Um segundo por dia

Por Isaias Costa

Eu assisti a um vídeo simplesmente fabuloso e que me fez refletir sobre o passar do tempo e como temos utilizado esse tempo. O vídeo que assisti foi do TED, com o palestrante Cesar Kuriyama (aconselho assistir antes de continuar a ler o post).

Nesse vídeo o Cesar cria um método de sentir a sua vida passar de uma forma mais concreta, ele resolve gravar um segundo de cada dia vivido até a sua velhice. Eu achei extremamente original essa sua iniciativa. Por que ele fez isso? Ele fez isso porque sabe o quanto é importante compreendermos que a nossa vida valeu a pena, que ela não passou em branco, que fizemos coisas interessantes, que nos aventuramos, que vencemos medos, que conquistamos grandes coisas, que amamos e fomos amados, etc. Ele falou que se você gravar um segundo por dia durante 50 anos, terá um filme de 5 horas para assistir, não é fantástico? Você, literalmente falando, ver a sua vida passar em um filme de 5 horas? Eu fiquei com vontade de fazer esse vídeo também, mas acho que não tenho tanta perseverança para isso, prefiro guardar as lembranças na memória mesmo.

fotos-no-fim-do-mundo-fotos-turismo-hv_p279

Eu acredito que a mensagem mais bonita que ele quis transmitir está no final do vídeo. Eu fiz questão de transcrevê-la para cá:

“É muito difícil gravar esse um segundo em um dia realmente ruim, é extremamente difícil. A gente tende a pegar nossas câmeras quando estamos fazendo coisas incríveis. Ou estamos, ‘Oh! Legal essa festa, deixa eu tirar uma foto?’. Mas raramente fazemos isso quando estamos tendo um dia ruim. Você podia me ver, mas eu percebi que esse não era o caminho. O jeito de verdadeiramente lembrar o que vi era gravá-lo da forma como vi realmente, para que você nunca esqueça que naquele dia, você viveu.”

Essa mensagem é muito profunda, ela fala sobre a vida de forma direta, com sinceridade, sem máscaras. Não existe ninguém que viva uma vida perfeita e precisamos aprender a lidar com os momentos de dificuldades, crises e tribulações. Quando você está bem feliz, eufórico, é muito fácil gravar um vídeo contando as experiências, mas quando você está realmente triste isso se torna um desafio imenso.

Agora sabe o que existe de mais incrível nessa iniciativa do Cesar? Gravar um segundo de cada dia mexe diretamente no nosso PROPÓSITO de vida. Veja a força dessa palavra! PROPÓSITO. Tudo aquilo que colocamos como um propósito de vida nos faz ir adiante, ter força, ter vontade, ter esperança, vencer as dificuldades. Enfim, o principal objetivo de se gravar um segundo por dia é fazer com que vivamos O MELHOR DIA QUE PODEMOS TER. Esse é o meu maior desejo para você hoje! Procure viver o melhor dia que possa ter, se puder gravar um segundo desse dia em um vídeo, ótimo, grave! Mas se não pode, grave na mente e no coração, para assim, você realmente sentir a sua vida passando e sentir também que está se tornando alguém melhor e mais evoluído dia após dia.

Estamos em junho, chegando à metade do ano. Reveja seus planos e metas de 2013: Como estou vivendo esse ano? Os meus projetos pessoais estão se encaminhando como planejei no começo do ano? Estou me perdendo em alguma coisa? Desisti de algo? Mudei a rota de alguma coisa? Estagnei? Estou agradecendo pelas conquistas? Estou reclamando de algo? Estou me exigindo demais em alguma coisa? Estou esperando demais dos outros? Estou tendo tempo para descansar? Para me divertir? Estou valorizando o tempo com os amigos?… Faça essas e outras perguntas que lhe venham em mente e que sabe que são importantes… VIVA! Viva cada dia como se fosse o último, dê o melhor de si para que seu dia seja o melhor possível, para que esse ano valha a pena e para que a sua vida inteira valha a pena. Se quiser continuar filosofando sobre isso, vou deixar um link de um dos textos que mais gostei de ter escrito e fala um pouco sobre “fazer a vida valer a pena”. 1…2…3…4…5…6…7! Lembre-se! Um segundo por dia…

Fazer a vida valer a pena

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Um segundo por dia

  1. Guilherme

    Olá, encontrei seu blog num comentário do facebook, mais especificamente num post na página Geração de valor. Fiquei curioso com sua sugestão de vídeo e entrei pra conferi-lo. Talvez essa tenha sido uma das minhas melhores atitudes no dia de hoje. Obrigado. Obrigado pelo seu texto e pelo vídeo. Mais uma prova de que a perseverança e a determinação são atitudes inispensáveis para o sucesso, independente do sentido da palavra. Um abraço.

    • Obrigado Guilherme! O Flávio Augusto é uma das minhas maiores fontes de inspiração! Eu o admiro muito e a cada dia estou procurando ser um pouco mais parecido com ele, ser mais direto, mais seguro, mais decisivo etc.
      E esse vídeo faz a gente pensar bastante sobre o propósito da nossa vida. Que bom que ele acrescentou algo de bom na sua vida! Fico feliz por isso! Abraço!

Deixe um comentário

