De arrogante à humilde

Por Isaias Costa

paulo

Um dos maiores milagres acontecidos em toda a história da humanidade foi a conversão do apóstolo Paulo. Ele passou do pior perseguidor ao maior seguidor de Jesus Cristo. Mas a revolução acontecida em sua vida se deve em maior parte à virtude da humildade. Uma pessoa humilde revoluciona a sua qualidade de vida e a de muitos outros que mantiver contato.

A sua conversão acontece no caminho para a cidade de Damasco. No meio do caminho ele cai do seu cavalo e escuta uma voz dizendo: “Saulo! Saulo! Por que me persegues?”. Então ele pergunta: “Quem és tu senhor?”, e a voz responde: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Levanta-te, entra na cidade! Alguém te dirá o que deves fazer”. Ele levanta e não consegue enxergar nada, então os homens que estavam com ele o levam à Damasco. Ele fica três dias sem enxergar nada, nem comer, nem beber. Já em Damasco, um discípulo de nome Ananias é usado como um instrumento de Deus na conversão de Saulo e Jesus lhe leva a iniciar a maior missão que um ser humano já pôde fazer levando a sua mensagem. Esta passagem na íntegra está em Atos dos Apóstolos, capítulo 9.

O cair do cavalo tem uma relação simbólica muito forte. Essa expressão quer dizer que ele foi derrubado de sua ARROGÂNCIA. Ele era extremamente inteligente e sagaz, porém arrogante, orgulhoso, prepotente, etc. Com a queda do seu cavalo, grande parte da sua arrogância caiu por terra. Com a sua cegueira momentânea o restante também caiu por terra. É interessante notar o início de sua mudança já no caminho para Damasco, os homens que estavam com ele o levam até lá, pois ele estava impossibilitado de ir sozinho. Essa já é uma grande atitude de humildade vinda de sua parte.

As palavras que ele escuta vindas de Jesus são essas: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele quanto deve sofrer pelo meu nome”. Ele recebe essa missão árdua e honrosa e se tornou o maior propagador das palavras de Jesus, dando testemunho cristão aos quatro cantos do mundo.

Esse milagre, se contado nos detalhes, daria um texto imenso, mas quero me ater apenas na humildade de Saulo. Quando ele se torna apóstolo de Jesus e recebe o nome de Paulo, a sua humildade o fez crescer sem limites e converter o maior número de pessoas ao cristianismo. O que quero dizer é que a virtude da humildade engrandece o ser humano de forma inimaginável e o testemunho de vida de uma pessoa humilde arrasta multidões à mudança de comportamentos e posturas.

Ao contrário do que muitos pensam Paulo não falava em demasia, mesmo sendo arguto e inteligente. O seu testemunho falava por si só. Ele conquistava as pessoas muito mais com a presença que com as palavras.

Quando era arrogante falava bem mais, porém, não tocava o fundo do coração das pessoas. Elas o viam como um general e a ser temido, com isso só alimentavam medo e desconfiança.
Depois que se converteu e passou a evangelizar, o apóstolo Paulo usou toda a sua sabedoria e inteligência para escrever as cartas que mudaram e ainda mudam a vida e as perspectivas de bilhões de pessoas do mundo inteiro até hoje. Suas palavras sinceras e exemplo de vida são extraordinários.

Quero concluir dizendo que a humildade é a virtude que mais engrandece o ser humano e leva a mudar a postura das pessoas e a própria sociedade de forma mais concreta e sólida. Este é meu maior desejo para você hoje. Siga o exemplo deste apóstolo tão amado, São Paulo. Tenho certeza que imitando um pouquinho do que ele foi você será capaz de revolucionar a sua vida e a de muitas outras pessoas que lhe são próximas…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “De arrogante à humilde

  1. Gostei da Historia dele, adorei sua maneira de pensar!!! Que Deus voçêis Abençoe Irmãos ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s