A prioridade número um

Por Isaias Costa

sociologia-da-educação-0

Eu sempre vou defender a bandeira da Educação. Através dela tudo o mais pode ser mudado e aperfeiçoado. Um Brasil que tenha a Educação como a prioridade número um pode ajudar a fazer com que o mundo todo se torne mais harmonioso e as pessoas sejam cidadãs críticas. A educação está diretamente relacionada com o desenvolvimento do CARÁTER, que, infelizmente, é uma palavra riquíssima que não faz parte do dicionário da maior parte dos políticos. Ontem eu publiquei um texto falando sobre essa palavra tão esquecida ou mesmo apagada nesse mundo sujo da política brasileira. Se você ainda não leu, este é o link.

A palavra caráter

Eu sou professor e todos os dias faço questão de mostrar aos meus alunos a importância da autenticidade, do respeito e amor ao próximo, à natureza, e principalmente, a si mesmo. Não adianta querer mudar o mundo exterior se não mudarmos primeiro o nosso mundo, isso é hipocrisia, é o que os políticos bandidos e corruptos fazem.

Quero colocar as palavras de uma reportagem que li essa semana falando sobre o que pensa um dos professores mais hipócritas e pilantras que já tive conhecimento, estou falando do senhor Fernando Henrique Cardoso. Eu fico impressionado como que um professor é capaz de dizer que o lucro dos royalties do petróleo não podem ser destinados 100% para a educação. Esses 100% ainda não são o suficiente para que seja feita uma revolução no sistema educação desse país corrupto. Em minha opinião precisaria de muito mais, porém, esse dinheiro já seria um excelente início.

Só uma pequena observação: tanto esse texto quanto a reportagem foram escritos antes da aprovação das verbas dos royalties do petróleo, feita na madrugada do dia (26/06/13). Foi decidido que 75% das verbas serão destinadas à Educação e 25% à saúde.

FHC se diz contra 100% dos royalties para a educação

A nova proposta da divisão dos royalties oriundos da produção de petróleo prevê que 100% desses recursos terão que ser investidos na educação. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quarta-feira discordar desse ponto de vista. Para ele, a maior parte dos royalties deve ser repassada para a melhoria do sistema educacional, mas outras áreas que ele disse considerar vitais para o desenvolvimento do País não podem ser esquecidas.
“Acho que educação não se resolve só com dinheiro, mas dinheiro é necessário. Não diria para dar tudo para a educação, mas uma parte importante. Os royalties são bons para se projetar o futuro, que envolve educação, meio ambiente, ciência e tecnologia. Isso é futuro também”, afirmou, após participar de almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
FHC, que implementou uma política de privatização durante seus oito anos de governo, revelou ser contrário à presença da iniciativa privada na educação. Ele fez apelo para que o País volte a fazer grandes debates para planejar o futuro. “Precisamos voltar a discutir os temas nacionais, o que queremos para o futuro. Educação não se resolve com privatização”, observou.
O ex-presidente defendeu que o conteúdo ensinado nas escolas seja revisto. Segundo ele, mesmo diante de uma possível resistência inicial por parte de professores, pais e alunos, é necessário que se leve a ideia em frente.
“O que nós ensinamos, será que é isso que as pessoas querem aprender? Será que não precisamos de uma reforma mais profunda, de quase uma revolução no conteúdo e no modo como se ensina?”, comentou. “Isso é tarefa que vai ter que enfrentar sindicato, incompreensão de pais e alunos, terá que haver um debate, porque ninguém sabe realmente para que rumo, substantivamente, que temos que levar as mudanças mais profundas”, complementou.

Caráter! De que adianta o senhor Fernando Henrique ser tão inteligente e ter tantos títulos se ele não tem o principal? Pra mim não vale nada! Quero concluir com as palavras de um cartaz que até hoje me emocionam: “Somente quando a paixão nacional for a EDUCAÇÃO veremos a verdadeira REVOLUÇÃO”. Estas belíssimas palavras estavam no cartaz do meu amigo e colega de trabalho Teófilo Sucuripa e ele levou para as manifestações ocorridas em Fortaleza.

Ele fez um vídeo incrível e quero compartilhar com você agora! O sentimento que ele nutre é o mesmo que o meu e de todos os verdadeiros professores, os que amam essa profissão e sabem que estão diretamente ligados ao futuro desse país…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s