Quanto vale um professor?- Parte 1

Por Isaias Costa

professores-2013

Essa semana eu soube de uma notícia que me deixou absolutamente indignado. Os vereadores da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, decretaram uma medida de redução de até 40% no salário dos professores do município. A reportagem foi transmitida no jornal “Bom dia Brasil” da rede Globo e eu fiz questão de colocar a reportagem na íntegra para que você assista. São dois links, o primeiro com a notícia e o segundo com o comentário do jornalista Alexandre Garcia. Confira…

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/06/professores-de-juzeiro-do-norte-ce-tem-salarios-reduzidos-em-ate-40.html

http://redeglobo.globo.com/videos/t/tudo-da-globo/v/o-bom-professor-ensina-a-raciocinar-diz-alexandre-garcia/2629478/

Um assunto amplo e sério como esse não pode ser resumido em algumas palavras, então resolvi dividir o que tenho a dizer em 3 posts.

Para começar, quero dizer por que fiquei tão indignado com essa notícia. O motivo é simples! A educação deveria ser o primeiro e maior investimento em qualquer país. A cultura e o conhecimento moldam a nossa personalidade e faz de nós cidadãos críticos e politizados. A educação pode elevar o nosso nível de CONSCIÊNCIA, e a harmonia da sociedade e do próprio mundo começa em nível de pensamento. Quanto mais consciente uma pessoa é, mais ela faz em prol das pessoas e do mundo, o senso de justiça e retidão faz dela um cidadão exemplar e alguém que soma qualidades para o crescimento humano.

Eu já falei nesse blog a minha profissão, mas vou repetir. Eu sou professor de Física e Matemática e procuro exercer o magistério da melhor forma que eu posso. Ainda não tenho tanta experiência pelo fato de ser bem jovem, mas eu sou professor por VOCAÇÃO e estou procurando não ser um mero transmissor de conteúdos. Do mesmo jeito que sou no blog eu sou também em sala de aula. Eu sempre levo pequenas frases de reflexão para ler com os meus alunos e os levo a PENSAREM. Veja bem! Pensarem! Eu acho tão legal isso! Sempre que eu chego em sala de aula os alunos me dão bom dia ou boa tarde, me perguntam como estou e dizem: “Cadê a frase professor?”. Eles conversam bastante, são garotos, é bem normal isso! Mas quando eu abro a boca para ler a frase com eles acontece um silêncio absoluto, eles inclinam a cabeça e procuram absorver o máximo possível do que tenho a lhes dizer.

Professor

Isso é EDUCAÇÃO meus amigos! O que estou fazendo com os meus alunos não tem dinheiro nenhum no mundo que pague! Eu estou lhes levando a refletir sobre as suas vidas, a buscarem o conhecimento, e principalmente o AUTOCONHECIMENTO, que é o conhecimento que liberta e nos torna cidadãos críticos. Cidadãos que se importam com a evolução da sociedade, da consciência, do cuidado com a natureza, do respeito pelo próximo e pela vida etc.

O salário dos professores está entre os mais baixos entre todas as categorias do mercado e acho isso muito mais do que injusto, isso é desumano, é devastador. A educação no nosso país é banalizada e colocada de lado, sendo que este é o setor que mais deveria receber investimentos.

Todos os dias eu lembro uma célebre frase do grande Raul Seixas que diz: “Cada um de nós é um universo…”. Essa frase é de uma profundidade fora do comum. Essa é uma grande verdade! Cada ser humano tem os seus talentos individuais e peculiaridades. Adentrar no universo pessoal de alguém é algo que requer uma verdadeira maestria. Todo professor é um grande mestre, porque ele convive com centenas ou mesmo milhares de universos todos os dias. Um professor ensina a muitos alunos, mas ele precisa dar uma atenção especial a cada aluno individualmente, principalmente os professores-educadores, como eu tenho procurado ser.

Lidar com pessoas é uma das tarefas mais difíceis que existe, e o professor tem esse papel de forma bem mais decisiva. Ele é um líder, um influenciador, alguém que mexe diretamente com as perspectivas dos alunos. Um aluno espera uma postura de autoridade, compreensão e sabedoria em todo professor. Eles esperam ver nos professores exemplos a serem seguidos, por isso, muito antes de um professor ser o que é, ele é um líder, é alguém que está todos os dias ao lado dos alunos, acompanhando o seu crescimento intelectual, humano e até espiritual. Se você ainda não leu o post em que eu escrevi falando sobre ser um líder recomendo que leia, o link esta abaixo.

Ser um líder

Sobram motivos para dizer o quanto a profissão de professor é nobre, esta é uma das mais nobres profissões, mas no Brasil, quem é professor é rechaçado, é ridicularizado, é colocado à margem, muitas vezes até em termos comerciais, industriais e voltados para o mundo do consumo, etc, muitas vezes, o professor é visto como alguém “que compra fiado”, que não pode pagar bem as contas, que não pode ter maiores benefícios… Tudo isso está na raiz do nosso país, nas lideranças políticas e nos governantes, que colocam o professor na mais baixa categoria possível.

No próximo post eu vou falar sobre os políticos e porque eles não querem investir em educação. Até breve…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

