O maior presente do dia das mães

Por Isaias Costa

mae-e-filho

Hoje é o dia das mães. Eu quero fazer a minha homenagem, mas vou fazer uma homenagem totalmente fora do convencional. As homenagens convencionais falam das mães como se o único dia delas fosse o segundo domingo de maio, errado! O dia das mães é TODO DIA e nós devemos expressar o nosso carinho por elas todos os dias, e não apenas no dia das mães.

Valorize a presença com a sua mãe, perceba o poder dessa palavra, VALORIZAR. O significado desta palavra é: dar valor, ter apreço, grande importância. A pessoa que mais devemos valorizar nesse mundo é a nossa mãe, já que o primeiro contato que temos quando somos gerados é com ela. Ficamos 9 meses sendo esperados com muito amor e cuidado em seu ventre e recebemos delas um amor infinito e incondicional, o maior amor que existe.

A maior parte das pessoas comemora o dia das mães fazendo compras e comprando milhares de cartões de “Eu te amo, mamãe!”. Essa forma de comemoração foi criada apenas para alimentar um capitalismo selvagem, que quer distorcer o real valor desse dia tão lindo e especial. Eu sempre gosto de dizer aos meus amigos e às pessoas que me são próximas que o maior presente que uma mãe pode receber no seu dia, ou melhor, em todos os dias de sua vida, é um grande abraço, um cheiro no cangote, um enorme beijo no rosto, aquele verdadeiro “Mãe! Eu te amo! Você é a pessoa mais importante da minha vida!” e um comportamento ético, sobretudo, um comportamento ético, esse é o ponto vital e mais importante de todos. Meus amigos! Eu posso afirmar isso sem medo! Se você faz isso no dia das mães já deu o maior presente que ela poderia receber, VOCÊ MESMO.

116011_Papel-de-Parede-Mae-e-filha-116011_1280x1024

Eu fico impressionado como tem tantos filhos que vivem as suas vidas longe das mães e chegam no dia das mães com presentes físicos para preencher o vazio e as frustrações que lhe causaram no dia a dia, na sua dura rotina. É aqui que entra a questão da ética. O comportamento ético é você ser para a sua mãe um bom filho, que respeita, que ama, que cuida, que se importa, que procura não lhe desapontar. De nada adianta dar presentes físicos à mãe se você não foi um filho que lhe deu orgulho, que fez seu coração bater mais leve e sereno. Pense sobre isso… Tudo bem! É claro que elas ficarão contentes com o presente e com a lembrança! Mas isso é uma parte muito pequena e não essencial da verdadeira comemoração do seu dia! Elas merecem muito mais que isso. Eu acredito que nada nesse mundo é mais valioso do que a presença de espírito, aquela harmonia que acontece quando mãe e filho estão juntos e que falta palavras para descrever.

Tem uma frase muito conhecida que diz mais ou menos assim: “Muitos, só depois que perdem alguém passam a valorizá-lo. Então faça o contrário! Valorize para não perder…”. Todos nós deveríamos pensar assim com relação às nossas mães. Elas estão conosco por um tempo muito curto e é preciso valorizar bem esse tempo, para que no fim não haja arrependimentos nem lamentações. Se você é filho, aproveite esse dia para demonstrar através dos seus gestos o quanto a sua mãe é importante para você, e se você é mãe, agradeça a Deus por esse dia e que ele lhe cubra de muitas bênçãos, saúde e prosperidade. No caso de sua mãe já não estar presente nesse mundo, lembre dela em seu coração e expresse seu amor através do espírito.

Essa é a minha mensagem para esse dia tão especial. Parabéns a todas as mães! Que esse amor de mãe seja espalhado e nos ajude a sermos mais humanos, mais simples, mais humildes, e valorizemos as pequenas coisas da vida, como o convívio familiar, as amizades, o afeto, o carinho. É isso que o nosso mundo precisa…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

