: “Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz. Coragem, coragem, eu sei que você pode mais”…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A palavra coragem

  1. Osvaldo

    Coragem e humildade na minha opinião são as virtudes mais benéficas que existem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s