A interrupção de padrões

Por Isaias Costa

Hoje eu vou falar de um assunto muito interessante chamado INTERRUPÇÃO DE PADRÕES. O que seria essa interrupção de padrões? Vou explicar. É quando alguém tem um padrão que supostamente está bem enraizado, mas que, basta se utilizar de uma boa técnica que esta pessoa sai imediatamente desse seu padrão para o padrão da pessoa que utilizou essa técnica. Eu sei que você ainda continua sem entender, porque até aqui não falei nada com nada. Você vai entender a partir de agora…

Richard Bandler é um conhecido psicoterapeuta americano especialista em programação neurolinguística (PNL) e ele conta essa história aqui em suas palestras:

“Bandler contou-me uma história sobre uma visita a uma instituição para doentes mentais e o procedimento com um homem que insistia que era Jesus Cristo, não metaforicamente, não em espírito, mas em carne e osso. Certo dia Bandler foi vê-lo. “Você é Jesus?”. “Sim, meu filho”, respondeu o homem. Bandler disse: “Voltarei em instantes”. O homem ficou um pouco confuso. Em três ou quatro minutos, Bandler voltou trazendo uma fita métrica. Pedindo ao homem que abrisse os braços, Bandler mediu a largura de seus braços e a altura da cabeça ao dedo do pé. Depois disso, Bandler voltou a sair. O homem que dizia ser Jesus ficou um pouco preocupado. Um pouco mais tarde Bandler voltou com um martelo, alguns pregos grandes e afiados e uma porção de tábuas. Começou a prendê-las em forma de cruz. O homem perguntou: “O que está fazendo?” Richard punha os últimos pregos na cruz, perguntou: “Você é Jesus?”. Outra vez o homem respondeu: “Sim, meu filho”. Bandler disse: “Então você sabe por que estou aqui”. De alguma forma, o homem subitamente lembrou-se quem ele era na realidade. Seu velho padrão já não parecia uma ideia tão boa. “Eu não sou Jesus! Eu não sou Jesus!”, começou o homem a gritar.Caso encerrado.”

cruz_madeira_grande

Eu achei essa história super engraçada. O nome disso é interrupção de padrões, é algo infalível para pessoas que estão passando por transtornos mentais mais sérios. Porém essa técnica não deve ser utilizada apenas com gente “doida”! Nada disso! Essa técnica é preciosa e estou ensinando a você agora. O principal motivo de utilizá-la é fazer a pessoa sair da sua ZONA DE CONFORTO. Todos nós temos as nossas zonas de conforto e elas sobrevivem através de padrões. Tudo aquilo que foge dos padrões quebra essa zona de conforto. Eu acho muito importante se quebrar algumas zonas de conforto da nossa vida. Existem algumas que se não forem quebradas de uma vez podem nos levar a ter uma vida inteira sem se explorar o melhor de si. Você deve agradecer a Deus se existe alguém na sua vida que lhe ajude a sair das zonas de conforto. Eu já tive e ainda tenho várias dessas pessoas na minha vida e tenho por elas o meu mais profundo respeito e admiração, porque elas me fizeram e ainda me fazem ser melhor e sair do comodismo e do “mais ou menos”, elas me ajudam a ir adiante e ser melhor.

Outra história interessante é a seguinte:

Besos

“Dona Maria trabalhava na limpeza em uma escola e todos os dias, quando ia limpar o banheiro das meninas, via o espelho todo manchado de batom e com dedicação o limpava para que as meninas chegassem pela manhã e vissem o banheiro limpo. Porém, essa cena ia se repetindo, ela chegava para limpar o banheiro e via um monte de “beijos” no espelho. Era sempre a mesma cena todos os dias, limpava e via sujo, limpava e via sujo.

Até que certo dia ela cansou de tanto ver a mesma cena. Foi falar com a direção da escola para que tomassem alguma providência. Então a pedagoga com muita sabedoria observou o banheiro feminino até descobrir as garotas que faziam a sujeira. Após descobrir, ela chamou-as, juntamente com a dona Maria. Antes disso, combinou uma estratégia bem interessante para fazer com que as meninas nunca mais fizessem aquilo.

Ela disse: “Dona Maria! Mostre para as meninas como você faz todos os dias para limpar o espelho que elas deixam sujo!”

Então a dona Maria, com muita prontidão, foi até o vaso sanitário e, sem luva, sem nada, pegou a água e a esponja e esfregou no espelho com um pouco de detergente…”

O espelho nunca mais ficou sujo de marcas de batom…”

Leia essas histórias com bastante atenção e tente pouco a pouco aprender essa técnica, ela exige criatividade e ousadia. Eu estou buscando aprender essa técnica e utilizá-la para a minha evolução e para a evolução das pessoas que eu amo.

Outra coisa interessante dessa técnica é a ADAPTAÇÃO. Você sempre deve usá-la com pessoas que pensam diferente de você, porque é para elas que essa técnica se destina. Em outras palavras, é você ENTRAR NO JOGO DA PESSOA. Está entendendo o que estou querendo dizer? Quando você entra no jogo da pessoa é possível observar os seus padrões e revertê-los.

Vou concluir esse post falando de um filme muito bom que assisti e que utiliza essa técnica. Eu só fui descobrir isso um tempo depois que assisti. Trata-se do filme A garota ideal. Nele tem um cara que está passando por um distúrbio mental sério, resultado do seu grande isolamento das pessoas e da sua solidão. Ele compra uma boneca de silicone e faz dela sua namorada. Então a psiquiatra a qual ele é levado se utiliza dessa técnica. Ela fala que a única maneira de fazer com que ele veja que está namorando uma boneca é ENTRAR NO SEU JOGO. Tratar a boneca como se fosse uma pessoa real. Dessa forma o próprio personagem do filme vai pouco a pouco concluindo que a sua namorada é “diferente das outras pessoas”. Esse filme é muito bom! Vale a pena assistir…

a_garota_ideal

E você? O que acha de começar a mudar os padrões negativos das pessoas que você ama? Eu estou fazendo isso e tenho ajudado muita gente? Agora é com você! Aprenda essa técnica e faça com que tudo conspire ao seu favor…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s