O medo instalado

Por Isaias Costa

v-for-vendetta

Eu percebi que muitas pessoas compartilharam o link do filme completo ou trechos do “V de vingança” no facebook e fiquei muito curioso de assistir. Eu o assisti na sexta-feira passada e transcrevi as duas frases que mais me impactaram e que podem ser muito bem levadas para a realidade vivida pelo nosso país nesses últimos dias.

As frases são as seguintes:

“O povo não deve temer o governo. O governo que deve temer o povo”.

“Porque este mundo, do qual faço parte e que ajudei a dar forma acabará esta noite. Mas amanhã começará um novo mundo e pessoas vão dar forma a ele. E esta decisão pertence a essas pessoas”.

Esse é um filme muito inteligente e reflexivo. A ideia central dele é mostrar como a vingança se instala na vida de uma pessoa. O que normalmente leva alguém a se tornar vingativo são os sofrimentos vividos, as humilhações, os descasos, a violência contra si, etc. O personagem principal desse filme sofreu demais, sofreu tanto que perdeu um dos sentimentos mais fortes que existe no ser humano, um sentimento que diria até VITAL, pois nos faz realmente humanos, que é o MEDO. Ele perdeu todo e qualquer tipo de medo. Ele poderia matar ou morrer que não faria a menor diferença, poderia torturar e ser torturado que também não faria diferença, etc.

A discussão sobre o MEDO é de uma complexidade totalmente fora do padrão. O que estou falando pode ser comparado com as grandezas atômicas, seria como um mísero átomo em um universo sem fim. Vez ou outra escrevo sobre o medo e pode ter certeza que sempre vai faltar alguma coisa a ser dita.

Por que estou falando sobre isso? E por que coloquei as duas frases do filme? Vou explicar agora. O Brasil está vivendo um tempo de revolução, porém, esse tempo é muito crítico e delicado. São forças muito grandes que estão sendo abaladas e desestruturadas. São décadas de um sistema de governo que estão sendo colocados à prova pela população. Mas o medo pode ser um grande empecilho para as grandes conquistas que estão sendo buscadas. Vamos à primeira frase:

“O povo não deve temer o governo. O governo que deve temer o povo”

Essa frase é muito verdadeira. A força das pessoas é muito maior que a do governo, porém, o governo tem o poder em suas mãos de mandar e desmandar em tudo, e eles utilizam o terror para amedrontar e fazer as pessoas recuarem. Perceba os noticiários! Eles praticamente só se focam na violência das manifestações, mostrando que pessoas foram feridas, policiais foram feridos, já estão até ocorrendo mortes. A situação está séria e pode ficar ainda mais.

Uma coisa que percebi foi que a rede Globo deixou de transmitir a novela em um dia para mostrar exclusivamente as manifestações. Muitos gritaram: “Uhhuu!!” no facebook, mas eu fiquei de orelha em pé, sabe por que? Porque a rede Globo não vai deixar de transmitir a novela à toa, uma paixão nacional (Infelizmente! E isso me deixa envergonhado). Ela tem um plano muito sorrateiro nisso tudo. Ela está fazendo mais ou menos como no filme “V de vingança”, implantando o MEDO nas pessoas através das notícias. Muitos estão indo às ruas rezando para voltarem sãs e salvas para casa. Essas notícias de violência estão deixando muitos manifestantes extremamente receosos e medrosos. Mas repito, quem tem que ter medo é o governo! Indo para as ruas com vontade e querendo uma mudança definitiva, não tem pra ninguém, a vitória só pode ser do povo, com ou sem repressão policial.

Agora vamos à segunda frase:

“Porque este mundo, do qual faço parte e que ajudei a dar forma acabará esta noite. Mas amanhã começará um novo mundo e pessoas vão dar forma a ele. E esta decisão pertence a essas pessoas”.

Um mundo de mentiras e corrupção chamado Brasil está com seus dias contados. Logo este país tomará novos rumos completamente diferentes, mas se trata de uma DECISÃO, ninguém pode ficar dormindo ou de braços cruzados em um momento histórico e tão importante como esse, é preciso CORAGEM, LUTA, DETERMINAÇÃO, OUSADIA, FÉ e muito mais. Para dar forma a um novo Brasil mais humano, digno, justo e com pessoas mais conscientes, a decisão deve partir de cada um. E a ideia principal! Para mudar o mundo exteriormente, devemos mudar primeiro o nosso mundo interior. É como eu coloquei no post de ontem! Querer que as coisas mudem sem que mudemos o nosso mundo primeiro é pura HIPOCRISIA, e de hipocrisia eu quero distância. Se você não leu, este é o link.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/06/24/a-corrupcao-de-cada-um/

Com certeza há muito mais a ser falado sobre o filme “V de vingança” e sobre as manifestações. Vou deixar uma sugestão preciosíssima! Assista a esse filme! Este é o tipo de filme que “abre a cabeça” para a realidade da vida e do mundo. Serve para nos mostrar que não vivemos no país das maravilhas da Alice. Existe muita coisa errada e muita gente mal intencionada, e ver tudo isso com olhos vivos e conscientes faz toda a diferença. Aqui está o link do filme completo e dublado para quem quiser assistir pelo youtube.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s