O nosso detector de mentiras

Por Isaias Costa

Hoje eu vou tratar de um assunto muito instigante, a mentira e a profunda relação que ela tem com a linguagem corporal. Quero começar com uma frase de um famoso intelectual chamado Sêneca.

“A simulação não nos favorece. Um rosto embelezado só faz efeito para poucos. A verdade é sempre a mesma em todas as partes. As falsas aparências não possuem nenhuma consistência: através do véu sutil da mentira, aos olhos de um observador atento, transparece a verdade”.

Sêneca está falando das pessoas observadoras e do quanto elas conseguem enxergar o véu sutil da mentira. O poder da observação é algo que se leva a vida toda para aperfeiçoar e venho nesse caminho desde que me entendo por gente. Adoro observar as pessoas e seus comportamentos, e observo muito a linguagem corporal delas. Poucas são as pessoas que observam a linguagem corporal. O corpo é o nosso maior comunicador sabia? A fala é insignificante frente ao nosso corpo.

O nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito é o da emoção e o esquerdo o dá razão. O hemisfério direito comanda o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo o lado direito. Esse é o princípio básico para começar a entender um pouco da linguagem corporal. Eu não sei se você já reparou, mas para cada situação da sua vida e do seu dia a dia você inclina a cabeça em direções diferentes para praticar determinadas ações. Quando você inclina a sua cabeça para a direita está prevalecendo a razão e quando você inclina a sua cabeça para a esquerda está prevalecendo a emoção.

El Mejor Detector de Mentiras

Agora eu vou apresentar um mecanismo detector de mentiras que todos nós temos. Observar para onde uma pessoa olha quando está falando com você. Se ela está olhando diretamente para você, de frente e olhando no fundo dos seus olhos, muito dificilmente essa pessoa estará mentindo, só se ela for perita na arte de mentir. Existe esse tipo de pessoa, infelizmente, mas graças a Deus é a minoria. Quando uma pessoa está mentindo, o seu cérebro está dominado pela razão e o mais comum é que ela olhe para a direita e para baixo. Olhar para direita e para baixo ajuda o cérebro a potencializar a mentira. Eu já observei muita gente mentindo e olhando nessa direção. É impressionante! Às vezes eu chego até a rir por dentro, porque sei que essa pessoa não pode me enganar. Eu sei desse segredo valioso e estou ensinando para você agora.

Observe os olhos e as mãos de uma pessoa. Alguém que esteja falando a verdade pode olhar nos seus olhos sem problema, mas alguém que esteja mentindo tem mais dificuldade. E as mãos também ajudam a descobrir isso. Quando alguém está mentindo é muito comum deixar as mãos muito perto uma da outra ou até mesmo coladas, porque existe certa inquietação dentro dela, e quando estamos inquietos nossas mãos ficam inquietas também, e deixar as mãos coladas ajuda no processo da mentira. Já quem está falando a verdade consegue deixar as mãos livres porque ela não está em um estado de inquietação.

O modo de falar também pode ajudar a detectar uma mentira. O tom de voz de alguém que está mentindo normalmente é um pouco mais baixo do que o usual, como ela está utilizando a razão é natural que seu tom de voz fique mais baixo. Ou você nunca obsevou o tom de voz das pessoas que estão explodindo de emoção? Elas não falam, elas gritam. Por quê? Porque o hemisfério da emoção está prevalecendo. Portanto, observe o tom de voz das pessoas. Todos nós temos um tom de voz relativamente constante. Quando falamos mais alto é porque estamos emocionados com alguma coisa, normalmente algo positivo. Mas quando falamos mais baixo aí a coisa complica, porque pode ser muita coisa, não só a mentira, mas pode também ser o inicio dos sintomas de uma depressão. Eu escrevi um texto falando sobre o controle das emoções e falei sobre isso. Confira…

O controle das emoções

Há muito mais a ser falado sobre esse assunto, mas eu resumi o que considero mais importante. Vamos aprender a ser mais observadores…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O nosso detector de mentiras

  1. Daniela

    Gostei muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s