A palavra caráter

Por Isaias Costa

carater1

Existe uma palavra da língua portuguesa que todos conhecem, mas que na vida real está se tornando cada vez mais difícil de ver nas pessoas, a palavra CARÁTER. Lendo na internet eu me deparei com um texto simplesmente magnífico que fala sobre o caráter. Um texto de autoria da educadora Eliana Sousa Sicsú.

Eu desejo que com a leitura desse texto brilhante você reflita sobre a sua vida, mas principalmente, sobre as suas ESCOLHAS, pois são elas que definem o nosso caráter. Como caráter tem muito a ver com a palavra MÁSCARA, vou deixar a você a sugestão de um livro que mudou completamente a minha vida, o livro Arrancar máscaras! Abandonar papéis!, de John Powell. Eu estou criando o meu caráter dia após dia e posso afirmar que esse foi um livro que ajudou muito a moldá-lo para melhor. Quem sabe ele não faça o mesmo com você? Quando nós arrancamos as nossas máscaras passamos a enxergar a vida com novos olhos, com olhos muito mais conscientes e verdadeiros. Boa leitura…

“O caráter é a expressão mais exata da sua pessoa, sem máscaras, sem fingimentos ou aparências: o seu verdadeiro ser interior.”

O termo “caráter” procede do grego e significa literalmente “estampa”, “impressão”, “gravação”, “sinal”, “marca” ou “reprodução exata”. Quais princípios, valores e sentimentos estão impressos nas suas atitudes?

caráter é a “marca” pessoal de uma pessoa. O “sinal” que a distingue dos outros e pelo qual o indivíduo define o seu estilo, a sua maneira de ser, de sentir e de reagir. Também pode ser definido como o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. O caráter, não apenas define quem o homem é, mas também descreve o estado moral do homem.

O caráter é distinto do temperamento e da personalidade, embora esteja relacionado a eles. O temperamento refere-se ao estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa – o modo de ser. A personalidade envolve a emoção, vontade e inteligência de uma pessoa – aquilo que o individuo é. O caráter, influenciado pelo temperamento e personalidade, é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determina a conduta – como a pessoa age.

O caráter é a forma mais externa e visível da personalidade. Segundo Aristóteles, a disposição moral (caráter) é adquirida ou formada no indivíduo pela prática. Afirma um antigo provérbio que ao “semear um hábito, o indivíduo colhe um caráter”. O caráter, segundo a sabedoria dos antigos, é o resultado de um hábito interiorizado, aprendido através do exercício contínuo das virtudes ou dos vícios. Não deve ser confundido com as paixões, como a ira, os desejos, o ódio, muito menos com as faculdades, como a razão, a emoção ou a vontade, pois estas categorias são naturais, próprias do ser.

Mediante o temperamento, a personalidade e o caráter, o indivíduo afirma sua autonomia e passa a ter consciência de si mesmo como ser humano e também que tipo de pessoa é. Esta descoberta existencial é um processo contínuo.

Há uma relação direta entre hábitos e caráter. “…o tipo de vida que desejamos depende do tipo de pessoa que somos – depende de nosso caráter.” Não é o que temos ou as técnicas que empregamos que nos tornam bem sucedidos. É quem nós somos. Os hábitos mais importantes são os que envolvem nossas relações com nossos deuses, conosco, com as pessoas e com o resto do mundo. Pessoas de princípios nobres e de bom caráter têm hábitos como integridade, interesse pelos outros, generosidade, solidariedade, confiabilidade. Bons hábitos fazem a diferença em tudo que fazemos.

Então, você tem escolha. Mentir ou falar a verdade. Ser desonesto ou ser honesto, ainda que pagando um preço. Assumir responsabilidade por sua vida ou viver vitimizado. Agir com sabedoria ou reagir impulsivamente. Amar ou odiar. Perdoar ou guardar ressentimentos. Ser uma pessoa confiável ou falsa. Ser ético no falar ou ser fofoqueiro. Ter palavras que edificam ou ter uma linguagem destrutiva. Investir amor e atenção na família ou ignorá-la.

Você tem escolha. Suas escolhas definem seu caráter.”

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

 

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “A palavra caráter

  1. Arletti Maria de Oliveira

    Confesso que não passava pela minha cabeça, que vc tivesse feito o que fez, mas entendo que era muito jovem, e que se arrependeu, ficou com a consciência pesada, e nunca mais fez., dá pra entender sim. O que não dá entender, é vc defender esse governo , aí já é demais.Não consigo entender. Não dá pra tapar o sol com a peneira!
    Arletti

    • Em momento algum eu defendi o governo. O que disse é que é muito fácil culpar o governo. Quando a gente faz isso já está julgando, e sempre que julgamos alguma coisa, sempre existe dentro da gente uma sementinha dessa mesma coisa, muitas vezes ela está tão profundamente enraizada no nosso inconsciente que consideramos até mesmo um absurdo que nós também possamos ser parecidos com aqueles que condenamos. Acredite! Podemos sim.
      Tente por um breve momento imaginar todo o contexto de algum desses políticos corruptos! Vale a pena fazer esse exercício. Imagine que você nasceu na família de um Bolsonaro ou Renan Calheiros e eles eram seus únicos referenciis de conduta, de ética, de amor, porque não havia mais ninguém por perto. Não havia um Gandhi, não havia um Jesus Cristo, nem um Francisco de Assis, um Luther King.
      Será que nesse contexto é natural se tornar uma pessoa de caráter firme e honesto? Tenho minhas dúvidas.
      Sei que houve e continua havendo muitas coisas erradas neste governo e seria da mesma forma com qualquer outro partido que entrasse. O que precisa mudar não são os partidos, precisa mudar o consciência das pessoas, e o não julgamento é um passo fundamental para isso. E aprendo isso com as maiores referências que alguém pode ter: Jesus, Buda, Lao Tzu, Confúcio, Gandhi… Todos disseram a mesma coisa só com palavras um pouquinho diferentes.
      Pense sobre isso com carinho Arletti, talvez lhe traga um pouco de inquietude no começo, mas garanto que em pouco tempo lhe trará um imenso sentimento de paz. Acredite! Foi assim comigo e é assim com todos que decidem se aventurar nessa viagem.
      Grande abraço!

  2. Amanda

    impossivel nao refletir sobre isso me toquei.

  3. livia

    bom…meu nome é livia e carater pra mim é oque venhe de mim mesma e ñ oque os outros acham postao em blogs pra sabermos significados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s