Por Isaias Costa
Eu já falei algumas vezes neste blog que não assisto televisão e tenho procurado não seguir o caminho imposto pelo sistema, o caminho do consumismo desenfreado. Hoje vou falar um pouco sobre o poder das propagandas no cérebro das pessoas.
Lembre as propagandas de carros. Como elas são? De forma praticamente unânime, mostram um indivíduo “boa pinta”, vestido de forma super elegante, mostrando uma enorme vaidade e um poder quase infinito. É como se o carro o transformasse em um super-homem. As pessoas na rua param tudo o que estão fazendo para olharem o carro e alimentarem a vaidade do rapaz que o dirige. Mas o que acho mais interessante é que todos os carros estão colocados em “cidades fantasmas”, ou seja, a rua é exclusiva do carro da propaganda. Nada alimenta mais o desejo de comprar do que você se vê como o dono da rua, você ter toda a rua só para si. Com esses jogos de marketing todas as empresas de carros faturam bilhões de dólares todos os anos.
As propagandas de cerveja. Em todas as propagandas a cerveja é oferecida com um bônus extra de uma mulher extremamente sexy e linda. Estas propagandas mexem com o desejo sexual dos homens e os levam a comprar cerveja para tentarem conquistar garotas lindas. Eu riu demais dessas propagandas, porque acontece justamente o contrário. Os homens bebem feito “loucos” e abordam as mulheres estando totalmente embriagados, com um hábito terrível, falando um monte de bobagens sem noção e como resultado você já sabe, levam um belíssimo “fora”. E então? Cadê a princesa encantada que apareceu na propaganda? Ela evaporou? Não! Ela nunca existiu! Ela aparece nas propagandas apenas para encher de dinheiro o bolso dos seus fabricantes.
As propagandas de roupas. Sempre aparecem modelos lindas e homens charmosos. Eles usam uma tática infalível, a palavra APENAS. As propagandas dizem: “Leve esta roupa por apenas X reais…”. Mas as propagandas nunca contas os detalhes, as pessoas se encantam com os preços colocados e esquecem que o preço é o da TV se for à vista, mas poucos são os que compram à vista. Com isso, resolvem comprar à prazo pagando juros enormes e dividindo em várias prestações. As dívidas do cartão de crédito começam a crescer e a desordem total se instala. Essa é a nossa querida sociedade consumista.
As propagandas de remédios ou aparelhos de exercícios para emagrecer. Elas sempre mostram homens e mulheres sarados e malhados. Homens com tríceps enormes e barriga de tanquinho e mulheres com cinturinha de pilão e uma bunda arrebitada. As pessoas olham e pensam que estes remédios e aparelhos vão fazer um “milagre” em suas vidas. Eu não consigo entender como que as pessoas conseguem se influenciar por essas propagandas. Desde que era criança me fazia a pergunta: “Será que essas pessoas que aparecem na propaganda um dia já foram obesas?”. A resposta é simples e direta, NÃO. Elas são contratadas e quase sempre são modelos ou pessoas da área de Educação Física. Eu já falei várias vezes aqui, mas vou repetir. Quer emagrecer? Reduza a quantidade de alimentos gordurosos e vá fazer exercícios físicos. Não existe nenhuma mágica para quem quer emagrecer. O caminho é através de muito esforço e dedicação.
As propagandas de produtos de limpeza. Todas mostram uma casa linda e maravilhosa, as roupas brancas como as nuvens, o chão brilhando com estrelinhas prateadas, as pessoas felizes e bem vestidas, tudo impecável. O que as pessoas fazem? Compram! Porque querem uma casa maravilhosa como a da propaganda e querem ser felizes como as pessoas que aparecem nela.
Propagandas de eletrodomésticos e móveis. Elas utilizam outra tática infalível. O DESPENCAR DE PREÇOS. Elas dizem: “O guarda roupa que custava R$ 1200,00; baixou para R$ 1000,00; para R$ 900,00; mas agora está por R$ 800,00. Aproveite, porque é só até quinta-feira…”. O que as pessoas fazem? Compram! Porque não podem perder a “liquidação”, que não tem nada de liquidação. O guarda roupa deve valer no máximo uns R$ 600,00, mas eles fazem você acreditar que vale R$ 1200,00; e você cai como um patinho nesta cilada.
Você percebe o poder de persuasão destas propagandas? Todas elas seguem PADRÕES DEFINIDOS. Se você entender bem como são esses padrões não vai se deixar levar pelas propagandas e não se tornará um consumidor compulsivo. Espero que tenha feito você refletir sobre isso.
Para terminar, vou retransmitir uma frase que já coloquei em dois posts e vale ouro: “Pessoas saudáveis e felizes não sentem que precisam de muita coisa que já não tenham, e isso significa que elas não compram um monte de porcarias, não precisam de tanto entretenimento e acabam não assistindo a tantos comerciais…”. Escreva esta frase em um lugar importante e leia quantas vezes for possível. Vamos deixar o mundo consumista apenas para as pessoas consumistas. Vamos fazer parte de um time de pessoas mais conscientes!
E se você gostou desse tema e quer ler um pouco mais a respeito sugiro que leia o link abaixo! Tem tudo a ver com o que falei aqui…
A publicidade pode estar acabando com a sua vida
* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]
MUITO BOM SEU COMENTÁRIO , EXTREMAMENTE ESCLARECEDOR , OBRIGADA , ME FEZ REFLETIR MUITO .
Não sei se você tirou a ideia dessa musica mas o texto me lembro muito a musica do Engenheiros ´A Promessa´ …
´´Propaganda é a arma do negócio
No nosso peito bate um alvo muito fácil
Mira à laser. Miragem de consumo
Latas e litros de paz teleguiada
Estou ligado à cabo a tudo que eles têm pra
oferecer ´´
À princípio não foi não Kaique, mas depois que terminei de escrever esse texto fiquei me lembrando direto desta linda música dos Engenheiros, que é uma das minhas preferidas. Essa música faz parte do álbum que eu mais gosto dessa banda, o “Simples de coração”.
Fiquemos atentos, para não sermos ludibriados pelos comerciais!!
Abração!