A ousadia e o agora

Por Isaias Costa

exposição “Caieiras Ilha de Luz e Cores”

A nossa vida é um eterno aprendizado, e a partir desta frase vou refletir sobre um texto de uma escritora incrível chamada Clarice Lispector, com o título Aprendendo a viver.

“Na realidade, o que nos impede, na maioria das vezes, de ter o que queremos, ser o que sonhamos, fazer o que pensamos e aceitar com o coração é a ousadia que não cultivamos.
A ousadia, geralmente, é escrava do medo… Quantas vezes perdemos a oportunidade de sermos felizes pelo medo de ter a ousadia de amar…
Medo de ousar porque o objeto do amor era mais bonito, mais rico, mais jovem, mais velho, mais culto, menos culto… e aí… o tempo passou e o agora também…
Quantas vezes perdemos a oportunidade de realizar um grande sonho, por não ter a coragem de ousar, de arriscar, deixando para depois ou para mais tarde o que deveria ser naquele agora…
Quantas vezes não pronunciamos, no momento oportuno, as palavras que gostaríamos de dizer pelo medo de parecermos ridículos e imaturos…
Quantas vezes ficamos, porque temos medo de partir…
Quantas vezes dizemos baixinho o que, na realidade, gostaríamos de gritar…
Quantos agoras perdemos esquecendo que o riso pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas…
O medo que nos impede de ser ousados no agora, também está nos impedindo de ver a linda pessoa que podemos ser…”

Este texto fala da ousadia. Uma atitude de ousadia pode mudar a nossa vida, e como ela diz de forma brilhante no final do texto, a ousadia pode fazer aflorar a pessoa linda que podemos ser.

A relação que a ousadia tem com o agora é muito forte, porque é algo que só existe no agora. Não tem como eu dizer “Amanhã eu serei ousado!”, nada disso. Na realidade a ousadia não é algo que simplesmente se diz e pronto. É um exercício, por isso que faz parte do grande aprendizado da vida. O tempo todo, a vida nos convida a sermos mais ousados (adoro esse trocadilho), já pensou no poder dessa palavra? CONVIDAR. Esta palavra traz vida em sua origem, e aqueles que se sentem convidados à mudança conseguem sentem o seu poder transformador.

carpe diem

Comigo foi assim. Quando era mais novo, sentia que precisava ter mais atitude na vida, sentia que estava começando a ficar pra trás por causa da minha timidez. Então comecei a vasculhar a minha vida, e depois de muito tempo filosofando e refletindo, mudei radicalmente meu jeito de viver e ver o mundo. Mudei o meu estilo de vida sem deixar de ser eu mesmo. Passei a viver a minha vida no AGORA, e coloquei como lema CARPE DIEM, que significa “aproveite o dia”. Depois que mudei meu estilo de vida para o agora, tudo mudou, passei a viver com muito mais intensidade e tudo passou a vir até mim de forma muito mais natural e espontânea. É impressionante como isso é real. Inclusive quero deixar como leitura outro post que escrevi falando sobre o poder do agora, confira…

Aqui e agora

Vou concluir com a ideia central do texto da Clarice. Viver o agora, o momento presente, é a melhor forma de se adquirir ousadia. Você quer ter mais ousadia? Viva o momento presente, com intensidade, como se fosse o último dia da sua vida. Naturalmente você vai se tornar mais ousado, e não vai ser preciso nenhum passo de mágica para isso. O agora já é essa mágica. Vamos viver o agora! E observar todas as mudanças que vão acontecer na nossa vida…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s