Expectro patronum

Por Isaias Costa

66587939

Eu já li todos os livros e assisti a todos os filmes do Harry Potter. Eu acho uma história bem interessante, mas até hoje não tinha pensado muito a respeito de certas ideias contidas nela. Hoje eu quero falar um pouco sobre um feitiço aprendido pelo Harry que pode ser levado para a nossa vida, o feitiço Expectro Patronum.

Pode ser que você que esteja lendo agora não esteja lembrado ou não saiba, mas esse feitiço que o Harry aprendeu foi para dissipar as trevas, as energias malignas, etc. A primeira vez que ele utilizou esse feitiço foi para repelir os dementadores, que são seres das trevas.

Mas aonde que eu quero chegar? No mecanismo de ativação deste feitiço. Para que esse ele fosse bem executado e aparecesse o patrono a partir de sua varinha mágica, o Harry precisava focar a sua mente em alguma lembrança positiva, de preferência aquelas que lhe causaram maior impacto emocional. O Harry errou muitas vezes esse feitiço até dominá-lo, por dois motivos, ou a lembrança não era tão forte ou ele ficava com medo.

dementadores

Pois é, meus amigos. Mesmo que a história do Harry Potter seja, a princípio, uma história infantil, esse feitiço aprendido pelo Harry pode ser levado para a nossa vida. A melhor forma de dissipar as lembranças tristes, os pensamentos negativos, aquilo que nos põe pra baixo, é se focar em coisas boas, lembranças marcantes, pensamentos positivos. Eu tomo por mim! Quando fico meio melancólico, tristonho, gosto de me lembrar de coisas que marcaram minha infância e adolescência, gosto de ouvir músicas que fizeram parte de grandes lembranças, gosto de reler pequenos textos que sei que me fazem levantar o astral etc. O que eu faço é algo bem parecido com o que o Harry faz para invocar o seu patrono. Não é fantástico? A melhor forma de dissipar as trevas da nossa vida é focar os pensamentos na luz, em coisas positivas.

Os dementadores que atacam o Harry podem ser associados com as pessoas más e perversas da nossa sociedade. Esses seres da história sugam as lembranças boas e felizes de quem se aproximam, e se chegam a dar um beijo, o chamado “beijo do dementador”, sugam a alma da pessoa. Nós temos dementadores na nossa sociedade sabia? Eles estão disfarçados de políticos e governantes, claro que não estou generalizando, mas estou falando da esmagadora maioria. Eu adoro a frase do Gabriel, o Pensador, que pode ser associada com perfeição ao que estou dizendo: “Os filha da puta vivem arrumando desculpa. Motivos pra te pegar te usar e depois te desprezar. Te tomam tudo, a vida, a grana e a alma. E ainda querem que você tenha calma. Por isso eu vou falar (pode falar). Vou contar (pode contar). Sobre os filha da puta que só querem te roubar…”. Pois é! Desculpe o termo pesado, mas os políticos filhos da puta sugam as nossas almas com suas roubalheiras sem fim, iguais os dementadores da história do Harry Potter.

Antes de concluir quero falar outra coisa, sobre a questão do EXERCÍCIO. É fácil notar que o Harry precisou exercitar exaustivamente o feitiço do patrono até aperfeiçoá-lo, dá pra notar que ele chega até a ficar cansado fisicamente. Essa é outra mensagem muito interessante dessa estória. Focar os nossos pensamentos em algo positivo é algo que se faz DIARIAMENTE, é um exercício que a cada dia se aprende e aperfeiçoa um pouco mais, eu diria até que é um aprendizado que se leva a vida toda para aperfeiçoar. Mais uma vez eu volto a questão da felicidade e da alegria, muitas vezes não nos sentimos completamente felizes, isso acontece porque a felicidade é muito instável. Eu acredito na felicidade como algo que se busca todos os dias, e acredito também que quanto mais focamos os nossos pensamentos em algo bom e positivo a felicidade permanecerá mais viva e por mais tempo dentro de nós.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2012/09/25/a-instavel-felicidade/

O Harry Potter tem esses belos ensinamentos em sua história e só depois de muito tempo filosofando e divagando pude perceber. Aproveite esse dia de hoje e faça esse exercício! Lembre-se de acontecimentos bons que marcaram a sua história e veja o quanto eles podem lhe animar e melhorar o astral…

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Expectro patronum

  1. Amei seu texto e concordo com tudo que você pontuou.
    É uma pena que os Dementadores da vida real não se limitem a políticos. :/

Deixe uma resposta

