A não agressividade inteligente

Por Isaias Costa ternura

Hoje vou fazer uma pequena reflexão a partir de uma inspiradora frase de um famoso filósofo chinês chamado Lao Tse.

O melhor soldado não ataca. O lutador superior vence sem violência. O maior dos conquistadores vence sem esforço. O gerente mais bem sucedido dirige sem impor. Isso é chamado não agressividade inteligente. Isso é chamado superioridade dos homens”.

Esta é uma frase bem pequena, mas bastante profunda. Ela está falando sobre os recursos utilizados pelos homens e mulheres que têm mais sucesso nessa vida. As pessoas que têm mais sucesso se utilizam dessa filosofia proposta por Lao Tse. Isso é muito interessante. Por que as pessoas de sucesso se utilizam dessa filosofia? Existem várias explicações, mas eu acredito que a principal tem a ver com a TERNURA. O ser humano é um ser amável por natureza, mesmo que muitos achem que não. A eficácia das nossas ações e a felicidade e realização com a vida e com o trabalho dependem diretamente de como se é tratado. Se você é tratado com ternura pelo seu chefe com certeza vai trabalhar com muito mais afinco do que se for com um chefe ranzinza e ignorante.

Eu já observei, principalmente em vídeos, os maiores gerentes do mundo antes de serem gerentes aprenderam grandes técnicas de comunicação, fizeram muitos cursos de aprimoramento, cursos de economia e gestão de empresas, aprenderam a como ter bons contatos e como contar com uma excelente equipe de acessoria, etc. Para ser um grande gerente precisa-se disso e muito mais, pois esse é o caminho da superioridade dos homens.

Com relação ao lutar sem violência temos muitos exemplos brilhantes espalhados pela história da humanidade. Com certeza o maior exemplo de todos se trata de Jesus Cristo, o homem que fez a maior revolução da face da terra, a REVOLUÇÃO DO AMOR. Acredito que nunca alguém amou tanto a humanidade como ele. Ele é a minha maior inspiração e digo isso com o maior orgulho. Se todas as pessoas parassem um pouquinho para estudar a sua trajetória de vida na terra poderiam mudar para sempre as suas perspectivas. A sua mensagem é eterna e ele mesmo afirmava isso: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar…”. Jesus Cristo é o mestre dos mestres e pelo menos no meu coração sempre terá um lugar especial destinado a ele. Além de Jesus temos muitos outros nomes de grandes lutadores que venceram sem usar a violência, vou citar apenas alguns. São Francisco de Assis, São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Papa João Paulo II, Dalai Lama, etc. Todos estes foram grandes seres humanos que fizeram muita diferença, trouxeram e ainda trazem grandes esperanças para milhões de pessoas no mundo todo. Todos eles são homens e mulheres superiores.

A questão das conquistas é a mais complexa de todas. A maior parte das pessoas tem uma enorme dificuldade de entender essa mensagem. A frase mais comum que se diz para essa questão é: “Como pode alguém conquistar grandes coisas sem esforço?”. Esse questionamento é muito válido. Tem fundamento sim, porém ele é um fundamento limitador, sabe por quê? Porque ele não revela a fluxo natural da nossa vida. Tem um texto que li que reflete bem essa questão das conquistas da vida, um texto do místico Osho, em que ele fala da nossa vida como um rio e que é como um rio que a nossa vida flui. A própria definição da palavra esforço tem a ver com PESO e com LIBERAÇÃO DE GRANDES ENERGIAS. Já parou para pensar nisso? A maior parte das pessoas tem o seu trabalho como algo pesado e desgastante, mas não precisa ser assim. Você pode fazer do seu trabalho “férias eternas”, você adoraria ter férias eternas não é mesmo? Isso é possível. Basta que você flua com o rio da sua vida, siga a sua própria correnteza, que esta vai lhe levar para onde você realmente deve estar. O que estou transmitindo aqui é uma informação preciosa e que se você assimilar bem vai começar a ver mudanças acontecendo gradativamente na vida. Vou deixar dois posts que tratam desse assunto com mais detalhes. Vale a pena conferir…

A vida é um rio

O sucesso não cai do céu

Enfim. Essa mensagem é riquíssima. Vamos aprender a viver a não agressividade inteligente! Ela pode nos fazer dar grandes saltos de qualidade na vida…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s