Um problema de cada vez

Por Isaias Costa

paulo-andre1

Quero alertar sobre um fato que estou percebendo nos últimos dias de manifestações. Houve uma explosão de novos protestos, de pessoas nas ruas, de textos e vídeos na internet, de mobilizações nas redes sociais, mas estão faltando dois ingredientes fundamentais, a CALMA e a SABEDORIA.

Há poucos dias escrevi um texto falando sobre se reivindicar com sabedoria, aos que não leram segue o link.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/06/19/reivindicar-com-sabedoria/

Quero frisar a calma. É muito importante se ter calma nesse momento crucial. Outro dia estava conversando com um amigo pelo facebook e ele me falou exatamente o que estava sentindo. Ele fez uma reflexão muito profunda e quero compartilhar com você agora, seu nome é Ricardo Santos e ele disse o seguinte:

“Confesso sentir certo receio, não sei exatamente qual desfecho tudo isto vai ter, aparentemente tudo é lindo e maravilhoso, mas me preocupo se não há pessoas oportunistas querendo aproveitar o momento e a força popular, para direcionar todas esta energia para fins não tão nobres, temos que lutar pelos nossos direitos, e pedir justiça social, mas também não sejamos ingênuos, queremos mudanças, mas queremos mudar para melhor, não queremos servir de massa de manobra para alguns grupos implantarem as suas ideologias sem estarmos conscientes dos verdadeiros objetivos, cria-se uma convulsão social, e depois surge alguém como líder ou salvador da pátria e pagamos um preço alto por isso. Eu acho que já assisti este filme antes e o final não foi bom para o povo. É preciso ter cautela, bem porque a grande massa é formada por jovens estudantes todos empolgados e crentes que estão transformando o Brasil, mas também facilmente manipulados por intelectuais defensores de discursos ideológicos radicais.

É necessário agir com muita sabedoria, a população quando se torna incontrolável é como um monstro sem cabeça, é preciso ter consciência, mas também ter calma no momento, não conseguimos conquistar todas as coisas de uma vez só, quem quer tudo, às vezes não consegue nada e ainda perde o pouco que tem…”.

A principal mensagem que quero transmitir é essa dita pelo meu amigo: “não conseguimos conquistar todas as coisas de uma vez só, quem quer tudo, às vezes não consegue nada e ainda perde o pouco que tem…”.

Essas manifestações precisam de mais FOCO e PACIÊNCIA. Eu até já falei para os meus amigos que é preferível que essas manifestações durem meses e meses a fio e no final os objetivos sejam alvançados, do que haver uma explosão de manifestantes “pseudorrevolucionários” imediatistas, que querem tudo resolvido para ontem. Meus amigos! Nós estamos tratando de um sistema político que se estende pelo Brasil há décadas! Será que é do dia para a noite que tudo vai mudar e ficar lindo? Não sejamos ingênuos!

Para concluir! Quero deixar as palavras sábias de um escritor que acompanho sempre os textos, seu nome é Babuwin, editor do blog “Ah duvido”. Reflita sobre essas palavras e tenha FOCO, PACIÊNCIA e SABEDORIA!

Sinceramente eu acho graça quando escuto nos noticiários que NÃO TEMOS REIVINDICAÇÕES. Na realidade temos é um excesso de reivindicações, somente não temos centro, falta foco, algo que pode ser consertado a partir do momento que o brasileiro ganhar a consciência de que não dá para arrumar tudo de uma vez só. E isso nem sequer é um ponto negativo, já que não estamos criticando a proposta de protesto que o outro está levantando, estamos protestando também, pela nossa causa. No entanto sabemos que para que as reivindicações sejam aceitas e resolvidas, é necessário que ela tenha força e essa força é construída através da União. Pare e pense um pouco sobre a proposta de protesto de outra pessoa e pense se não vale a pena apoiá-la. Afinal, ela pode interferir na sua vida também, mesmo que você não tenha percebido isso ainda. Quando encontrarmos o centro, aí amigo, ninguém mais segura esse povo!
Precisamos de uma lista de reivindicações breve, com no máximo cinco itens e com problemas de menores escalas – nada do tipo “Quero um hospital para cada bairro de cada cidade brasileira”. Algo que possa ser atendido, tal como o “Não a PEC 37” ou a saída dos políticos condenados por corrupção do SENADO!
Compreendo que foram anos de espera para que enfim tomássemos as ruas. Anos que todos ficamos calados, observando toda essa picaretagem, engasgados. Agora que conseguimos alcançar essa mobilização é normal que todos queiram falar ao mesmo tempo, entretanto temos que ter o bom senso e começar a escutar também. Perceber que se atacar um problema de cada vez teremos uma resposta muito mais rápida e eficaz do que teríamos se atacássemos todos os problemas ao mesmo tempo. Volto a repetir: é a união que fortalece a causa e é dela que os governantes têm medo! É o povo unido, indo às ruas e dando o seu recado. Não somos mais bobos, não vamos mais ficar parados. A primeira etapa já foi vencida: acabar com a apatia. A segunda é arrumarmos o nosso foco e isso é muito mais simples de fazer do que foi romper a primeira etapa.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s