O olhar desatento

Por Isaias Costa

00

O ser humano é um dos seres mais desatentos que existem na natureza sabia? Hoje quero falar um pouco sobre isso a partir de uma frase brilhante de um grande escritor norueguês chamado Jostein Gaarder.

“Quanto mais sabemos, melhor vemos as coisas que nos rodeiam. Por outro lado, quanto melhor vemos as coisas, melhor a compreendemos. Se mantivermos os olhos e os ouvidos bem abertos, descobriremos sempre alguma coisa pela primeira vez”.

Essa frase, apesar de curta, traz grandes ensinamentos. Ela vem nos falar a respeito do poder da OBSERVAÇÃO. A nossa evolução como seres humanos depende diretamente do nosso poder de observação, pois a observação e a intuição andam de mãos dadas. Nós só podemos nos tornar mais intuitivos se primeiro desenvolvermos a observação. Adoro lembrar a cena principal do filme “Poder além da vida”. Essa cena mostra perfeitamente o que estou querendo transmitir. Há sempre algo acontecendo o tempo todo, e somente os olhos mais atentos podem se dar conta de pequenas sutilezas e peculiaridades. Quero convidá-lo a assistir essa cena e prestar bastante atenção nas palavras do Sócrates.

Essa frase também fala sobre o CONHECIMENTO e a CULTURA. Eles moldam a nossa personalidade, e assim, passamos a ver melhor o que nos rodeia e compreendemos melhor a vida, a sociedade, a natureza, etc. É muito importante buscarmos a cultura e o conhecimento, pois são eles que nos tiram da ignorância, que nos tornam cidadãos críticos.

O valor da cultura

49600

Mas a principal mensagem dessa frase é sobre a CAPACIDADE DE SER UM ETERNO APRENDIZ. O que ele fala no final é a mensagem mais bonita: “Se mantivermos os olhos e os ouvidos bem abertos, descobriremos sempre alguma coisa pela primeira vez”. O que o Jostein está querendo dizer é que as pessoas que se mantêm sempre abertas a aprender sempre terão o encanto de descobrir coisas novas. A vida se torna muito mais bonita quando descobrimos coisas novas, quando saímos da mesmice, da mediocridade. Esse é o meu maior desejo, sempre aprender coisas novas, quero ser um eterno aprendiz e quero lhe motivar a ser também. O que acho fantástico é a forte relação que existe entre aprender e ser criativo, quanto mais nos colocamos como aprendizes, mais criativos nós somos. Isso é algo bastante interessante e até já foram feitos estudos a respeito. Existe uma forte ligação entre a criatividade e o desejo de aprender, mas é até lógico isso! É o que diz a frase do Jostein, manter os olhos e os ouvidos abertos quer dizer estar sempre com o desejo de aprender e se aperfeiçoar.

Para terminar, vou deixar um texto que escrevi tempos atrás e que sempre tenho muito forte em mim, que é me achar alguém insignificante. Todos os dias eu repito a famosa frase do Raul Seixas na minha mente: “É você olhar no espelho e se sentir um grandessíssimo idiota, saber que é humano, ridículo, limitado e que só usa 10% de sua cabeça animal”. Pois é! Todos os dias eu me olho no espelho e me sinto um grandessíssimo idiota! E posso afirmar que isso faz toda a diferença na minha vida. Se você ficou curioso por saber o porquê, recomendo que leia esse post aqui…

Eu erro: logo existo

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

