Quanto vale um professor?- Parte 3

Por Isaias Costa

$$$$$brazil

Para encerrar a discussão sobre os professores e a educação deixo logo uma pergunta: “Por que o salário dos professores é tão baixo?”. Essa pergunta leva a grandes reflexões. Vamos lá…

Quanto vale um professor – Parte 1

Quanto vale um professor – Parte 2

O salário dos professores é baixíssimo porque os políticos e governantes querem alimentar a mediocridade. Imagine! Pense comigo! Uma pessoa que optou pelo caminho do magistério, se desistir de ser professor o que fará? Essa pessoa provavelmente seguirá uma carreira em um emprego que não lida com o PENSAMENTO CRÍTICO e formação de pessoas. Eu já conheci pessoas que deixaram de ser professores por falta de estímulo e sei o que se tornaram depois disso. Entraram em empregos “mais ou menos” e nunca mais fizeram as pessoas elevarem o nível de consciência. Viu o resultado? Os políticos soltam rojões dentro de si a cada professor que desiste do magistério. Um professor a menos são milhares de reais a mais em seus bolsos, e assim, uma sociedade mais desequilibrada e infeliz.

Meu desejo com esse texto é fazer você refletir sobre a nossa sociedade e sobre a importância dos professores para o seu crescimento. Vendo a reportagem, eu refleti sobre a carga horária dos professores e vereadores. Uma parte da reportagem falava sobre os salários, analise os valores!

“Se a lei for mantida, um professor de Juazeiro do Norte que tem graduação e cumpre 20 horas de aula por semana vai receber R$ 887,34 por mês. Os mesmos vereadores que aprovaram a lei ganham R$ 10.012,00 para participar de duas sessões plenárias por semana.”

Os professores trabalham 20 ou 40 hs semanais, fora as muitas vezes em que tem que estudar novos assuntos, pesquisar coisas diferentes para ministrar as aulas, participar de seminários, elaborar provas, corrigir provas, etc etc. Além das aulas ainda tem muitos “extras”. Já os vereadores se reúnem na câmara duas vezes por semana ganhando um absurdo. Detalhe! Muitas vezes eles faltam as reuniões por banalidades e não são punidos ou advertidos por isso! Você acha isso justo? A resposta é simples e óbvia. NÃO.

TERRA

Eu sou um sonhador nato e quero agora lhe levar a refletir sobre o futuro. Imagine como seria a sociedade se a educação fosse a maior prioridade? Se essa sociedade existisse, seria mais ou menos assim…

As pessoas se respeitariam mais, as leis seriam criadas e respeitadas por todos, o conhecimento serviria para desenvolver a sociedade, para torná-la mais humana e justa, não haveriam disputas por poder nem falcatruas para conseguir esse poder, as pessoas seriam mais serenas, um sentimento de paz e prosperidade tomaria conta do planeta, não haveriam mais guerras porque todos os dilemas, desavenças, desentendimentos, frustrações, complexos, etc, seriam combatidos com uma arma muito mais potente do que uma bomba atômica, a palavra, as pessoas desenvolveriam o diálogo e o nível de comunicação entre elas atingiria um nível muito acima do que podemos imaginar hoje. As pessoas seriam mais saudáveis fisicamente, pois em um ambiente harmonioso e feliz não há espaço para doenças. Os relacionamentos seriam mais saudáveis também, pois onde há harmonia os relacionamentos dão certo, pois são fundamentados no diálogo e no respeito humano. A natureza seria mais preservada, pois o conhecimento nos levaria a essa tomada de consciência de que os bens da natureza são para todos e devem ser divididos com equilíbrio entre as pessoas, de forma igualitária, segura e com propósitos apenas de bem estar e não de lucro pessoal, etc.

A educação tem o poder de mexer com tudo isso que citei e muito mais, e quem é que está diretamente relacionado a isso? O professor. Será justo reduzir o salário de quem já não ganha praticamente nada e trabalha com o futuro do país? Será justo um vereador ganhar rios de dinheiro e ainda assim dizer que tem que fazer contenção de despesas para um município atacando diretamente a classe dos professores? Será justo o nosso país e o planeta inteiro continuar com tanta mediocridade, sendo que o caminho para reduzir isso está na educação? Repito as palavras do Alexandre Garcia: “O que vale mais? Quem faz as leis ou quem faz o futuro?…”. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Quanto vale um professor?- Parte 3

  1. Valdi Matos

    Oi Isaias, muito interessante seu ponto de vista sobre o valor dado aos professores e, consequentemente, à nossa educação. De fato, não resta dúvidas que a educação é o maior fator de desenvolvimento de uma nação. Por isso, acho impossível o Brasil um dia chegue a ser um país “desenvolvido” por mais que sua economia seja forte, enquanto essa política continuar. O povo, infelizmente, não sabe a força que tem em suas mãos, ou melhor, em suas mentes para mudar a sua situação. As manifestações que tomam conta do país, por mais desorganizadas e sem foco que sejam, são apenas provas do que se pode alcançar. Como você bem disse, os políticos não querem que o povo tenha consciência crítica, pois será um tiro no pé para eles. Porém, eu estendo esse domínio também aos meios de comunicação, que transmitem informações filtradas e porque não, à varias lideranças religiosas, que conduzem seus carneirinhos acéfalos ao caminho que trilham. Enfim, é tanta coisa errada, que é até difícil saber por onde começar, porém a única certeza que tenho é que o meio é a educação.
    Abraço!

    • Muito boa a sua colocação! Eu acredito que estamos vivendo dias históricos e revolucionários. Estas manifestações são uma início de uma grande mudança no nosso país, uma mudança que vem pra ficar. O nível de consciência das pessoas está aumentando e a ação em favor da luta pelos direitos está finalmente acontecendo. É muito bom fazer parte dessa geração e poder contar essas histórias para os netos no futuro. Valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s