Algumas contradições do ser humano

Por Isaias Costa

Vou fazer uma pequena reflexão a partir de uma das frases mais brilhantes que já li em toda a minha vida e que mostra a realidade da vida, de forma nua e crua, sem rodeios e máscaras. Uma frase do grande Dalai Lama, que diz: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido”.

Aprenda a lógica correta! Faça o dinheiro trabalhar para você e não trabalhe pelo dinheiro...

Aprenda a lógica correta! Faça o dinheiro trabalhar para você e não trabalhe pelo dinheiro…

Esta é uma frase conhecida por muita gente, mas poucos são o que entendem a sua mensagem e a põem em prática na vida. Eu adoro principalmente porque ela fala da filosofia de vida que eu tenho me proposto, VIVER O HOJE. O que ele está falando é exatamente isso. Uma pessoa que vive o hoje está fora do grupo que ele está citando. É muito simples entender o porquê. Se você vive o hoje intensamente não vai perder a saúde para juntar dinheiro, porque juntar dinheiro faz parte de planos para o futuro. Não estou querendo afirmar que não se deve juntar dinheiro, se deve sim. Mas Dalai Lama está falando daqueles que VIVEM PARA ISSO, daqueles que juntam dinheiro compulsivamente. Entende a diferença? Uma pessoa que vive o hoje não fica ansiosa com o futuro, porque ela está completamente focada no momento. Suas energias estão fluindo para as ações do presente, com isso ela vive de forma mais plena. Quem vive o hoje sabe que pode morrer a qualquer momento e entende a dimensão da morte de uma forma bem mais tranquila, e se chegar a morrer vai estar tranquilo também, porque vai ter a convicção do “papel cumprido” e de que viveu intensamente até o último instante. Vou deixar dois links interessantes, um que fala sobre viver o agora e outro que fala da relação que existe entre a saúde e a calma, confira…

Aqui e agora

A calma e a saúde

Um homem tão simples e tão sábio...

Um homem tão simples e tão sábio…

O ser humano é um ser contraditório e esta é a principal reflexão que quero deixar. Por que viver com todas essas contradições? Veja o exemplo do Dalai Lama! Uma pessoa completamente feliz e realizada. Ele tem uma paz de espírito que se espalha para todos os que se aproximam dele. Tem uma calma, uma saúde e uma harmonia que muitos sonhariam em ter e não tem. Por que será que ele é saudável? A resposta é bem simples. Ele é saudável porque tem uma mente saudável e possui hábitos saudáveis. Eu o tenho como um grande exemplo. Não preciso ser um monge, mas posso aprender muito com esse grande homem e você também pode. Quer uma boa sugestão? Escreva essa frase em algum lugar de destaque, para ler e reler muitas vezes. Essa frase pode lhe ensinar a viver uma vida bem mais equilibrada…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s