O jardim e o jardineiro

Por Isaias Costa

1077821-51276-1280

Outro dia li uma frase belíssima do grande mestre Rubem Alves em que ele falava sobre o jardim e o jardineiro. Qual deles vem primeiro?

“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.”

São palavras simples, mas extremamente reflexivas. Quando li esta frase me lembrei de um dos maiores jardineiros que esse país já teve, o querido Profeta Gentileza. A sua história de vida foi uma das mais bonitas e emocionantes que já conheci. Para muitos ele era taxado de louco, somente depois da sua morte e depois que fizeram um estudo mais aprofundado dele e dos seus escritos e mensagens das pilastras do Rio de Janeiro, é que viram o quão sábio aquele homem era. Sempre vestindo roupas brancas e andando com um cajado, uma barba branca e espessa, sua aparência era como a de um profeta, por isso ele recebeu o título Profeta Gentileza, porque a mensagem que ele mais espalhava era: Gentileza gera Gentileza. Uma verdade universal e que cada vez mais tenho aplicado na minha vida e na vida das pessoas que me são próximas.

gentileza_001

Ele era um grande jardineiro, pois seus pensamentos eram sempre voltados para a gentileza e para ajudar os outros, ou seja, seus pensamentos eram cheios de jardins. Em sua história de vida ele transformou um famoso circo que pegou fogo por causa de um incêndio em um belo jardim com todos os tipos de flores. Ele plantou flores onde só havia cinzas. O lugar que era o circo se transformou no “Paraíso Gentileza” através dele. Depois, já velho, transformou as pilastras da cidade do Rio de Janeiro em “jardins de ideias” maravilhosas. Ideias tão lindas e eternas que se tornaram tema de uma das mais belas canções da Marisa Monte, “Gentileza”.

A história de vida do profeta Gentileza estará sempre guardada no meu coração e também com seu exemplo quero me tornar um jardineiro, mas um jardineiro de ideias, de pensamentos, de modo a criar belos jardins nos pensamentos das pessoas e também dos meus queridos leitores.

Se você ainda não conhece a história de vida desse grande homem que foi o Profeta Gentileza, recomendo ler esse post abaixo em que falo um pouco dele, mas tem um vídeo especial contando a sua história de vida…

Gentileza gera gentileza

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s