O futuro é um reflexo do presente

Por Isaias Costa

leofoto

Eu sempre fui um admirador do padre Léo. Um homem extraordinário que recebeu um grande milagre de Deus em sua vida, a libertação do vício das drogas juntamente com o chamado à vocação do sacerdócio. A história da sua vida pode ser assemelhada a do apóstolo São Paulo, que também recebeu um enorme milagre em sua vida. Passou de perseguidor ferrenho de Jesus ao maior seguidor que a terra já teve e também o homem que arrastou mais multidões ao seu encontro depois de sua conversão. Com padre Léo não foi diferente. O número de pessoas que ele conseguiu arrastar para Deus a partir de seu testemunho de vida foi impressionante, além de um número enorme de viciados em drogas, bebidas e prostituição que ele também ajudou a curar. Hoje eu vou refletir sobre uma das mensagens mais bonitas que ele deixou nesta terra. Uma mensagem compartilhada com o padre Fábio de Melo, que era um dos seus “alunos”, na época do seminário. Eis a mensagem.

“Disse o Pe. Léo ao Pe. Fábio de Melo: Meu filho, eu nunca pedi a Deus que me curasse do meu câncer, por que seria muito injusto eu plantar limão e querer colher outra coisa. Eu fumei a vida inteira. Então, eu peço a ele que me ensine a morrer do jeito certo. Se eu não faço a minha parte, eu me pergunto: será que é honesto eu pedir a Deus que faça a dele? Ele já fez a parte dele nos dando a vida, precisamos fazer a nossa parte cuidando dela”.

Essa mensagem é emocionante e de uma sabedoria quase inimaginável. O padre Léo fumou durante quase a vida toda, e como consequência adquiriu um câncer. Esse câncer nada mais foi do que o resultado de uma vida entregue a um vício que ele adquiriu que tinha uma força muito grande sobre ele. Quando se tem um vício, é muito difícil se desvencilhar dele, tenho certeza que ele pedia muita força a Deus para se libertar, mas as drogas agem diretamente no cérebro, principalmente nas regiões relacionadas ao prazer e as recompensas. É muito difícil se livrar de uma coisa que mexe com a capacidade das escolhas. Portanto amigos. Eu quero aproveitar esse post também para alertar a respeito dos vícios. Eu gosto de repetir para meus amigos e companheiros uma belíssima frase de uma música da banda titãs chamada “a melhor forma”, a frase diz assim: “a melhor forma de curar o vício é no início”. Na vida é exatamente assim. Para não se adquirir um vício, é necessário dar um basta logo no início, antes que não se tenha mais forças pessoais para se libertar.

A principal mensagem que padre Léo quis deixar com este depoimento foi com relação às atitudes tomadas no presente e que repercutem para a vida toda. Uma vez eu li uma frase que não lembro a autoria na qual dizia assim: “o futuro nada mais é do que o reflexo das decisões que tomamos no presente”. Desde o dia em que li essa frase nunca mais fui a mesma pessoa. Passei a ter muito mais cuidado com as minhas decisões e principalmente, não ficar “brincando com o tempo”, a vida passa muito depressa e nós não podemos nem devemos desperdiça-la criando vícios e destruindo o próprio corpo com drogas, com bebidas alcoólicas, com comidas em excesso, com prostituição, com noites em claro, etc. Eu não quero um destino desses pra mim, e sei que você também não quer. Portanto, vamos viver bem o hoje. Cada novo dia é uma bela oportunidade de crescermos e nos tornarmos pessoas melhores. O tempo é curto e esse tempo deve ser bem administrado…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O futuro é um reflexo do presente

  1. Mirella Csta

    Um belo testemunho do padre Leo e um belissimo texto de alerta. Parabéns, primo!

Deixe uma resposta

