Gênio indomável

Por Isaias Costa

Hoje eu vou fazer pequenas reflexões a partir de um filme fantástico que assisti recentemente, o filme “Gênio indomável”, recomendo fortemente que você assista ou se já assistiu, que assista de novo, as colocações que vou fazer aqui só podem ser bem captadas se você o assistir.

tumblr_l6nw8xFmRG1qcqe1vo1_500

Esse filme conta a história de um garoto de apenas 20 anos que tinha uma capacidade para as ciências totalmente privilegiada, um verdadeiro gênio, porém, era um jovem extremamente rebelde e cheio de rancores e frustrações passadas. Ele começa a ser conhecido a partir do momento que resolve um problema matemático que ninguém ainda havia resolvido. Os melhores matemáticos do MIT o procuram para saber quem era esse garoto prodígio. Infelizmente eles não sabiam que o garoto gênio tinha um “gênio indomável”, ele falava com estupidez e não tinha o menor respeito pelos “Deuses da Matemática”, tratava-os com o maior descaso do mundo. O professor Lambeau, que o acompanha mais de perto, tenta lhe encaminhar para vários terapeutas, sem sucesso, 4 deles não conseguiram um método de fazê-lo “se abrir” e contar suas amarguras e transtornos. Somente na 5ª tentativa o professor Lambeau teve sucesso, o indicou para um amigo antigo, o professor Sean. A partir do momento que Will (o gênio) o conhece as coisas na sua vida começam a mudar e a partir daí quero falar sobre o que mais aprendi com esse filme.

good_will_hunting

Todos nós temos dons natos, mas para que despertemos todos os nossos dons e exploremos com a maior capacidade possível precisamos de algo muito simples, mas fundamental, precisamos de ORIENTAÇÃO. Will era um gênio, porém nunca teve uma orientação, nunca teve uma REFERÊNCIA. Ele não fazia ideia do quão grande era o seu talento e foi preciso o professor Sean entrar na sua vida para que ele se desse conta. Escrevi um texto falando sobre a importância de termos grandes referências para o sucesso profissional e pessoal. Confira…

As grandes referências

Outro detalhe muito grande nesse filme é com relação ao PASSADO do Will, ele teve um passado NEBULOSO e exatamente por isso que ele era indomável, o seu comportamento arredio e estúpido nada mais era do que um MECANISMO DE DEFESA muito comum e que inclusive escreverei sobre ele com mais detalhes em um post futuro, trata-se do MEDO DE REVELAR OS MEDOS. Este medo é quase que unânime entre as pessoas, mas aquelas que passaram por sérios problemas familiares, principalmente na infância, são os que mais o manifestam. Este medo deve ser superado, assim como todos os outros, o Will teve muita sorte de conhecer o professor Sean, que o ajudou a se libertar do seu passado sofrido. Não vou me estender neste assunto porque ele é muito longo e complexo. Quando postar o texto falando sobre esse medo, voltarei a fazer referência a esse post. Aguarde…

Outros dois grandes ensinamentos deste filme são, o poder da INTUIÇÃO e o OUVIR A VOZ DE DEUS. O Will era um garoto que pensava de forma extremamente matemática e racional, porém, não entendia nada das coisas do coração. Não sabia expressar sentimentos amorosos, tudo por causa do medo e da sua mente matemática. Esse filme vem ensinar que devemos desenvolver essa intuição e tomarmos decisões mais acertadas na vida a partir dessa intuição. Neste filme ele conhece o grande amor da sua vida, porém, por causa da sua falta de intuição, quase a perde para sempre. Cuidado com você! Quem sabe você já conheceu o grande amor da sua vida e sem saber o espantou para outro planeta? Desenvolva sua intuição que dessa forma você vai saber quando vai encontrar a pessoa certa. Tem uma música que acho linda e que retrata um pouco disso, não gosto da banda, mas devo admitir que essa música tem uma letra muito bonita, ouça-a com atenção…

Com relação ao ouvir a voz de Deus acho superinteressante. Muitos pensam que Deus é um senhor velhinho, alto e forte, de barba branca e com uma voz bem grossa. Eu acho muita graça dos que pensam dessa forma. Errado! Deus não é nada disso. Deus é uma energia cósmica, que está em todos os lugares e dentro de você. Deus não precisa nem nunca precisará ser procurado, porque ele está dentro de você e se manifesta através das pessoas. Por isso que eu falo da relação com a intuição. Desenvolvendo a intuição você ouvirá a voz de Deus através das pessoas, e saberá ouvir aquelas que estão lhe trazendo a sua mensagem. Esse filme traz isso de uma forma brilhante. Todos os que lhe são mais chegados lhe falam sobre o seu destino como um grande cientista, ele dá patadas e mais patadas até compreender que seus amigos são mensageiros de Deus na sua vida. Essa é uma reflexão muito profunda. Preste muita atenção nas palavras das pessoas que você mais ama nessa vida, pode ter certeza de que estas pessoas são mensageiras de Deus para lhe levar aos melhores caminhos e fazer você encontrar seus talentos e desenvolvê-los.

Eu poderia falar mais sobre esse filme, mas vou deixar com você agora! Assista-o com atenção e reflita sobre ele…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Gênio indomável

  1. O problema de muitos brasileiros por aí é exatamente esse: uma referência a ser seguida, como a pessoa vai ser do bem, se tem pais totalmente desequilibrados e criminosos?

    PS: Essa visão de Deus de ser um senhor de idade é herança greco-romana (Zeus/Júpiter), o mais engraçado é que a sua visão de Deus se assemelha muito à Allah (que é um deus que não há forma definida)

  2. Não acredito diro que os gregos fossem assim tão bobos. Penso que na verdade uma representação possa ser apenas uma representação. Um símbolo para expressar uma verdade que não pode ser expressa literalmente. É uma canal para essa comunicação com o divino. Quem fez toda a confusão foi a Igreja que usurpou de todas essas representações e criou um dogma.

  3. Lúcia

    Quanto à visão de Deus,gostaria que você visse esse vídeo.
    De Osho: Deus não é uma solução,mas um problema.
    Obrigada…

    • Nunca tinha assistido a esse vídeo Lúcia. Muito obrigado por compartilhá-lo. Tudo do Osho é sempre muito bem vindo. Ele ainda utiliza do bom humor nas suas palavras. O cara é incrível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s