A beleza de lavar pratos

Por Isaias Costa

evite-exposicao-excessiva-de-sua-unha-a-agua-1

Talvez você tenha achado estranho o título deste post, mas foi de propósito. O meu objetivo com ele é falar sobre algo extremamente importante que está por trás da atividade de lavar pratos, o FOCO. A maior parte das pessoas não consegue viver o momento, o AGORA, ficam o tempo todo se projetando no futuro. Lavar pratos é apenas um exemplo, mas pode ser aplicado com precisão. Enquanto você lava os pratos fica pensando em mil e uma coisas. Depois vai fazer outra atividade e novamente fica com a mente divagando em outros pensamentos, e dessa forma, muitos passam a vida inteira sem experimentarem a beleza infinita que se chama VIVER O AGORA.

Quero compartilhar um pequeno texto do monge Thich Nhat Hanh em que ele fala sobre a beleza de lavar os pratos estando totalmente envolvidos com a experiência.

“Enquanto estiver lavando os pratos, deveríamos apenas lavar os pratos, o que quer dizer que enquanto lavamos os pratos deveríamos estar completamente conscientes do fato que estamos lavando os pratos. Parece meio bobo assim à primeira vista: porque dar tanta preocupação para uma coisa simples? Esse é exatamente o ponto. O fato que eu estou lá em pé lavando aqueles pratos é uma realidade incrível. Estou sendo completamente quem sou, seguindo minha respiração, consciente da minha presença, e consciente dos meus pensamentos e ações. Não há como ser lançado dali inconsciente como se fosse uma garrafa batendo nas ondas aqui e ali.

(…)

Se enquanto estivermos lavando os pratos pensarmos somente na xícara de chá que nos espera, assim apressando a lavação dos pratos que eu possa me livrar deles como se fossem um transtorno, então não estamos “lavando os pratos para lavar os pratos”. Mais que isso, não estamos nem vivos durante o tempo que estamos lavando os pratos. Na verdade, estamos completamente incapacitados de perceber o milagre da vida enquanto estamos ali na pia. Se não conseguimos lavar os pratos, há grandes chances de não conseguirmos tomar nossa xícara de chá também. Enquanto tivermos bebendo o chá, estamos pensando em outras coisas, dificilmente conscientes da xícara em nossas mãos. Assim somos sugados para o futuro — e incapazes de viver sequer um único minuto de vida.”

Esta mensagem é muito bonita e pode ser aplicada na nossa vida. Quando trabalhamos focados tudo tende a dar certo, e mesmo quando dá errado sentimos uma alegria e satisfação que faltam palavras para descrever. Aqui estou falando de uma grande característica dos empreendedores, os maiores empreendedores do mundo são pessoas muito focadas em tudo que fazem, porém, quando falham (e com certeza falham) a sensação que eles têm é de “missão cumprida”, de “eu fiz o melhor que pude”, entende?

Portanto. Reflita sobre esse pequeno texto e procure desenvolver cada vez mais o FOCO. Dessa forma você alcançará a EXCELÊNCIA em seus trabalhos, tudo conspirará a seu favor e no final do dia você terá uma alegria e satisfação como jamais sonhou que fosse possível. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s